Foto: Jack Guez/AFP/Getty Images

Após empatar sem gols no tempo regulamentar e ficar no 1 a 1 na prorrogação, a Seleção Brasileira perdeu para a Croácia, nos pênaltis, por 4 a 2, na tarde desta sexta-feira (9), na Cidade da Educação. Neymar, aos 15 minutos da primeira etapa da prorrogação, anotou o gol para o Brasil, enquanto Petkovic empatou para os croatas, na segunda etapa. Nas penalidades, Rodrygo e Marquinhos perderam os chutes.

+ Lusa oficializa a contratação de Fernando Henrique, ex-Oeste

A Seleção Brasileira volta a campo pelas semifinais da Copa do Mundo no duelo entre o vencedor de Holanda e Argentina, que jogam às 16h.

A Seleção foi a campo diante da Croácia com Militão e Danilo confirmado nas laterais. Com isso, Alex Sandro foi para o banco de reservas. Além disso, a Seleção Canarinha foi a campo apostando no setor ofensivo, composto por Neymar, Richarlison e Vini Jr como esperança para garantir a classificação.


O JOGO

O confronto teve início com os croatas se lançando ao ataque e criando a primeira boa chance de jogo. Aos dois, Modric recebeu na esquerda e cruzou na área, mas a zaga brasileira afastou sem perigo.

A resposta brasileira não demoraria para chegar. Aos quatro, Vini Jr recebeu, de novo, na esquerda, puxou para a entrada da área e bateu colocado de direita. Contudo, Livakovic defendeu sem problema.

O Brasil cresceu no jogo após a boa oportunidade. Diante disso, a Croácia passou a pressionar mais e conseguiu equilibrar as ações ofensivas. Aos 18, Kovacic tentou o chute de fora da área, mas foi travado.

Com o confronto bem equilibrado, o Brasil tentava chegar na meta adversária, mas via a defesa afastar as oportunidades. Aos 34, Casemiro tentou o lançamento para Richarlison na área, mas Gvardiol conseguiu cortou.

Uma das melhores chances da Seleção Brasileira aconteceu apenas aos 41 minutos. Neymar bateu de direita, e a bola desviou na barreira. Contudo, o goleiro Livakovic, que segurou o chute com segurança.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, ambos os times voltaram sem mudanças em relação a primeira etapa. Contudo, foi a vez do Brasil começar pressionando. Aos dois, Vini Jr. recebeu na esquerda e soltou para Neymar virar e bater travado. Na sobra, Vinicius Junior ficou cara a cara com o goleiro, mas Livakovic fez a defesa.

Precisando anotar o primeiro gol no jogo, o técnico Tite optou pela saída de Raphinha para a entrada de Antony. E o jovem precisou de alguns minutos para assustar a meta croata. Aos 10, ele lançou para Richarlison na direita, que cruzou da linha de fundo. Lucas Paquetá se infiltrou na área, mas não chegou a tempo e a zaga afastou.

O confronto seguiu pegado e com o Brasil buscando o primeiro gol. Aos 20, Neymar tocou forte para Paquetá na grande área. O camisa 7 brigou com a marcação, saiu na frente do gol e finalizou, mas o goleiro defendeu.

Mesmo com a forte marcação croata, a Seleção canarinha teve mais oportunidades de balançar as redes, mas parava no goleiro da Croácia. Aos 30, Rodrygo fez boa jogada no meio, mandou para Richarlison ajeitar para Neymar. O camisa 10 bateu de esquerda, mas Livakovic sai bem para travou o chute e mandou para a linha de fundo e o placar não sofreu alterações.

PRORROGAÇÃO

O Brasil não ia para uma prorrogação desde as oitavas de final do Mundial de 2014. Na ocasião, a Seleção havia empatado com o Chile e garantiu a classificação apenas nos pênaltis, no estádio do Mineirão. Diante disso, o que esperar desta fase do jogo gerou apreensão entre os torcedores.

Inclusive, o primeiro tempo da prorrogação já começou com o Brasil pressionando os croatas. Neymar cruzou na primeira trave e Pedro desviou de cabeça. Lucas Paquetá não conseguiu alcançar para finalizar e a bola foi para a lateral.

