Foto: Divulgação/Portuguesa

O técnico Vagner Benazzi morreu nesta segunda-feira (22), aos 68 anos. O ex-jogador e treinador foi um dos técnicos que mais comandou a Portuguesa no século XXI, com 117 jogos disputados. A causa da morte não foi divulgada.

+ Com gol na etapa final, Lusa perde para o Ibrachina no Paulista Sub-20

O então lateral-direito chegou a ter uma passagem pela Portuguesa, em 1973, e rodou pelo futebol paulista e gaúcho. Contudo, foi como treinador que ele ganhou destaque com a camisa verde encarnada.

A sua primeira passagem, em 2006, o comandante evitou o rebaixamento da Portuguesa para a Série C do Campeonato Brasileiro, no jogo diante do Sport que ficou conhecido como “Milagre da Ilha”.


No ano seguinte, Benazzi conquistou o título da Série A2 do Campeonato Paulista, além do acesso para a elite do Brasileirão. No total, comandou a Rubro-Verde em 66 jogos com 33 vitórias na temporada. Ele deixou a Lusa em 2008.

O treinador retornou em outras duas oportunidades ao Canindé: Em 2010, onde quase conquistou o acesso na Série B, e também em 2014, na fase péssima que ocasionou no rebaixamento para a Série C.

Além da Portuguesa, o treinador também somou passagem por diversas equipes, no qual conquistou o título de “Rei do Acesso” e se especializou em salvar clubes do rebaixamento. O seu último clube foi o Comercial, em 2016. Desde então, ele estava aposentado, enfrentando problemas de saúde.

O velório ocorre nesta segunda-feira (22), das 10h às 16h, no Cemitério Municipal Bela Vista, na Vila Osasco.

Confira a nota oficial divulgada pela Portuguesa

A Associação Portuguesa de Desportos comunica que Vagner Benazzi, ex-atleta e técnico de futebol do Clube faleceu hoje, aos 68 anos de idade.

Conhecido como “Rei do Acesso”, Benazzi defendeu a Lusa na década de 1970 nas categorias de base do clube. Como técnico da Rubro-Verde livrou a Lusa da queda na Série C em 2006 no feito conhecido como Batalha da Ilha do Retiro. Em 2007 conquistou o caneco do Paulista A2 e conseguiu o acesso da Lusa para o Brasileirão.

Seu velório ocorrerá no Cemitério Municipal Bela Vista, nesta segunda, das 10h às 16h, na Rua Diogo Benitez, 400, Vila Osasco, Osasco, São Paulo/SP.

Enlutada, a Associação Portuguesa de Desportos lamenta a partida de Benazzi e deseja força aos familiares e amigos neste momento de dor.

26 comentários

  1. Infelizmente vinha com problemas gravíssimos de saúde, segundo um amigo que conhece os familiares, DESCANSOU GUERREIRO!!! Condolências à família!!! Agora A.C.C vá ou mande um representante do clube no velório, ou quer que ocorra como o de Djalma Santos???

  2. Conforte que Deus conforte seus familiares grande homem gostava muito da portuguesa é uma pena é um caminho que ninguém escapa né é a morte é o chamado de Deus mas que Deus põe ele em um bom lugar merece todo o nosso respeito no nosso carinho grande Wagner Benassi ele amava portuguesa

  3. Acabei de chegar ao velório muito triste….. é muito triste tbm nenhuma homanagem da portuguesa aqui no velório….
    Alguns clubes e empresas homenagearam mais da portuguesa não vi nada….

  4. Terá sempre o respeito daqueles que amam a Lusa!! Por mais que alguns não gostasse, foi um profissional que sempre respeitou a LUSA (e nos livrou de algumas).
    Particularmente sempre gostei dele, mesmo sendo retranqueiro! rs…

  5. Gratidão ao Benazzi.
    Vivemos bons momentos com ele.
    Infelizmente a vida é assim.
    Um dia todos se vão
    Sentimentos à família e que descanse em paz.

