Um guia para iniciantes sobre como negociar Criptomoedas

0

O primeiro passo para negociar criptomoedas é, certamente, a escolha de uma corretora segura e confiável. As corretoras são empresas de comércio online que atuam como intermediárias em suas negociações de moedas digitais. Mas falarei mais detalhadamente sobre as corretoras mais à frente.

Vamos começar do básico.

Possivelmente, você ouviu falar em algum lugar sobre esta forma “moderna” de dinheiro (as criptomoedas não têm nem 15 anos de vida), e está interessado em saber mais sobre o que são ou até mesmo deseja investir nelas.

Então, a primeira pergunta que eu vou responder é sobre a definição delas.

O que são as criptomoedas?

Polêmicas e muito comentadas nas redes sociais, as criptomoedas são basicamente um ativo digital, ou seja, uma espécie de moeda virtual.

As criptomoedas, assim como as moedas que a você já está acostumado, sofrem influência da economia, política, inflação e variações de mercado. No entanto, talvez, a diferença mais gritante seja a de que elas se enquadram em ativos de alto risco. Mas por quê?

Apesar de se manifestarem de forma parecida com o Real ou Dólar, elas são extremamente recentes e muito suscetíveis a especulação. O Bitcoin, que é a criptomoeda mais famosa de todas, foi criada apenas em 2008 por um indivíduo chamado Satoshi Nakamoto.

Desde então, ela passou por uma montanha-russa de altos e baixos, servindo de base para o entendimento acerca do sentimento do mercado sobre estes ativos digitais.

Mas, calma, não se assuste! Apesar de serem ativos de alto risco, as criptomoedas vieram para romper todo um paradigma em relação a investimentos e autonomia econômica e podem servir como ótima forma de se obter rentabilidade a curto prazo.

Vou explicar melhor.

Em primeiro lugar, elas não necessitam de uma instituição central para serem negociadas, como um banco físico. Em vez disso, elas se utilizam de uma tecnologia blockchain, onde são rastreáveis e registradas, garantindo descentralização e transparência. Os movimentos dos tokens podem ser acessados por qualquer um!

Outro progresso das criptomoedas é que elas podem ser negociadas a qualquer hora do dia ou da noite. Não há finais de semana ou feriados para as trocas digitais. Você é livre para negociá-las quando quiser!

As criptomoedas também servem como valor para investimentos de projetos em tecnologia, na criação de startups e até mesmo como um proteção contra a inflação, ou seja, uma estratégia de defesa do patrimônio.

Agora que você entendeu um pouco sobre o que são as criptomoedas, hora de falarmos sobre como negociá-las e entendermos alguns pontos que são indispensáveis sobre o tema.

Como negociar criptomoedas?

Primeiro, esteja ciente de que negociar é diferente de investir.

Investimentos são aplicações de longo prazo, mantendo as moedas com você por um determinado período de tempo. E, aqui, alguns conceitos são os mesmos que se aplicam em outros investimentos, como a própria bolsa de valores.

  • Busque os fundamentos → pesquise e analise as moedas em que deseja investir e veja se elas se mantém no mercado e conseguem sobreviver às crises
  • Seja paciente → avolatilidade pode trazer agonia e nos levar a ações precipitadas. Pense no longo prazo e mantenha seus ideais durante as grandes variações de preço
  • Armazene suas moedas com segurança → escolha corretoras seguras ou, então, obtenha uma carteira fria, que seria como se você as armazenasse sem o intermédio de uma corretora

Já negociar criptomoedas pressupõe agilidade, visando lucros mais rápidos. Ou seja, é a ação de comprar e vender seus ativos em um curto período de tempo. Aqui, você deve pensar em outros fatores.

  • Busque a análise técnica → para ser um negociador de sucesso, você precisa estudar os gráficos para identificar os melhores momentos para entrar ou sair de uma negociação
  • Mantenha a cabeça fria → muitas vezes, podemos errar e perder dinheiro. Isso faz parte da vida de todos que negociam a curto prazo. Assim, procure sempre conhecimento em portais sérios e mantenha-se dentro da sua estratégia ! Há muito potencial de ganhos e sucesso neste meio
  • Negocie em uma boa corretora → analise quais corretoras possuem os recursos certos que deseja para sua negociação e também sobre as taxas cobradas, além da segurança e da tradição dela

Lembra que a primeira coisa de que eu falei neste artigo era sobre a escolha de uma corretora segura e confiável?

Esta é, provavelmente, uma das ações mais importantes da negociação de criptomoedas, já que, de um dia para o outro, você poderá ver todo o seu trabalho e patrimônio ir por água abaixo se a corretora estiver no meio de algum escândalo e suspender as retiradas.

Mas como escolher a melhor para você? Há algumas coisas que podem ser feitas.

  • Busque avaliações de outros profissionais, volume de negociação e o passado da empresa. Veja como ela reage às crises e como ela se saiu em tempos difíceis
  • Classifique os recursos que a corretora oferece, se são os mais importantes para que a sua forma de negociação seja rápida e eficiente
  • Veja se há moedas importantes que são suportados pela corretora e se há outros projetos em andamento

Depois que você já escolheu a sua corretora e fez o seu cadastro, finalmente poderá começar a ser um investidor de criptomoedas! Agora, é usar ferramentas avançadas de bons portais, contar com ajuda profissional, uma corretora segura e, claro, estar atento a todas as variações do mercado para não perder a próxima grande operação.

E seja bem-vindo a vanguarda das moedas digitais!


guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários