Na tarde deste sábado (03), a Portuguesa empatou em 1 a 1 com o São Caetano, no estádio do Canindé, pela décima e última rodada da primeira fase da Copa Paulista. Com o resultado, não da forma desejada, a Lusa se garantiu nas quartas de final.
A equipe lusitana chegou aos 14 pontos e perdeu a vice-liderança do Grupo 3 para o Água Santa, que venceu a Juventus por 3 a 1, no Distrital de Inamar, e foi a 15. O Azulão, com o empate, alcançou a mesma pontuação, mas terminou em primeiro pelo saldo de gol.
Portanto, a Rubro-Verde se classificou como uma das duas melhores terceiras colocadas, mas o tropeço em casa por pouco não rendeu a vaga diante da vitória do Oeste por 2 a 0 sobre o EC São Bernardo. Com isso, o time de Barueri chegou também a 14 pontos, mas ficou atrás no saldo de gols, assim como no outro caso. Confira a classificação final do Grupo 3 da Copa Paulista.
Ainda sobre a partida decisiva, a Portuguesa saiu na frente com Luís Ricardo, no primeiro tempo, mas levou o empate na segunda etapa com Lucas Cunha e frustrou seus torcedores que esperavam a vitória. Classificada, a Portuguesa terá pela frente o Desportivo Brasil, o primeiro colocado do Grupo B, com 21 pontos.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com a Portuguesa tentando tomar a iniciativa, com mais presença ofensiva. Aos 8 minutos, Daniel Costa cobrou falta na área com perigo, mas a defesa cortou Com 9, Luan recebeu na intermediária e cabeceou para fora, novamente levando problemas para a defesa do São Caetano. Chegando em 11 no cronômetro, a Lusa teve dois escanteios consecutivos, cobrados pelo Camisa 10, mas a zaga do adversário novamente cortou bem. Inclusive, no último houve reclamação de pênalti em suposto toque na mão, mas o árbitro não marcou.
Com o empate a seu favor, o Azulão tentava administrar o resultado, atacando de forma tímida. Aos 17, Bady arriscou de fora da área, mas defesa lusitana bloqueou. No lance seguinte, foi a vez de João Gabriel arriscar do mesmo setor, mas novamente a zaga dos donos da casa impediu que chegasse na meta de Thomazella. Os visitantes começaram a levar mais perigo no campo de ataque. Com 18 no relógio, o São Caetano chegou em falta cruzada na área, que passou por todo mundo e parou nas mãos do goleiro da Portuguesa.
Observando a melhora do adversário, a Rubro-Verde aumentou o ritmo e voltou a apertar no ataque. Com 23 no cronômetro, o time visitante teve uma boa falta pelo meio, Bady cobrou na área e Maranhão cabeceou muito bem, para o chão e passou triscando a meta lusitana. Aos 26, Bruno Leonardo levou cartão amarelo após confusão próximo ao banco de reservas. Maranhão, do Azulão, também envolvido, foi outro amarelado na ocasião. Com 29 minutos, Thiaguinho arriscou de muito longe e Thomazella fez uma boa defesa.
Com 32 minutos, o São Caetano teve uma falta perigosa quase na entrada da área, mas a bola parou na barreira. Instantes depois, o Azulão vou a levar perigo com João Gabriel, que recebeu a bola de Bady na meia-lua, mas isolou completamente. Aos 36, a Lusa subiu em velocidade pela direta com Luís Ricardo, tocou para Cesinha, que limpou a jogada e tentou cruzar, mas a defesa cortou. Com 38 no relógio, Daniel Costa cobrou escanteio fechado, mas ninguém alcançou para cabecear. Chegando na reta final da primeira etapa, a Lusa aumentou o volume ofensivo. GOL DA PORTUGUESA! Luis Ricardo balançou as redes de cabeça aos 43 após escanteio do Camisa 10. O árbitro encerrou com 47 no relógio.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, Sérgio Soares colocou Luizão Silva na vaga de Robson, um zagueiro pelo outro. Mesmo com a vantagem, a Lusa começou o segundo tempo no campo de ataque, mas logo o São Caetano equilibrou. Com 6 minutos, Cesinha recebeu pela esquerda e arriscou a finalização, mas a bola decolou. Aos 11, o Azulão teve chance em falta cobrada pela direita, mas no cruzamento ficou fácil para Thomazella agarrar com segurança. Instantes depois, o time visitante voltou ao campo de ataque e teve reclamação de pênalti, mas foi marcado o impedimento.