  6. Meu ex-vizinho e um profissional que gostava de fato da Portuguesa.
    Vinha com problemas de saúde há algum tempo que o impedia de trabalhar.
    Foi da base da Portuguesa, mas foi como técnico que escreveu sua história
    na Portuguesa.
    Que Deus ilumine sua nova morada!

  7. Toda a solidariedade e afeto nessa jornada intransferível aos parentes e amigos de um dos maiores símbolos da nossa Lusa nos últimos 20 anos. Descanso eterno, grande Benazzi!!!

  8. O homem que foi responsável por eu ver o meu clube campeão pela primeira vez. Eterno benazzi, que seu nome seja gravado pra sempre no estádio do canindé, pois era um merecedor. Descanse em paz.

  9. Castanheira tem ou tinha obrigação de estar no velório ! O passado do clube tem grande importância e Benazzi fez parte desse passado menos dolorido ! O técnico que mais nos deu alegria neste atual século ! E nós deu alegria por sua competência incontestável! Sabia extrair água de pedra ! Castanheira ,o clube tem que homenagear este homem !

  10. Que a família receba os sentimentos da torcida Lusa. Uma coisa não podemos negar, bom técnico ou não, do século que estamos, foi um dos poucos que nos proporcionou alguma alegria frente a tantas decepções!!! Descanse em paz Benazzi!!!

  11. Obrigado Benazzi pelo primeiro título oficial da nossa Portuguesa dentro do estádio do Canindé. Merece as mais dignas e grandiosas homenagens por isso. Sabemos que o clube praticamente fecha para balanço nessa situação sem divisão, mas a diretoria precisa começar a se mexer já para homenageá-lo, e se possível nós torcedores também.

  12. Não é preciso dirigir um Real Madrid para se ter a consideração de um bom técnico ! Benazzi foi grande na medida certa do momento lusitano ! A bandeira do clube tem que estar em seu funeral , sim !!! …Ele merece esta justa homenagem ! O clube não tem histórico de enaltecer seus heróis ! Pois deveria !!!! Fica a impressão de injustiça declarada ! E falta de sentimento !

  13. Que Deus dê ao Benazzi um lugar de paz e descanso. Sempre gostei do Benazzi, do seu estilo de comandar e do carinho que ele sentia pela Portuguesa. Tenho o DVD “O Caminho dos Campeões” sobre a trajetória na A-2. É simplesmente emocionante ver o trabalho realizado pelo Benazzi. Muito obrigado, Wagner Benazzi. Sou e sempre serei seu fã. Você nos deu muitas alegrias e sempre respeitou nossa Lusa. Meu sentimentos à família. Que Deus conforte à todos neste momento de dor.

  14. era humilde ao extremo, qdo iamos com a leoes nas caravanas,as vezes trombavamos o busao da portuguesa(time) nos postos das estradas,ele fazia questao de ficar resenhando com todos,um a um da leoes,era muito humilde mesmo,tomava lanche com o pessoal da leoes nos balcão,contava piadas, diferente dum certo castanheira ai que despreza a torcida,sentimentos aos familiares

  15. Depois do soco no estomago em o esquecimento do Capitão nas homenagens no Canindé, agora leio nos comentários que não comparecerem ao velorio do Gigante professor Benazzi!!! Surpreso ? Claro que não, esperar o que de uma diretoria como esta, que esquece da historia maravilhosa da Lusa e de quem participou dela sempre com descência. Há, me desculpem, descência não é uma palavra conhecida por esta diretoria!!!!! Tenham certeza de uma coisa: Nossa história, nossa camisa e nossa torcida é muito maior do que vcs, bando de incompetentes!!!!

    • o castanheira esta preocupado em inventar desculpas sobre a acusaçao de desvio de dinheiro agora, ele ate sumiu das lives,da midia, desapareceu do mapa, ai tem coisa………..

  16. Torcida Lusitana desculpe o ” Atraso ” a velocidade do dia a dia veio a calhar com o Falecimento de Pessoas Importantes que fizeram parte da Lusa. ” Meus Sentimentos a todos os Familiares e que Deus os Iluminem Sempre. Com certeza no primeiro jogo do campeonato prestes a Iniciar o Presidente Castanheira vai fazer 01 minuto de silencio.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here