Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa conheceu sua primeira derrota na Série A2 do Campeonato Paulista. Atuando em casa, a equipe lusitana jogou muito mal, levou pouco perigo e foi derrotada pelo Rio Claro por 1 a 0. O único gol do confronto foi anotado por Jair, aos 40 minutos do segundo tempo.

LEIA TAMBÉM: Portuguesa lança camisa de jogo em homenagem à torcida uniformizada

O revés expôs a queda de rendimento da Lusa na competição, mesmo ainda seguindo na liderança. O técnico Sérgio Soares reconheceu que o time não foi bem, citou os pontos que não deram certo ao longo dos 90 minutos e ainda apontou uma ‘cilada’ do adversário.

“Foi um jogo onde erramos muito, erramos passe, não tivemos iniciativa de chegar com agressividade num adversário que veio totalmente fechado. E a gente sabia que iriam jogar assim, explorando os contra-ataques. Caímos numa cilada que sabíamos que o adversário ia propor”, analisou o técnico.


A derrota se desenhou em muitos momentos do confronto, principalmente na segunda etapa. No primeiro tempo, a Portuguesa chegou a ser dominante, com posse da bola, mas sem conseguir sair da marcação adversário. Para o comandante lusitano, os erros de passe foram cruciais para que o oponente crescesse no confronto.

“Apesar de ter um bom volume na primeira etapa, não tivemos nem bom passe nem criatividade no último terço. Na segunda etapa acabou errando muito passe e isso proporcionou a eles criar situações de contra-ataque”, concluiu o comandante.

A Lusa se manteve na liderança, com 24 pontos, e continua muito próxima das quartas de final. No entanto, o vice-líder Oeste chegou a 22 e tem a chance de assumir a ponta na próxima rodada, justamente quando as equipes se enfrentarão neste sábado (5), às 11h, na Arena Barueri.

28 comentários

  1. Caro SS, o senhor já foi “boleiro”, hoje é treinador.
    Me diz uma coisa: Ligeiro, Cesinha, França, Mancha, Léo Castro sao realmente jogadores de futebol ?
    Por acaso incomodam as zagas adversárias ?
    Sabem finalizar ?
    Com resultado adverso no primeiro jogo do mata-mata, o Senhor acredita que consegue reverter no segundo, jogando eventualmente em casa, com o oponente totalmente na retranca ?
    En casa, seria muita ousadia jogar com dois armadores ?
    A ausência de pelo menos um atacante de qualidade pode nos custar o acesso. Pense nisso …

  2. Me desculpe o SS, mas a maioria dos times jogam assim no Canindé, só quase no contra ataque e os 11 na defesa. Não tem cilada! Agora, acho que escalou mal, os dois alas atacantes não tem velocidade e não voltavam para marcar e não criaram nenhum cruzamento para o centro vante! E alem dos mais não fazem gols, foram paraticamente inuteis o jogo todo.
    Então o SS precisa escalar jogadores mais agressivos e com ímpeto para fazer gols, o que está difícil pois os que temos já mostraram que são fracos para fazear gols.

  3. Desta vez concodarei parcialmente com o “dono da verdade” : a hora de subir é agora.
    Entretanto, com a falta de qualidade dos atacantes, poderemos contar com um golzinho do Patrick ou, quem sabe com um gol contra do adversário no mata-mata.

  4. Ontem o Mirassol eliminou o Grêmio numa competição que a tempo nem chegamos perto de participar
    Hoje o América Mineiro avançou na Libertadores da América
    E nós?
    Sempre o mesmo
    As mesmas derrotas vexatórias
    As mesmas desculpas esfarrapadas

  5. Acho q nao dá mais para contratar ninguém,, mas se pudesse, precisaríamos de um matador. Mas quem esta disponível no mercado para jogar A2? Infelizmente, não sei dar essa resposta Alguém me ajuda?

  6. Concordo que antes agora do que na hora da decisão, mas como já disse após a vitória frente ao Velo Clube, estou preocupado. Derrota que vem sendo anunciada há 3 rodadas, na quarta… caiu. O time parou de jogar. Alguns jogadores visivelmente com queda brutal física e tecnica (Luis Ricardo, Eduardo Diniz – no jogo passado…). Gustavo França e Anderson Ligeiro voltaram a ser o rascunho de jogador de futebol que vi contra o Volta Redonda. Ambos começaram bem e agora estão péssimos. Marcou o Daniel Costa, o time acaba do meio para frente. Também acho um pouco que o “salto” do Daniel Costa cresceu. Hoje achei aquela bola defensável. Não pode ser considerada falha, mas dava para pegar. Esta noite passou o filme que estamos acostumados a ver e com certeza este mal futebol dos últimos jogos voltou a afastar o público. Estamos muito calejados e sofridos. Tem gente que diz, “ainda somos líderes e tem gente reclamando…”. Para estes respondo que o campeonato não é de pontos corridos. Hoje foi 1º contra o 10º, na casa do líder, e perdemos. São 11 jogos onde em 7 partidas jogamos bem e 4 (na sequência) jogamos mal. Sorte não salva toda hora. É preciso voltar a jogar bola para não chorarmos como de costume. Vamos subir, Lusaaa!