Com 15 minutos, a Lusa subiu em profundidade em bola lançada para Luan, mas a defesa cortou para escanteio. Na cobrança, Daniel Costa mandou na grande área e Luiz espalmou. Com 20 no relógio, Luis Ricardo levou cartão amarelo, segundo o árbitro, por causa da sequência de faltas cometidas. Nessa altura do confronto, a equipe lusitana ditava o ritmo do jogo, satisfeita com o resultado, enquanto o Azulão tentava, sem sucesso, chegar à frente. Aos 25 minutos, depois de um momento de pressão, o São Caetano chegou ao empate com Lucas Cunha, de cabeça, após cruzamento pelo meio.
A Portuguesa, após o empate, voltou ao ataque em busca do segundo gol. O técnico lusitano promoveu uma mudança lá na frente aos 29 minutos, com a entrada de Anderson Ligeiro na vaga de Luan. Em seguida, Sérgio Soares promoveu outra alteração, com Léo Castro entrando em campo no lugar de Luís Ricardo. Com 34 no relógio, Anderson Ligeiro foi lançado, limpou a marcação próximo da área e foi derrubado pelo zagueiro. Na cobrança, Daniel Costa não levou perigo. Com a reta final da partida chegando, a Lusa avançou ao ataque precisando fazer mais um, enquanto o Azulão se segurava para sair nos contra-ataques. Sem grandes oportunidades dos dois lados, o árbitro encerrou aos 51 minutos: 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
3 de setembro de 2022, Estádio do Canindé, São Paulo.
10ª rodada da primeira fase da Copa Paulista.
ESCALAÇÕES
PORTUGUESA: Thomazella; Luis Ricardo (Léo Castro), Robson (Luizão Silva), Bruno Leonardo e Samuel Balbino; Marzagão, Tauã e Daniel Costa; Cesinha (Richard), Caio Mancha e Luan (Anderson Ligeiro).
Técnico: Sérgio Soares
SÃO CAETANO: Luiz; Thiaguinho, Ferreira, Lucas Cunha e Paulo Henrique; Lucas Silva, Bady (Lobato) e João Gabriel (João Forniello); Wallace (Anderson künzel), Maranhão e Emerson Urso (Adame).
Técnico: Axel
ARBITRAGEM
O confronto foi apitado pelo árbitro Douglas Marques das Flores, de 36 anos, e será auxiliado por Daniel Luis Marques, de 40, além de Rafael Tadeu Alves de Souza, de 36, os bandeirinhas. O quarto árbitro será Danilo da Silva, de 37.
Precisamos de um novo time para disputar o Paulistão.
Esse time é horrível.
Time de horrível, técnico horrível, gramado horrível. E a transmissão do eleven igual ao time ao técnico e o gramado da portuguesa. Quem quiser trocar o adjetivo ai por outro também é merecido. VTNC
Time LIXO, técnico LIXO, diretoria advinha ???? Lixooooooo.
Pode passar a régua e torcer p alguém que preste chegar nessas eleições e de fato, que entenda de futebol.
Tropicando…caindo…levantando….. mas classificados!!! Mas realmente é LAMENTÁVEL o futebol apresentado, com essa bolinha para no Desportivo. Aliás obrigada São Bernardo .
Com time e técnico fracos não há reunião que resolva. Está na hora desse gerente de futebol pegar o boné e levar a comissão técnica ,Ligeiro,Balbino,Caio Mancha,Luan e companhia.
Fui criticado há 3 meses qdo falei: não temos ataque….e agora foi confirmado…time fraco, sofremos em TODAS partidas.
Senhor Castanheira só preocupado em encher o seu bolso sendo o CEO de algum investidor.
Digo com muita tranquilidade que achei que o time até que foi bem no primeiro tempo. Até gostei. Correu, se empenhou, tentou troca de passes contra um adversário de bom nível. No segundo tempo, morreu (como sempre). Classificação VERGONHOSA, na bacia das almas. Pior campanha entre os classificados. Time campeão da Série A-2! Não ganhou de NENHUM adversário de nível melhor do grupo. Só ganhou dos dois piores sendo que ainda conseguiu perder para o EC São Bernardo o pior do grupo e um dos piores de todo o campeonato. Direção de futebol que só contratou jogadores horríveis e ainda deixou sair os melhorzinhos, treinador que não consegue variar o jogo, muitas vezes escala mal e troca pior ainda. Mas é lógico que se formos eliminados para o Desportivo “Real Madrid” Brasil a culpa não será deles e sim da torcida que não lota o Canindé para ver este bando de perebas envergonhar a camisa da Portuguesa.
