O regulamento do Campeonato Paulista de 2023 deve sofrer alterações. De acordo com a página 1902futebol, especializada em futebol paulista, a competição deve permanecer com o mesmo formato na primeira fase, mas com mudanças no sistema de classificação.
LEIA TAMBÉM: Acesso da Portuguesa deve fazer FPF extinguir torneio em 2023
Conforme publicado pela página, a primeira fase deve ter quatro grupos, com sorteio das equipes de acordo com o posicionamento do ano anterior. Como campeã da Série A2, a Portuguesa estará no pote 4, junto com o vice São Bento e Inter de Limeira e Água Santa (13º e 14º de 2022). Isso significa que a Lusa enfrentará esses adversários na primeira fase.
A possível mudança, porém, se dará no sistema de classificação. Em entrevistas recentes, o presidente Reinaldo Carneiro Bastos disse que há a hipótese de que ao invés dos dois melhores de cada grupo de classificarem, o critério a ser utilizado seja o das 8 melhores campanhas. Com isso, há a possibilidade de que um grupo tenha de 4 a nenhum classificado. A mudança deve ser votada no Conselho Técnico e equipes do interior estariam inclinadas a dar sinal positivo para ela.
Outra possibilidade é que o campeão de cada grupo tenha sua vaga garantida, enquanto as outras quatro vagas sejam definidas pelo índice técnico.
A mudança no sistema de classificação causa também uma dúvida quanto as quartas de final. Hoje os confrontos são definidos dentro dos grupos, mas com esse novo sistema de classificação eles poderiam ser definidos pelas campanhas.
Ainda sem divulgação oficial da FPF, o Conselho Técnico deve ocorrer no dia 1º de novembro, em evento no Pacaembu. A Lusa voltará para a elite estadual após oito anos.
Boa proposta. E se o critério de classificação for a melhor campanha independente do grupo, melhor ainda, pois acabaria com a necessidade do público ter que ler duas tabelas: uma em grupos com quem se classifica e outra única com quem será rebaixado.
Agora só falta a diretoria montar um time competitivo de série A, senão vamos lutar para não ser rebaixado.
Há times que conseguem uma excelente pontuação, mas com este regulamento não avançam; em contrapartida, outros fazem uma péssima pontuação e se classificam; portanto, tem que mudar pelo fato de não haver coerência; tem que prestigiar aqueles que fazem mais pontos.
Independente como for o regulamento do campeonato Paulista serie A1 ano que vem, só tenho uma certeza ; a lusa vai ” brigar ” é muito pra não cair , lembrando que os times disputam apenas 12 jogos na fase de classificação para as finais , título do interior e rebaixamento e é provável até que a lusa seja rebaixada com 2 a 3 rodadas de antecedência.
É uma tremenda merda esse formato, o melhor seria ter um grupo unico, com turno e returno, classificando apenas os 2 melhores pra uma final com jogo de ida o volta. Então aplica-se o mesmo critério do brasileiro, com turno e returno. O melhor ser a campeão paulista, acaba com essa merda de injustiça todos contra Rodrigo de turno e returno. E cai os 4 últimos. Essa fórmula é mais justa.
Na minha opinião, o critério de classificação deve ser mantido pois cada time dentro do grupo é exposto aos mesmos adversários e assim há meio de comparação de desempenho. Os primeiros colocados de cada grupo dispustariam o título.
Além disso, para a definição do rebaixamento, o critério deveria ser o mesmo, com a disputa de um “rebolo” entre os últimos colocados de cada grupo.
Ainda bem que estão pensando em mudanças, pois tinha time que estava quase caindo e se classificando para o mata mata e outros melhores fora. Acho que devia todos jogar contra todos e os oito melhores fazer o mata mata. Tem data pra isso.