Gustavo França em ação contra o Rio Claro
Gustavo França em ação contra o Rio Claro (Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA)

Na noite desta quinta-feira (2), a Portuguesa conheceu sua primeira derrota na Série A2 do Campeonato Paulista. Em pleno estádio do Canindé, a Lusa foi superada pelo Rio Claro por 1 a 0, gol de Jair, seguiu com 24 pontos e ainda não conseguiu se garantir nas quartas de final da competição.

LEIA TAMBÉM: Técnico reconhece atuação ruim da Lusa e aponta ‘cilada’ do adversário

A classificação da Rubro-Verde não veio também devido ao resultado de Sorocaba. O São Bento arrancou um empate por 1 a 1 com o Linense e evitou a celebração antecipada da Lusa, que precisava da derrota dos mandantes para atingir o objetivo matematicamente.

Já a equipe de Lins, que estava em terceiro, chegou aos 18 pontos com esse empate e foi ultrapassada pelo XV de Piracicaba, que levou a melhor diante do São Caetano por 2 a 0, em casa, chegando aos 19, e pelo Lemense, que venceu o Velo Clube fora de casa por 2 a 0 e foi a 18 também, só que com saldo melhor.


Mais cedo, o Oeste, segundo colocado, visitou o Red Bull Brasil, lanterna da competição, e venceu por 3 a 1, no Estádio Nabi Abi Chedid, e se isolou como vice-líder, com 22 pontos, logo atrás da equipe lusitana e muito próximo da classificação às quartas de final. Confira a classificação completa.

A equipe de Barueri, inclusive, será o próximo oponente da Portuguesa na Série A2. O confronto está marcado para a manhã deste sábado (5), às 11h, na Arena Barueri, em partida válida pela 12ª rodada da competição.

O JOGO

Nos primeiros minutos, o jogo se mostrou cadenciado, sem oportunidades de gol para os dois lados. Chegando aos oito minutos, Hudson roubou a bola no meio, avançou e abriu pela direita no ataque, mas Anderson Ligeiro não soube aproveitar. Chegando em 15, foi a vez de o Rio Claro atacar em chute de longe de Diego que Thomazella rebateu para o lado e Cesinha quase anotou na sobra, mas a bola foi para escanteio. Com 20 no relógio, a partida estava mais franca, com ambas as equipes buscando o ataque.

Com 22 no cronômetro, Daniel Costa cobrou escanteio fechado pela direita, mas a defesa cortou. No minuto seguinte, o Galo Azul saiu em contra-ataque pela direita e a bola sobrou para Diego pelo meio, que finalizou com perigo. Os 30 minutos chegaram com o domínio lusitano, mas o adversário se mostrava perigoso nos contragolpes em velocidade. Aos 34, Luis Ricardo cabeceou pela direita, mas Caio Mancha cabeceou muito fraco e Victor Golas defendeu com facilidade. No minuto seguinte, Patrick tabelou com Gustavo França na área, mas a zaga cortou o perigo.

Aos 40 minutos, o jogo se apresentava morno, com a Lusa cercando a área do Rio Claro, mas sem conseguir penetrar. Enquanto isso, o visitante, com tranquilidade, esperava uma boa oportunidade em contra-ataque. Com 43 no cronômetro, o Galo Azul subiu em velocidade e a bola sobrou na entrada da área para Adriano, que finalizou por cima do gol lusitano. Dois minutos depois, o adversário voltou a tentar o ataque, mas Thomazella agarrou. A primeira etapa foi encerrada aos 47 minutos, com um empate sem gols no Canindé.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, o técnico Sérgio Soares não promoveu mudanças. Seguindo o fim da primeira etapa, a segunda começou com o Rio Claro ocupando o campo de defesa da Portuguesa, chegando a levar perigo em bola que sobrou na área após cobrança de escanteio, aos três minutos. Com oito no relógio, Peixoto arriscou de fora da área e Thomazella fez uma boa defesa. Aos dez, a Lusa deu a resposta com Gustavo França, que finalizou de longe e levou perigo. Mesmo como visitante, o Rio Claro assumiu o protagonismo do jogo no começo do segundo tempo.