O gol brasileiro foi surgir apenas aos 15 minutos da primeira etapa da prorrogação. Em boa triangulação que começou justamente com Neymar, o camisa 10 tirou o goleiro da jogada e mandou para o fundo das redes, para deixar o Brasil em vantagem.

Já na etapa final da prorrogação, a Croácia passou a pressionar, já que precisava marcar um gol para, pelo menos, levar o jogo para a disputa de pênaltis. Já o Brasil passou a explorar as falhas croatas para tentar aumentar a vantagem. Entretanto, aos 11, Petkovic recebeu passe na esquerda e chutou, sem chances para o goleiro Alisson e deixou tudo igual.

Nas penalidades, Vlasic, Modric, Majer e Orsic converteram para a Croácia, enquanto Rodrygo e Marquinhos perderam para o Brasil, mas Casemiro e Pedro converteram.

O confronto da semifinal entre Croácia e o vencedor de Argentina e Holanda está marcado para acontecer nesta terça-feira (13), às 16h, no estádio Lusail.

26 comentários

  1. Graças à Deus Tite foi a última copa, enquanto tiver um técnico que acha que o time é só Neymar, não jogou nada era nítido que estava sem condições, mas o Tite não teve coragem de tirar ele e colocar um jogador em condições de correr e disputar as jogadas com mais determinação .

    • Tite foi o melhor treinador que a seleção teve pós Copa de 2002 e não tem nenhum outro treinador brasileiro melhor que ele na atualidade. Ou a CBF contrata um estrangeiro, ou o Brasil dará um passo para trás e chegará ainda pior na Copa de 2026. Ainda mais com esse monte de jogador mimado e pipoqueiro que quer mandar no vestiário.

  2. Acharam que a vitória sairia a qual momento. Neymar, embora tenha feito um belo gol, andou em campo o tempo todo. E o tal do Rafinha??? Vixi, deve ser irmão do Anderson Ligeiro. Viram o Messi? Pegou a bola e após a perda do pênalti pela Holanda, foi lá bateu e botou a Argentina na frente. Assumiu sua condição de craque e a responsabilidade que isto representa. No Brasil, os cobrões botaram o garoto Rodrygo para começar batendo depois de a Holanda ter aberto o placar. Muita coisa errada junta e, como diz o filósofo Muricy Ramalho, “A bola pune”.

    • Oba Luiz tudo bem por ai na baixada? Para mim o ponto mais crucial na derrota do Brasil foi no segundo tempo da prorrogacao depois de fazerem 1×0. Como e do estilo de nossos grandes times do Brasil (Flamengo, Palmeiras, Internacional e muitos outros) a postura nao muda. Vamos jogar para frente. Vamos prender a bola la na frente. O que nao e de todo o errado. Mas essa e a copa do mundo. Meu, para os 15 mins que faltavam, tinha que se trancar la atras e esperar um contra ataque para matar o jogo. A Croacia nao iria furar a nossa defesa e o nosso meio de campo bem fechado…Mas como somos o tal, ja tinhamos a certeza que o jogo estava ganho. Entao vamos jogar la na frente. Tanto e que o gol dos caras foi num contra ataque e a defesa do Brasil todas descontrolada. O que acha da minha visao do que aconteceu ? respeito muito sua opiniao sem bem concreta e definida…abs

  3. Para mim o ponto mais crucial na derrota do Brasil foi no segundo tempo da prorrogacao depois de fazerem 1×0. Como e do estilo de nossos grandes times do Brasil (Flamengo, Palmeiras, Internacional e muitos outros) a postura nao muda. Vamos jogar para frente. Vamos prender a bola la na frente. O que nao e de todo o errado. Mas essa e a copa do mundo. Meu, para os 15 mins que faltavam, tinha que se trancar la atras e esperar um contra ataque para matar o jogo. A Croacia nao iria furar a nossa defesa e o nosso meio de campo bem fechado…Mas como somos o tal, ja tinhamos a certeza que o jogo estava ganho. Entao vamos jogar la na frente. Tanto e que o gol dos caras foi num contra ataque e a defesa do Brasil todas descontrolada. Chupa Galvao….

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here