Não é só ataque Mauro, não tem meio de campo e a defesa é fraca toma gol todo jogo. O time teve um lampejo de futebol na A2 mais é bem nota 5.
Fora Sérgio Soares perdeu a mão
Obrigado pelo acesso mas não da mais
Tem que vaiar essa diretoria e comissão técnica que contrataram jogadores medíocres como é a visão e conhecimento de futebol na Portuguesa. Toma sempre os mesmos gols de cabeça!! O ataque é mediocre não troca 2 passes e nenhuma qualidade individual!! SE precisar trocar, os reservas então são mais ridículos ainda!!! E o gramado então!!! É a incompetência total, a falta de profissionalismo e conhecimento de futebol na Portuguesa pra mim é um absurdo !!! Começa no gramado que é um pasto e nos jogadores contratados!!! O time titular é de uma limitação inacreditável!!! Na Portuguesa é sempre a mesmice com a visão de sempre medíocre e retrógrada. Não conseguem evoluir. Por isso estamos sempre disputando os campeonatos de quinta categoria. Por isso tudo a torcida não comparece, porque não confia no time que é muito fraco. Resumindo a minha opinião: A Portuguesa é grande mas o presidente e diretores de futebol com essa visão e conhecimento de futebol fazem a nossa LUSA sempre pequena disputando campeonatos de quinta categoria.
Lamentável este Nosso time é muito Ruim, agora uma Pedreira pela Frente, Não temos uma Jogador tipo Dener que fazia acontecer Agora só se a Sorte nos Ajudar mesmo, RB Brasil o Melhor do Paulista pela Frente mas vamos acreditar até o fim.
Tem que vaiar essa diretoria e comissão técnica que contrataram jogadores medíocres como é a visão e conhecimento de futebol na Portuguesa. Toma sempre os mesmos gols de cabeça!! O ataque é mediocre não troca 2 passes e nenhuma qualidade individual!! SE precisar trocar, os reservas então são mais ridículos ainda!!! E o gramado então!!! É a incompetência total, a falta de profissionalismo e conhecimento de futebol na Portuguesa pra mim é um absurdo !!! Começa no gramado que é um pasto e nos jogadores contratados!!! O time titular é de uma limitação inacreditável!!! Na Portuguesa é sempre a mesmice com a visão de sempre medíocre e retrógrada. Não conseguem evoluir. Por isso estamos sempre disputando os campeonatos de quinta categoria. Por isso tudo a torcida não comparece, porque não confia no time que é muito fraco. Resumindo a minha opinião: A Portuguesa é grande mas o presidente e diretores de futebol com essa visão e conhecimento de futebol fazem a nossa LUSA sempre pequena disputando campeonatos de quinta categoria.
Já chegamos até aqui, vamos ter de apresentar um futebol, parecido com o primeiro tempo da partida contra o São Bernardo no Canindé. Difícil é, impossível não e VAI LUSA PÔ!
Time medíocre e Diretoria medíocre para contratar jogadores e nenhum conhecinmento de futebol!!!! A diretoria é o espelho do gramado, um pasto !!!! É a Portuguesa de sempre!!!Por isso que a torcida não comparece !!!!!
Como era esperado… muita conversa fiada durante a semana e mais um.resultado ridículo na rodada… esprero estar errado, mas esse grupo já deu… se quiserem permanecer na série A1 do ano que vem a reformulação deverá ser total… cado contrário “bate e volta”… Castanheira: ótimo fora do campo, péssimo dentro dele… outra coisa: esqueça a cobrança do torcedor no estádio.. antes disso ofereça um time digno das tradições do clube… torcedor não é trouxa!!!!
Fico só imaginando esse time na série A1, se não houver uma mudança brusca. É rebaixamento, na certa!
O castanheiro brigando com a torcida , e chamando para briga , realmente lamentável
1- sr. Tauã = nós temos o direito de aplaudir quando gostamos e de vaiar quando não gostamos, e o sr. de se empenhar em campo defendendo da melhor maneira as nossas cores e fazendo jus ao seu ordenado, discutir com a torcida não é bom sinal.
2-No jogo contra o Oeste perdemos um pênalti e tomamos um gol no final por falha grosseira do nosso goleiro reserva. = 2 pontos para o saco
3-No jogo contra o S.Bernardo (rabeira) não houve empenho e fomos muito dispersos , afinal o jogo ia ser fácil, tomamos a virada outra vez no final ( na minha opinião nosso goleiro falhou no 2o. e 3o.) = 3 pontos para o saco
4-hoje o jogo era contra o líder, que não é melhor que nós, mas tiveram muito mais empenho e dedicação.
