O Paulistão 2023 ainda está longe de começar, mas até boatos de mudança de regulamento já circulam nos bastidores. E o acesso da Portuguesa deve contribuir ainda mais para que a competição tenha mudanças a partir do ano que vem. Isso porque o Troféu do Interior, ao menos com esse nome, deve ser extinto pela FPF.
LEIA TAMBÉM: Campeão com a Barcelusa, Edno acompanha título da A2 no Canindé
Criado em 2007, o Troféu Campeão do Interior passou por uma série de mudanças desde então. Em 2022, participaram do campeonato os times do interior que foram eliminados na primeira fase e que não foram rebaixados (Inter de Limeira, Ferroviária, Água Santa, Mirassol e Botafogo) e o interiorano de melhor campanha entre os eliminados nas quartas de final do Paulistão (Ituano). Em duelos únicos, os times se eliminaram até o Ituano se sagrar campeão e conquistar a vaga na Copa do Brasil.
Fora da disputa do torneio enquanto esteve na elite, a Portuguesa já comunicou a FPF de que não abriria mão de disputar uma vaga na Copa do Brasil apenas por conta da sua localidade. Até 2015 a Portuguesa conseguiu se classificar para a copa nacional via ranking da CBF, algo que não ocorre mais. Há também a questão financeira. Em 2022, o campeão do interior recebeu R$ 360 mil de premiação.
Com o encerramento do Paulistão há duas semanas, a FPF aos poucos reunirá dirigentes para tratar de questões sobre a próxima edição. A CBF já deixou claro anteriormente que manterá o número de datas dos estaduais, respeitando os acordos das federações com patrocinadores e detentores dos direitos de transmissões.
Como fica?
Em 2023, a FPF já trabalha com duas possibilidades. A primeira é uma mudança no atual regulamento (quatro grupos de quatro equipes), que poderia ser feita com os times jogando em turno único cumprindo as 16 datas ou alguma outra fórmula a ser estudada entre entidade, detentores dos direitos e clubes.
Caso o formato atual do Paulistão permaneça, a FPF estuda trocar o nome do Troféu do Interior e homenagear um ex-atleta. Nesse caso, a Portuguesa poderia disputar caso falhasse na classificação da primeira fase, ficando de fora apenas os cabeças de chave (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos).
A Portuguesa é da Capital e não pode jogar por este motivo? Porém o Santos não é da capital e também não.joga o torneio do interior.
O Santos não joga pq é.cabeça de chave
A Associação Portuguesa de Desportos não pode abaixar a cabeça nem para a Federação Paulista, nem para a CBF! A Lusa tem que fazer valer todos os seus direitos!!!
Que tal copapaulipira.
Vamos vamos Lusa…depois do Timão…meu segundo time😍
Depois de tanto Sofrimento, nossa PORTUGUESA Merece todos os Holofotes, iluminando cada degrau para chegar na Elite por seus próprios méritos…. Elite aliás, que nunca deveria ter saído.🥰👏👏
O regulamento está errado, veja a Lusa melhor em tudo e poderia ser eliminada pelo 8°colocado ou 4° .No acesso 1° e 2° sobem direto, 3°ao 8° play off,e sobem 3 times.No principal turno unico, 1° e2° já está na semifinal, 3°ao6° playoff, difícil dirigentes pensarem
A federal paulista de futebol é uma piada.
Esse formato de campeonato é uma bosta, esse ano o grupo C teve Palmeiras 30
Ituano 19
Botafogo SP 18
Mirassol 17
O Botafogo e o Mirassol só n se classificaram por causa desse formato, pq os dois se tive em qual quer outro grupo teria se classificado fácil. Deveria ser dividido em grupo mais deveria ser a classificação geral para se classificar 1 ao 8 n essa merda de regra
Vamos diretoria,a LUSA está assim porque foi lesada pela CBF.