Foto: Divulgação/Real Madrid

A Portuguesa emitiu uma nota, na manhã desta segunda-feira (22), para manifestar apoio ao atacante Vinícius Júnior, atualmente no Real Madrid-ESP. O jogador foi vítima de insultos racistas e gritos de macaco vindo das arquibancadas na derrota do time espanhol para o Valência, no último domingo (21), pela disputa do Campeonato Espanhol.

+ Campeão da A2 em 2007, Vágner Benazzi morre aos 68 anos

No post, a Rubro-Verde afirmou que “ser antirracista não pode ser uma atitude apenas de um atleta e sim de toda a sociedade. Vinícius Júnior estamos contigo!”. Por fim, a Rubro-Verde reforçou, “mais uma vez, que o esporte é lugar de igualdade, diversidade e inclusão. Que sua alegria e irreverência seja a força para a derrota daqueles que propagam a intolerância e o ódio”.

Durante a partida, já era ouvido os cânticos racistas. Contudo, aos 24 minutos, a situação explodiu. O jogador chegou a reclamar com a arbitragem e puxou o árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea para denunciar um determinado torcedor atrás do gol.


Os jogadores de ambos os times tentaram acalmar os ânimos. O sistema de som do estádio Mestalla emitiu dois avisos sobre a situação. Contudo, aos 48 minutos, começou mais uma confusão na área do Valencia entre o goleiro Mamardashvili e o brasileiro, que chegou a receber um mata-leão do atacante Hugo Duro.  

Ao se desvencilhar, Vinícius acertou o rosto do adversário. Acalmados os ânimos, o VAR chamou Burgos Bengoetxea, que reviu o lance e decidiu expulsar o brasileiro. O atleta saiu de campo aplaudindo e fazendo gesto de número dois, referência ao risco de rebaixamento do atleta. Jogadores do Real Madrid e o técnico Carlo Ancelotti chegaram a se manifestar, publicamente, devido ao episódio e tecerem críticas a mais um episódio racista envolvendo o jovem.

Diversos clubes brasileiros, personalidades e políticos defenderam o atleta e fizeram duras críticas para o Real Madrid e também para a La Liga. O jogador divulgou um post, no qual criticou a organizadora do torneio e as situações que vem passando.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, comentou.

22 comentários

  1. Isso é o mesmo que o Taubaté postar um comentário dizendo que está negociando um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, ou seja, o mesmo que nada… Aproveitando, a Portuguesa diz estar ao lado do Vinícius Júnior mas quem é que estava ao lado da Portuguesa quando ela foi vítima de fake news dizendo que o clube havia fechado? Ah tá, ninguém…

  2. O racismo é intolerável mas sempre vem de pessoas fracas de mente ! O racista é aquele idiota que olha no espelho e se sente a Branca de Neve ! Mas se esquece que pela cor da pele não se mostra o coração ! Vamos ter dó ,, não de Vinícius , mas de quem é racista e por isso já tem o caminho do inferno traçado ! Quem quer se juntar a Hitler no inferno ,seja racista e que Deus não o acompanhe !

  3. A culpa é da Liga Espanhola que nada faz para que isso tenha fim.
    Não seria o caso dos jogadores se recusarem a entrar em campo enquanto não fosse tomada uma medida dura a respeito?
    Será que é pedir demais a sujeitos que estão preocupados com seus carrões, baladas, tatuagens, cortes de cabelo e sobrancelhas?

  4. SR. J . Alberto, se Ubatuba resolver invadir Campos do Jordão com certeza eu estarei negociando a paz por 2 motivos, lugares maravilhosos e eu estou exatamente no 1/2 da ” briga “. Já Russia e Ucrânia é coisa para o presidente “eleito” , que por sua vez…..super em cima do muro!!!

  5. O racismo não é espanhol , é global …..Me parece uma doença incurável ! Medidas drásticas teriam que ser tomadas em cada canto do mundo ,i nclusive aqui no Brasil ! Uma doença incurável , porém com medidas enérgicas restritivas a doença regridiria . ! Quem chama uma pessoa negra de macaco tem que ser enjaulado com um gorila , pelo menos uma noite ! Vai implorar perdão a Deus e quem sabe pode aprender !!!!

  6. Num jogo do Santos em Porto Alegre contra o Grêmio, a câmera flagrou um torcedor gremista chamando o goleiro Aranha de macaco ! Aranha ouviu , gesticulou e berrou raivosamente para que uma atitude fosse tomada ainda durante o jogo ! Nada fizeram e chego ‘a conclusão de que o racismo no futebol ainda tem espaço porque deram espaço a atitudes como essa envolvendo o goleiro Aranha ! …O racismo não tem nacionalidade , é uma doença mundial ! Teria que haver punições severas para o clube envolvido , como já fazem com torcida agressiva , que quer resolver na cacetada ! Acho que atualmente só na Inglaterra se pune com rigor ….

    • Essa torcedora teve o que mereceu e mais um pouco. Perdeu o emprego e até a moral pra sair de casa. E o Grêmio, numa decisão sem precedentes, foi excluído da Copa do Brasil sem jogar. O problema é que existem dois pesos e duas medidas no futebol brasileiro. Um ótimo local pra cortar o mal pela raiz fica na Av. Borges de Medeiros 997 Gávea Rio de Janeiro RJ. Todo ano tem jogador negro sendo discriminado e levando a culpa pelos fracassos. Já os jogadores branquinhos por lá, ah, esses viram ídolos com uma facilidade enorme!

  7. “Portuguesa repudia atos racistas durante vitória sobre o São Caetano
    Clube revela que ‘pequeno grupo’ cometeu injúrias raciais contra um profissional da imprensa
    10 de fevereiro de 2022”

    Esse tipo de babaca não tem só na Espanha, tem até na nossa torcida…bom não esquecer
    Toda solidariedade ao Vinicius Jr.

  8. Isso de racismo é lamentável sob todos os aspectos, aqui no Brasil tem todo dia, toda hora, todo minuto. Pior aqui geralmente é contra pobre, já o VJr, fatura quase 2 milhões de euros/mês ou mais, dá para se defender bem né.

  9. Me desculpem, acho que quem tem que resolver isso são eles!!!
    A portuguesa tem que ver o social dela própria!!!
    Teria que fazer uma homenagem ao Wagner Benazzi.
    Isso sim!

  10. Quanto mais importância ao caso, mais se aguça os atos. Tudo que essa gente quer é atingir e magoar. Querem resolver? Ignore e vire as costas aos cretinos. O desprezo é o remédio já a revolta é o aumento da dor…

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here