5-devíamos ser líderes da chave, mas quase ficamos fora. Castanheira ? Cecílio ? Sérgio ?
Muito triste classificar na bacia das almas. Futebol zero, o goleiro do São Caetano não pegou uma bola no segundo tempo. Não temos ataque nota 1 . Só um milagre pra ser campeão esse ano.
Tenta buscar técnicos portugueses daqueles que eu dalei
Primeiro tenta o Ricardo Sousa(CD mafra)
Se não der o Ricardo Sousa, tenta rui feirreira do feirense
Se não der nem o Ricardo, nem o Rui, tenta o Nuno manta santos do Torrense
Se não der nem Rui, nem Ricardo nem o nuno, tenta Vasco Faísca do Farense
Também pode ser o Paulo Roberto Santos, que deve renovar com o Pouso Alegre, mas eh o mais fácil pro momento por enquanto
Cadê aqueles que falam que todos só sabem criticar, tem alguma coisa de bom pra elogiar nessa atual Portuguesa? Vai elogiar quem, o Castanheira ( só se for no jurídico ou no marketing), o SS, o Toninho Cecílio ou esse bando de pernas de pau? Vcs podem me responder?
Como já disseram aí, só um milagre pra ganhar essa “Copa do Mundo Paulista” e como milagres são muito raros e já gastamos a nossa cota na A2, adeus.
Devido a “Astúcia ” do nosso presidente castanheira e poucos sabem más eu sei ; todos adversários da lusa daqui pra frente vão levar vantagem de jogar pelo empate no placar agregado ( dos 2 jogos) ; antigamente ia se para os pênaltis na igualdade dos 2 jogos . Foi o Castanheira que teve a infeliz idéia ( falando alto na reunião na federação sobre o regulamento da copa paulsta) de mudar esse regulamento qua acabou sendo mudado…..meus pêsames Sr Presidente.
E pode ter certeza que, se a Lusa for eliminada depois de 2 empates, ele sairá reclamando do regulamento.
O Sérgio Soares está totalmente perdido!!! Luan e Caio Mancha juntos?? Tirou o ligeiro para colocar o Luan?? A defesa na minha humilde opinião, principalmente os zagueiros são muito fracos. Tá osso. O campeonato inteiro o ingresso era R$40,00 no jogo de hoje colocaram a R$ 10,00. Um desrespeito ao torcedor que foi lembrado apenas na última rodada. O que nos resta agora é torcer muito para que a nossa Lusa faça nesses dois jogos o que não fez até agora. Eu acredito ainda. Vai ser uma guerra.
primeiro a maioria que estão críticando aposto nao foram no Canindé nao tem direito a reclamar eu que nao sou torcedor da lusa mais torço pelo sussesso dela acompanhei na A2 e fui na copa paulista apoiar no Canindé e depois e so time ganhar a copa paulista ai aparecer os elogios torcida de vez criticar compareça no Canindé nao seja torcedor de sofa
Gostaria de saber que estava no Canindé ontem so reclamação torcida ontem uma negação 10 reais e nao lotou cade vcs tbem
Lembrando que a torcida empurrou o time os 90 minutos. No final…vaia. Sinto o time com pouquíssima determinação. O time é limitado. Contratou mal para a Copa Paulista e sentaram no título da A2. Tauã afrontou a torcida e o Castanheira tb chamou torcedores para o pau. Entra ano…sai ano e o amadorismo continua. E pensar que o Divena colocou o canhão na cara do Edno…aqueles caras que por ai passaram eram craques tendo em vista esse elenco atual. Consigo ver só o marzagão jogando com raça apesar de não ter condições técnicas de amarrar as chuteiras do capitão…uma vez que li essa comparação há tempos atrás aqui. Tomazella o único em condições de disputar um paulistão. Após Copa Paulista esses atletas que ai estão podem entregar currículo ou dar entrada em suas respectivas aposentadorias.
Vocês são tatuzinho da TV Globo merecendo vaia nas redes de televisão como o canal21 e o mascote do não responder a pergunta Arnaldo Faria de Sá? Julio do fórum ex fiscal de São Paulo e dia do evangélicos câmaramunicipaldeSãoPaulo
Uma vergonha esse time que está há anos luz das tradições da Portuguesa. O negócio é fechar os olhos quando enfrentar Palmeiras, Corinthians, etc. Se persistir esse time vamos cair de novo.