Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Mesmo com a vaga garantida nas quartas de final da Copa Paulista, a Portuguesa não vive seu melhor momento. O que evidencia isso são os últimos resultados, empates com Oeste e São Caetano, além de uma derrota para o EC São Bernardo. A partir disso, a torcida lusitana tem cobrado bom futebol, assim como ocorreu após o 1 a 1 com o São Caetano. O técnico Sérgio Soares reconhece que a Rubro-Verde não está bem e deixou a desejar na primeira fase, mas destacou a dificuldade que o time encontrou no Grupo 3.

LEIA TAMBÉM: Sérgio Soares minimiza empate e ressalta vaga: “Importante é classificar”

“Ficar um tempo sem os três pontos não é muito normal dentro da nossa caminhada na Portuguesa. Porém, a gente estava num grupo bem equilibrado e sabemos que fazer o resultado contra esses adversários não é fácil. Mas precisamos ter tranquilidade nesse momento em que todos estamos chateados, mesmo classificando, o que não é caso de nós, internamente. Temos que valorizar uma classificação e uma possibilidade de chegar em mais uma final. A gente vê o o Noroeste, que começou com quatro derrotas e alcançou a classificação, para ver o nível da competição que deu uma evoluída tecnicamente e acaba fazendo jogos mais disputados e competitivos. A gente precisa ter tranquilidade para poder buscar os resultados, as vitórias, que é o que o torcedor quer e nós também”, analisou.

“Podem ter certeza que estamos sempre em busca dos três pontos, mas às vezes tem que saber que não dá, não acontece. Nos três jogos, no do Oeste, que estávamos ganhando até os 46, tomamos um gol que ficou com o gosto amargo. No último jogo nós jogamos mal o segundo tempo, mas se tivéssemos empatado já estaríamos classificados. Tem que saber valorizar o que a competição te oferece, às vezes a vitória não vem, mas [vem] algo importante que é classificação, o que acho ser importante dentro do regulamento do campeonato. Tem que saber usá-lo também”, complementou.


A Portuguesa terminou a primeira fase da Copa Paulista na terceira colocação da chave, com 14 pontos, superado por São Caetano e Água Santa, ambos com 15. Logo atrás ficaram Oeste, também com 14, mas que perdeu no saldo de gols, Juventus, com 11, e EC São Bernardo, com oito. Para o comandante lusitano, as cobranças da torcida são ‘importantes no momento em que precisa fazê-las’. Além disso, Soares garantiu que também houve cobranças internas e voltou a ressaltar a classificação.

“As cobranças são muito importantes no momento em que precisa fazê-las. A condução da semana foi correta. Cobramos no vestiário, o que foi intenso, para que a gente tivesse uma outra postura. Acho que hoje (sábado) foi diferente, mas claro que ainda falta uma coisa a mais e é isso. Não vou dizer aqui, mas a gente sabe o que está faltando corrigir e buscar para que a gente possa ter o time que o torcedor quer, e isso nós vamos buscar, com a classificação é muito melhor do que desclassificado. A gente ficaria três, quatro meses para o Paulista, para pensar em corrigir algumas coisas, então vamos ter dois jogos. É trabalhar com muita humildade para corrigir, buscar e fazer com que o torcedor goste da equipe, porque precisamos representar o nosso torcedor dentro de campo e vamos procurar fazer”, disse o técnico.

Desvantagem

Com grande expectativa após a conquista da Série A2 do Campeonato Paulista, a Lusa não repetiu o desempenho na primeira fase da Copa Paulista. O time fez o suficiente para se classificar, mas sem a vantagem que teria se terminasse em primeiro. Com isso, diante do Desportivo Brasil, a Lusa não vai decidir em casa e não terá a vantagem de dois empates. No entanto, isso não abala Sérgio Soares.

“Time grande também joga sem vantagem, também busca e reverte vantagem. A Portuguesa precisa ter postura de time grande dentro da competição, pode reverter uma situação, é possível, com todo respeito ao Desportivo e à campanha que fez. Evidente que tínhamos um planejamento para o começo da competição, quer era terminar em primeiro para sempre ter vantagem, mas nesse primeiro momento não temos, então precisamos saber fazer os dois jogos, os 180 minutos, e fazer bem para reverter uma situação”, concluiu o comandante.

Precisando melhorar, a Rubro-Verde, que tem apenas a sétima melhor campanha, com 46% de aproveitamento, terá pela frente aquele que teve a segunda mais positiva, com 70%. A esperança lusitana está na melhora da equipe, dentro do possível, na semana de treinos no CT do Parque Ecológico.

14 comentários

  1. Seria um desastre ser eliminado no sábado. Hj de cabeça fria, pensando melhor, acho que vamos crescer e alcançar nosso objetivo. Realmente lamentável foi presidente chamando torcedor pro braço, mas isso vou comentar depois!!!

  2. Precisa corrigir o posicionamento da defesa em bolas paradas do adversários.
    Estamos tomando muitos gols de bola parada.
    Dizem que de um limão azedo se pode fazer uma boa limonada.
    Talvez esses tropeços sirvam para corrigir erros que vitórias poderiam ocultar e
    custar muito caro nas fases finais.

  3. Acho que o cargo subiu na cabeça do castanheira e familiares , xingar torcedores e chamar para briga , foi realmente inacreditável, estamos em 2022 e um presidente de um clube querer resolver os problemas na porrada , que coisa feia é inaceitável, fatos igual no dia da eleição que ele foi eleito , não pode acontecer novamente no caninde

  4. Acho que o grande cocô foi ter perdido para SBC, se tivessemos ganho nada disso estaria acontecendo, mas sim tem que melhorar. Outro erro foi ter colocado Luan para sair jogando, tanto ele como Caio Mancha tem característica iguais, são lentos, resolvendo sempre em uma bola parada, deveria ter mantido o Ligeiro e só colocar Luan no segundo tempo.
    Acredito que é até bom não ter a vantagem, vão entrar focados.

    • Penso da mesma forma! Luan e Caio Mancha juntos desde o inicio?? O Luan no segundo tempo seria melhor opção. O Ligeiro é um jogador rápido dá trabalho, abre espaços. Agora é torcer.

    • Agora e pedir que o nosso técnico corrija os erros que ele cometeu no jogo diante do São Caetano, corrigindo a posição da nossa defesa em bola parada, não pode entrar com Luan e Caio Mancha, tem que trocar o Daniel Costa quando perceber que o jogador está se arrastando em campo), Graças a Deus o Tomazella voltou pro gol. Acredito que com isso conseguimos passar pelo Desportivo Brasil.

  5. Sergio Soares o problema grave da Portuguesa é que o time não chuta em gol. Nos últimos jogos o time quase não chutou no gol adversário. nesse ultimo nenhuma, e consegui perder do lanterna. Não tem justificativa.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here