Com 13 minutos, a Lusa atacou em velocidade com Daniel Costa e Gustavo França, mas a defesa agiu bem e impediu o lance. Aos 17, o time visitante continuava rondando a defesa lusitana, se aproveitando da atuação ruim dos mandantes. No mesmo minuto, o técnico da Lusa colocou o estreante Will Viana na vaga de Anderson Ligeiro. Com 19 no relógio, Daniel Costa arriscou da entrada da área e obrigou Victor Golas a fazer uma bela defesa. Com 23 no cronômetro, Gustavo França tentou cabecear uma bola que veio pela esquerda, mas a zaga atrapalhou e foi para escanteio.

Aos 29, o comandante lusitano colocou Danilo Pereira no lugar de Hudson. Chegando em 34 minutos, o cenário seguiu complicado para a Lusa, que ainda encontrava dificuldades para assustar o adversário. Enquanto isso, o Galo Azul continuou apresentado perigo. Com 37, o técnico da Lusa colocou Léo Castro na vaga de Caio Mancha. Aos 40 minutos, Jair recebeu grande bola nas costas de Patrick e Carlos Henrique, invadiu á area e chutou cruzado para colocar o Rio Claro na frente: 1 a 0. Chegando nos acréscimos, a Portuguesa foi com tudo ao ataque, mas não teve sucesso e saiu com a derrota em casa.

FICHA TÉCNICA

02 de março de 2022, Estádio do Canindé, São Paulo

Confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista Série A2

ESCALAÇÕES

PORTUGUESA: Thomazella; Luis Ricardo, Flávio Boaventura, Patrick e Carlos Henrique; Hudson (Danilo Pereira), Tauã e Daniel Costa; Gustavo França, Caio Mancha (Léo Castro) e Anderson Ligeiro (Will Viana).
Técnico: Sérgio Soares

RIO CLARO: Victor Golas; Ramon, Suelinton, Alysson e Cesinha; Magno, Peixoto e Diego (Crispim); Thiago (Willyan), Gleydson (Jair) e Adriano (Nathan).
Técnico: Alberto Félix

ARBITRAGEM

A partida em questão foi apitada por Vinicius Gonçalves Dias Araujo, auxiliado por Bruno Silva de Jesus e José Lucas Candido de Souza, os bandeirinhas.

19 comentários

  1. Luís Ricardo hoje mal demais. Caio Mancha apagado. França já faz alguns jogos que não rende. Porque Sérgio Soares demora tanto pra trocar? Melhor perder agora que na fase de mata mata. Sábado terá que se impor e ganhar, caso contrário essa queda se rendimento irá preocupar muito. Vamo Lusa.

  2. Com esse futebol de hoje não subimos nunca! Foi o pior jogo do campeonato e mostrou que alguns jogadores estão deslumbrados ! Não teve pressão e não teve garra e não teve novamente ataque. Hoje os dois laterais foram lamentáveis . O tal de Tauã errou 30 passes e até o Daniel Costa esteve muito abaixo de seu futebol. Não criamos nada de jogadas de gol. É preocupante, pois o Rio Claro marcou até com os 11 jogadores e jogou por essa bola do gol. Com essa marcação do Rio Claro ficou evidente que não temos qualidade para criar jogadas de gol e hoje os dois alas atacantes não tem criaram nada para o centro avante. Espero que o futebol de hoje seja casual, caso contrário pra subir tem melhorar muito!!!

  3. Cavalo paraguaio ? Será? O técnico do Rio claro deu um nó no Sérgio Soares. O Daniel Costa acha que é o Pedro Rocha(só passe de 40 metros) errou quase todos. O Luiz Ricardo errou quase todas, tem jogador com máscara maior que a cara, e tem alguns bem fracos mesmo. Tô começando a ficar com medo de não virar nada outra vez.

  4. Os adversários já perceberam, marcou o Daniel Costa o time morre
    O nosso ataque não é preocupante, é inexistente
    O nome do Anderson Ligeiro é pronunciado na escalação e na substituição e só, ou seja já entramos com um a menos
    O gol perdido pelo Gustavo França foi incrível

  5. Alguns, aqui, nos chamam de corneteiros.
    Acredito que apenas entendo de futebol.
    A liderança não significa ser imbatível.
    Desde o inicio afirmo que não temos atacantes de beirada e tampouco centroavante.
    Quantos gols marcaram Mancha, França, Ligeiro Cesinha e Leo Castro ?
    Daniel Costa está manjado. Em casa é preciso ter coragem e jogar com dois armadores. Danilo Pereira no lugar de um volante.
    O mata-mata será outro campeonato.
    Se perder fora, teremos condições de reverter com este ataque inoperante ?
    Por fim, será que perderemos a liderança para o criticado FM e mais cinco refugos ?
    A sintonia time/torcida acabou.
    Se não subir agora, não sobe mais.
    Presidente e diretoria, o recado está dado.h

  6. Carlos, o FM já saiu do Oeste. O Luis Ricardo só está jogando com o nome, Hudson fraco e ataque inexistente. Marzagao faz falta. Mas nosso time faz frente a qq um da série A2. O nível técnico é baixo, apenas o XV e o Oeste podem equilibrar. PRECISAMOS JOGAR COM A MESMA RAÇA CONTRA O JUVENTUS.

