Na tarde deste sábado, a Portuguesa venceu a Portuguesa Santista por 1 a 0, gol anotado no primeiro tempo, por Luiz Felipe. Com o resultado, a Lusa chegou a 10 pontos e assumiu a liderança do Grupo 3 da Copa Paulista.
+ Ex-Lusa, Caio Mancha é o novo reforço de time da Série C
A Rubro-Verde ultrapassou justamente a Briosa, que com nove pontos caiu para segundo na tabela, com quatro rodadas disputadas. A atuação do Leão não foi das melhores, foram muitos gols perdidos, mas foi o suficiente para vencer.
O destaque negativo ficou para Chrigor, que embora venha se destacando no torneio, não teve uma tarde feliz no Estádio do Canindé. O artilheiro perdeu chances claras, que poderiam fazer com que a Portuguesa vencesse com tranquilidade.
Na rodada passada, fora de casa, a equipe lusitana venceu com autoridade o EC São Bernardo, com direito a golaço do meio de campo do lateral-direito Luiz Gustavo. Os outros dois tentos foram anotados pelos atacantes Chrigor e Rone.
O próximo compromisso da Lusa será na tarde da próxima sexta-feira (28), às 15h, contra o São Caetano, no Anacleto Campanela. Na rodada que se encerrou, o Azulão empatou em 1 a 1 com o Santo André e se manteve na penúltima posição, com apenas um ponto.
O JOGO
Primeiro tempo
A partida começou equilibrada, sem muita velocidade e oportunidades, com os dois times se estudando. Com 8 no relógio, a Portuguesa Santista saiu em contra-ataque e Maranhão caiu na área pedindo pênalti, mas o árbitro mandou seguir. GOL DA LUSA! Lucas Paraizo fez uma boa jogada e a bola sobrou para Luiz Felipe, aos 9 minutos, que finalizou de fora da área para abrir o placar para a Lusa: 1 a 0. A Briosa tentou descontar nos instantes seguintes, mas sem sucesso.
Com a vantagem no placar, a Rubro-Verde diminuiu o ritmo, enquanto os visitantes tentavam chegar com mais perigo, mas na altura de 17 minutos não vinha tendo êxito. Com 23 no cronômetro, a equipe da Baixada Santista teve uma boa chance com Franco, com um chute perigoso após sobra de bola na entrada da área. PERDEU! No mesmo minuto, a Portuguesa saiu em contra-ataque com Paraizo, que rolou para Chrigor, cara a cara com o goleiro, mas finalizou muito mal e perdeu a oportunidade.
A sequência de oportunidades, uma de cada lado, acelerou o confronto. Aos 32 minutos, Luiz Gustavo tentou uma finalização de fora da área, em sobra da defesa após escanteio, mas isolou. Instantes depois, Rone subiu em velocidade pela direita, cruzou na intermediária, mas a defesa cortou. Com 34 no relógio, a Lusa saiu em contra-ataque pela esquerda, Chrigor entrou na área e chutou para uma grande defesa de Gauther. Em seguida, a Briosa tentou a resposta em subida pelo lado esquerdo, mas o ataque se atrapalhou e a bola saiu para tiro de meta.
Com a primeira etapa chegando ao fim, a Portuguesa Santista passava a forçar as jogadas, com lançamentos pouco efetivos, e levava mais perigo quando chegava pela esquerda. Com 44 minutos, Diogo Carlos saiu de cara com Fernando Henrique após bom passe pelo meio, mas o goleiro lusitano saiu bem da meta e pegou a bola sem dificuldades. FERNANDO HENRIQUE! Com 47 no cronômetro, em boa cabeçada do adversário, o arqueiro realizou uma belíssima defesa. O árbitro encerrou o primeiro tempo aos 48.
Segundo tempo
No recomeço da partida, Leandro Zago não fez nenhuma alteração. No primeiro minuto, Maranhão subiu com perigo pela esquerda, foi até a linha de fundo, mas na hora de tocar foi bloqueado pela defesa lusitana. Com 5 minutos, a Portuguesa subiu com Paraizo, mas na conclusão da jogada a bola não chegou para Chrigor. GOL ANULADO! Após escanteio de Tauã, Robson cabeceou e Patrick desviou para o gol, mas a arbitragem marcou impedimento.
Com 10 no relógio, Maranhão voltou a dar trabalho a Fernando Henrique com um bom chute. Diferente da primeira etapa, a Lusa, com 15 no cronômetro, se mostrava mais presente no campo de ataque, em busca do segundo gol. Instantes depois, em confusão na área, a bola sobrou para Emerson, que tentou empatar para os visitantes, mas o chute foi desviado para escanteio. Aos 17, Leandro Zago fez a primeira alteração, com a entrada de Queiroz, na vaga de Paraizo.
Quase um GOLAÇO! Chrigor fez fila na defesa pelo meio, mas na conclusão da jogada, na hora de tirar o 10, o atacante foi desarmado pela zaga da Portuguesa Santista, aos 20 minutos. Com 25 no relógio, a Briosa se soltou no jogo e chegava cada vez com mais perigo na área lusitana. PARA FORA! Chrigor de novo! O artilheiro passou para Rone na área, que finalizou, o goleiro defendeu, mas sobrou para o atacante novamente, de cara para o gol, mas perdeu outra oportunidade.
Com 32 minutos, Rone recebeu pela esquerda e finalizou para uma boa defesa do goleiro. No minuto seguinte, Emerson arriscou de fora da área, mas Fernando Henrique agarrou sem problemas. Leandro Zago promoveu as entradas de Milani e Rochinha, aos 35 no relógio, nas vagas de Robson e Chrigor. Com 44 minutos, aconteceram as duas últimas mudanças, com as entradas de Hudson e Xandy, para as saídas de Luiz Gustavo e Luiz Felipe. Nos instantes finais, a Briosa foi com tudo para o ataque, no abafa, enquanto a Lusa se segurava.
