Foto: Fabrice Coffrini/AFP/Getty Images

A Seleção Portuguesa está garantida para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar ao vencer a Suíça, na tarde desta terça-feira (6), por 6 a 1, no estádio Lusail. Gonçalo Ramos (três vezes), Pepe, Raphael Guerreiro e Rafael Leão anotaram para os lusos, enquanto Akanji descontou para os suíços.

+ Lusa vence a Itapirense e vai à semifinal da Paulista Cup

Com este resultado, os portugueses garantem a vaga para as quartas de final do Mundial de 2022. O adversário será o Marrocos, que derrotou a Espanha, nos pênaltis.

A novidade da escalação foi a ausência presença de Gonçalo Ramos na vaga de Cristiano Ronaldo. O camisa 7 de Portugal iniciou o jogo no banco de reservas por opção do técnico Fernando Santos, o que chamou a atenção dos torcedores lusos.


Inclusive, o hat trick fez com que o atleta atingisse uma importante marca na história portuguesa. Ele é o quarto jogador português a fazer três gols na Copa. Antes dele, apenas Eusebio (1966), Pauleta (2002) e Cristiano Ronaldo (2018), haviam alcançado o feito.

O JOGO

O confronto teve início com Portugal tomando as ações ofensivas, enquanto os suíços tentavam buscar brechas para criar oportunidades. Entretanto, aos 16, Gonçalo Ramos dominou na área, de costas para o marcador, girou e chutou forte de esquerda, para estufar as redes e colocar a Seleção das Quinas em vantagem.

Após o gol, os portugueses mantiveram a tranquilidade e pressionaram a meta adversária, com o objetivo de aumentar a vantagem. Entretanto, a Suíça também assustou Diogo Costa. Aos 29, Shaqiri cobrou falta da intermediária, buscando o canto esquerdo, mas o goleiro se esticou e espalmou para escanteio.

O segundo gol foi acontecer apenas aos 32 minutos de jogo. Bruno Fernandes cobrou escanteio da direita e Pepe, sem marcação, subiu mais alto que todos para cabecear na linha da pequena área, sem chance para o goleiro Sommer, e ampliou a vantagem.

A Seleção Portuguesa ainda teve a chance de marcar o terceiro gol na Suíça. Aos 42, Bruno Fernandes, em contra-ataque, deixou Gonçalo Ramos livre na área. O atacante chutou cruzado, de pé esquerdo, mas Sommer fez ótima defesa.

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, a Suíça fez a sua primeira mudança e sacou Schär para a entrada de Cömert. Logo no primeiro minuto, o defensor cortou o passe de William Carvalho para Bruno Fernandes.

Contudo, os portugueses conseguiram aumentar ainda mais a vantagem lusitana. Aos cinco, Diogo Dalot faz boa jogada pela direita, driblou o marcador e cruzou rasteiro para o centroavante. Ele tocou, de pé esquerdo, na pequena área, por baixo do goleiro da Suíça.

Além disso, os suíços ainda não tiveram tempo para se recompor do terceiro gol e sofreram o quarto tento, cinco minutos depois. Aos 10, Portugal armou o contra-ataque até Raphael Guerreiro, que recebeu livre na área e chutou forte para fazer o quarto gol.

Contudo, a Seleção da Suíça conseguiu descontar, aos 12. Após escanteio da direita, a bola foi desviada na pequena área, e Akanji finalizou, na segunda trave, para diminuir a vantagem rubro-verde.

O gol fez com que os suíços de lançassem ao ataque para tentar buscar a virada. Contudo, Gonçalo Ramos conseguiu fazer o seu hat trick no jogo. Aos 25, João Félix recebeu, na intermediária, e tocou na área para o centroavante, que dominou e chegou antes de Sommer para marcar, de cavadinha, o seu terceiro gol na partida.

Entretanto, os suíços ainda tiveram uma boa oportunidade de diminuir a desvantagem. Aos 32, Shakiri tocou, na meia-lua, para Embolo, que dominou mal e tentou fazer de bicicleta, mas foi à direita do gol português.

Por fim, aos 46, Rafael Leão, que havia entrado no segundo tempo, deu números finais para o jogo. Pelo lado esquerdo, o jogador fpo lançado na área pela esquerda, driblou o marcador e chutou cruzado, sem chances para o goleiro adversário, para definir a goleada lusitana.

A Seleção Portuguesa volta a campo nas quartas de final da Copa do Mundo contra o Marrocos neste sábado (10), às 12h, no Al Thumama.

12 comentários

  1. Quem conseguiu apurar-se na 2a jornada, pode descansar na 3a, perdeu jogo aí, mas agora arrebentou com o adversário. Foi o caso de Portugal, Brasil e França.

    Agora, que venha Marrocos, para podermos passar e entrar nas meias finais. Não vai ser nada fácil. Quem ganha à Bélgica, empata com a Croácia (que ainda está em prova) e elimina a Espanha, não vai nenhuma baba. Aliás, sempre tivemos confrontos duros contra eles, eles superam-se em jogos contra nós, Espanhóis e Franceses. Questões históricas e culturais, velhas como o mundo.

    • Após o fim do jogo, o próprio Fernando Santos, disse que agora era baixar o estrelismo que pode tomar conta da seleção portuguesa. O jogo de ontem foi sensacional, Portugal ficou ligado o jogo todo. Mantendo essa atitude irá passar por Marrocos, mas há que se ter respeito e foco o tempo todo

    • Aliás o Brasil devia agradecer a seleção portuguesa aquele cochilo ao fim do jogo contra a Coreia. Fosse o Uruguai a história seria outra. Coreia do Sul e Japão passaram na sorte. A vitória contra Portugal foi totalmente zebra. O Japão contra a Alemanha sofreu o primeiro tempo inteiro pressão que não foi convertida em gols. E ainda não aceito essa historinha de chip na bola, segundo gol do Japão na Espanha para mim foi irregular.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here