  7. Acabo de chegar do canindé com minha família
    Atravessar toda quarta-feira da z/s para o canindé é mágico
    Porém, hoje foi frustrante, dia que era para ser inesquecível time jogando em homenagem aos leões torcida empolgada e o jogo ? ????
    Que horas acontece, triste e preocupante de ver o que vimos
    1° tempo até criou algumas oportunidades porém desperdiçadas por preciosismo achando que vão marcar quando quiser
    2° tempo horroroso, nem nosso camisa 10 se salvou hoje
    Digo a vcs preocupante !!!!
    O único saldo positivo de tudo isso é ter acontecido agora e não em um mata mata
    Bora acordar rapaziada
    Vamos lusaaaaa

  8. Um time que perde em casa para o Rio Claro ,não precisa fala mais ,já estamos vendo esse filme a anos ,não consegui monta um time que presta ,e sempre a mesma coisa ..pra quem já vou Enéas,Dica, Dener, Luiz Pereira, Roberto Dinamite, muitos outros ,chega da raiva ver umas merdas dessas representando a Portuguesa,só se cair do céu um grande investidor ,e compra o time ,de resto nunca mais vemos a portuguesa ser grande novamente…

    • O pior é que quando jogavam Enéas, Dicá etc… torcedores de então diziam que Enéas dormia, Luiz Pereira entregou pro São Paulo e bom mesmo era Julinho, Nininho, Renato, Pinga e Simão…O que será que diziam os torcedores dos anos 1950…E o que dizem os que viram a Barcelusa? E o que dirão…? Torcida é isso mesmo…todos acham que sabem a resposta pra tudo…e ela está no passado.

    • Osmar, em 1960, perdemos o título ao perder para o Noroeste; em 1974, poderíamos ter vencido um turno e ir pra final com o Palmeiras, mas perdemos novamente pro Noroeste. Em 1985, perdemos pro América do RJ e fomos eliminados das finais do brasileiro…o Palmeiras perdeu pro ASA e foi eliminado em casa na Copa do Brasil…futebol é assim mesmo…só no jogo da cabeça do torcedor se ganha tudo. Mais! No profissional, a diferença entre o primeiro e o último é mínima. Quero ver seu comentário qdo ganha!!!

  9. No atual estágio do campeonato que precisávamos mostrar mais consistência, qualidade e evolução no futebol estamos em decadência e é preocupante, pois os times que se classificarem para o mata mata estarão estudando as nossas deficiências para fazear gols e aí a tão almejada subida para a Elite do futebol paulista será muito difícil! Esperamos que É uma acomodação passageira e com essa derrota voltarmos a fazer a pressão na marcação, ter mais garra e criar mais jogadas de gol e e transformá-las em gols. Acho que o Marzagão dá uma maior dinâmica ao nosso meio de campo e com Ele voltarmos ao bom futebol. É o que esperamos!

  10. Antes perder agora do que no mata-mata, mas uma coisa que tem me preocupado é a queda visível de rendimento.
    O time não é mais o mesmo. Ou os caras estão se poupando ou…
    Acorda SS, da um chacoalhão nessa rapaziada. O Time tem que estar voando quando chegar o mata-mata.
    É incrível quando tem alguma comemoração os caras decepcionam, vide ontem, jogo contra o Volta Redonda, etc. Até na inauguração do Canindé aconteceu isso. O sina !!!
    Vai Lusa…porr@

  11. Meus amigos to cansado de ver esse filme na série d terminamos em primeiro lugar no mata mata fomos eliminado na primeira fase o ataque não faz gol o Patrick que é zagueiro tem que fazer gol infelizmente a realidade é essa já estou acostumado o pior que tem idiota comparando esse time com a barcelusa muito triste.

  12. Penso que existe algum fator extra campo influenciando o time mais uma vez. Embora os outros times tenham progredido na competição, a mudança de postura dos jogadores no ultimo jogo foi preocupante.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here