A Portuguesa Santista teve uma falta perigosa aos 45, perto da área, mas não levou perigo após jogada ensaiada que não deu certo. Aos 50 minutos, Lucas Grossi recebeu na entrada da área e finalizou, mas a zaga da Portuguesa desviou para escanteio. No mesmo minuto, Emerson arriscou de longa distância, mas passou muito por cima da meta de Fernando Henrique. FIM DE JOGO! Com 53 no cronômetro, o árbitro encerrou o jogo, com a vitória da Lusa por 1 a 0, gol anotado por Chrigor.
FICHA TÉCNICA
22 de julho de 2023, Estádio do Canindé, São Paulo
4ª rodada da Copa Paulista 2023
PORTUGUESA: Fernando Henrique; Luís Gustavo (Hudson), Robson (Milani), Patrick e Eduardo Diniz; Marzagão, Tauã, Luiz Felipe (Xandy) e Rone; Chrigor (Rochinha)e Paraizo (Queiroz).
Técnico: Leandro Zago
PORTUGUESA SANTISTA: Gauther; Michel, Diego Silva, Guilherme e Kaio Cristian; Jean Henrique (Ryan Henrique), Diego Gomes (Emerson) e Franco; Maranhão (Igor Eto’o), Diogo Carlos (Lucas Grossi) e Luiz Paulo (Shutz).
Técnico: Sérgio Guedes
Gols: Luiz Felipe (9 do 1º tempo)
Cartões amarelos: Jean Henrique (4 do 1º tempo), Chrigor (30 do 2º tempo), Emerson (47 do 2º tempo)
Cartões vermelhos: –
Público: 3.042
Renda: R$ 54.850,00
ARBITRAGEM
O jogo foi apitado pelo árbitro Gabriel Henrique Meira Bispo, auxiliado pelos bandeirinhas Claudenis Donizeti Gonçalves da Silva e Felipe Camargo Moraes, com Rodrigo Gomes Paes Domingues de quarto árbitro. O analista de vídeo foi Marco Antonio Gonzaga da Silva.
Obrigado feique Fernando Henrique
Que sufoco!!! Jogo que poderia ser fácil, no mínimo 3 x 0 e se tornou complicado pelos nossos próprios erros. Erramos demais nas finalizações com gols perdidos cara a cara. Nossa defesa aguentou a pressão da Briosa e por isso conseguimos a vitória. Precisamos treinar mais as finalizações e ter mais calma para finalizar!!! Mas valeu a vitória e a liderança e o time lutou até o fim. Contra o São Caetano precisamos ser mais objetivos nas finalizações.
Teve aperto no final, mas várias chances claras de gol foram nossas. Precisamos de um centroavante referência e + um número 10. Estamos no caminho certo.
Belo trabalho do Zago
4 jogos
3 vitórias
1 empate
0 derrota
9 gols pró
1 gol contra
Tenho gostado muito da evolução do Paraizo e do Patrick!! Estamos bem e precisamos dessa vaga na Serie D! Vamo que vamo mulekada!!!
Vai LUSAAA!!
Ontem o Luiz Felipe parece ter se soltado um pouco mais, além do belo gol, fez algumas jogadas boas jogadas. Tive a sensação de ser questão de tempo para aparecer mais.
Bom jogo. Manteve a cabeça no lugar e vencemos só evoluindo parabéns a todos bora Lusa pra série D
Valeu pela vitória e por saber que o Zago sabe que precisa corrigir, principalmente nas finalizações, VAI LUSA PÔ!
iluminação de boate /// juiz que não apitou nenhuma obstrução dos caras, e teve várias /// festival de gols perdidos pelo nosso ataque, só o Chriger perdeu 2 facinhos, fácinhos //// os caras dominaram o meio de campo, praticamente o jogo todo /// mas estamos em 1o. e no 4o.jogo ainda só tomamos 1 gol //// obs – a turma da Leões podia respeitar o Hino Nacional
Todas as torcidas não respeitam o hino, jogador muitos ficam mudo(se tocasse um pagode ou uma musica sertaneja estavam cantando) e na verdade os únicos que respeitam são as crianças que entram com os jogadores. A torcida e jogadores do Palmeiras mudam a letra do hino para palmeiras e acham graça.
Que bobeira isso de tocar hino…
Realmente, perdermos muitas oportunidades claras de gol, e passes errados no meio campo, mas não podemos deixar de ressaltar o mérito da defesa lusitana, e claro do belo trabalho do Leandro Zago.
Hoje haviam mais de 3000 torcedores no Canindé. Deve ser o novo recorde da Copa Paulista, não podemos deixar cair está marca!
A Portuguesa poderia tentar mudar o próximo jogo para sábado com o objetivo de ter mais torcida. Vai ser outro jogo complicado devido ao gramado mas confio na vitória, também gostaria de ir no jogo mas na sexta-feira vai ser complicado. @portuguesa, faz uma força aí em tentar alterar a data.
Como é bom ver a Lusa no topo de uma tabela de classificação!!!
Portuguesa de Desportos x Atlética Portuguesa , essa seria a denominação correta para os dois clubes de origem lusitana ! Ou simplesmente Lusa x Briosa /// Santista é só um apelido mal dado para o clube de Santos !…
A Lusa só está no topo da tabela por se tratar de uma Copa Paulista ! No ano que vem , se estiver no topo da tabela no Campeonato Paulista , aí sim vou comemorar ! Tudo bem ,vamos de grão em grão! Ou de pedaço de carne em pedaço de carne , uma vez que o símbolo do clube é um Leão!