  7. Ninguém gosta de perder, porém esta derrota veio no momento certo.
    É o famoso balde de água fria, para colocar as coisas nos seus devidos lugares.
    O time da Portuguesa é bom, mas não é nenhuma supermáquina, tem deficiências,
    principalmente contra times que jogam fechados.
    Dá tempo de consertar.
    Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno, como os torcedores da Portuguesa costumar reagir.
    É hora de ter a cabeça no lugar.
    Aliás, futebol é um jogo jogado com os pés, mas que costuma ser vencido por quem melhor sabe usar a cabeça.

  8. A Lusa nunca foi Imbatível dentro do Canindé mas o time atual é preocupante e limitadíssimo Não temos um atacante Nato para fazer os Gols. mas é o que temos para o momento vai ser sofrível até o Final. Não tem treinador que consiga fazer jogar um time Limitado. ” Bons tempos do DENER que carregava a bola do meio do campo e fazia seus belos Gols para nossa alegria.

  9. Caros lusos, não acho que antes éramos tão superiores e nem agora nada presta!! Óbvio que agora surgiu a luz amarela de alerta, algumas deficiências claras ficaram expostas.

    Daniel Costa anulado ou não estando bem o time pára, SS terá de buscar alternativas táticas pra suprir isso, já vimos ano passado com o FM que time que tem só 1 esquema não sobrevive em mata-mata e portanto o meia centralizado com os pontas abertos só substituindo nomes não poderá ser nossa única solução.

    Individualmente, em minha opinião, o Caio Mancha é jogador pra compor e ajudar mas não será o cara protagonista pra ser o artilheiro do time nos momentos decisivos.

  10. Quando Sérgio Soares foi contratado, os números de suas últimas passagens por clubes dessa divisão eram horrorosos. Um aproveitamento ridículo, pouco trabalho para se enaltecer. O início do seu trabalho na portuguesa surpreendeu. Conseguiu fazer o time jogar bola e se impor diante de adversários mais fracos, algo que não acontecia com o antigo treinador. Mas futebol de quarta e domingo acaba por ser manjado. E agora é a hora dele conseguir encontrar alternativas para fazer esse time jogar bola. Ele tem elenco e pode contratar para a segunda fase. As lacunas estão aí, todos estão vendo. O Patrick não tem um parceiro de zaga a altura, precisa ter coragem de tirar o luis ricardo do time, o marzagao não tem substituto, o Daniel costa bem marcado, o time desaparece e o caio mancha não é jogador de futebol. Me desculpem os colegas que diziam que ele seria artilheiro da a2, mas só se for no playstation. É muito fraco, tem 29 anos e 13 clubes na carreira. Não é solução para a portuguesa. Cabe ao treinador, com as peças que tem e que foram escolhidas por ele, buscar alternativas para o que realmente interessa. Matemática é bonita, mas a portuguesa está classificada e vai fazer 4 jogos de preparação para o que realmente importa. Se o treinador insistir nesse único modelo de jogo, corremos grandes riscos de ficar pelo caminho. Nunca foi tão fácil subir, nunca os adversários foram tão fracos. Cabe agora ao Sérgio Soares e a diretoria perceberem isso e realizar o último esforço para ver se saímos desse inferno de série a2.

    • O problema, Rodrigo, é que já contrataram outro cara errado, o tal Will Viana. Outro atacante de beirada que não sabe fazer gols. Outro Anderson Ligeiro, nada mais. Precisamos de outro centroavante, presidente!

  11. Analisando o elenco se vê claramente que o time tirou o pé, fora o cansaço, dois jogadores que são ponto de equilibrio e fazem muita falta, Cesinha e Marzagão, o primeiro por que tira a marcação em cima de Daniel Costa, e Marzagão dá tranquilidade para a defesa. Vamos ter calma é preciso jogar também com inteligencia.

  12. A verdade e uma só quem quer subir ,não pode perder em casa para um ruim ,foi assim na série D,foi assim na copa Paulista,e estamos indo para o mesmo caminho ,contrata só refugo ,não tem como chega a lugar nem um,desde do jogo contra o São Bento,que o time não joga nada …

  13. Me desculpa mas achar que Cesinha é solução para ganharmos e subirmos só posso dizer uma coisa estamos ferrados. Se o time precisa de criatividade e o técnico deixa Geovani fora do time como vamos mudar alguma coisa. Geovani precisa de sequência para recuperar o seu futebol que de longe é o melhor do elenco e o que o SS faz não deixa o jogador nem no banco preferindo esse tal de Will, porque será?

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here