Apesar da vitória da Portuguesa sobre o São Caetano por 2 a 1, a partida da última quarta-feira (9), no Canindé, teve um episódio lamentável. De acordo com o clube, alguns torcedores cometeram atos racistas contra a imprensa durante a partida.
LEIA TAMBÉM: Sérgio Soares exalta força mental e entrega da Portuguesa
Horas após o triunfo rubro-verde, a Lusa revelou nas redes sociais que ‘um pequeno grupo travestido com as nossas cores e nossa camisa praticou atos criminosos de injúrias raciais contra um membro da imprensa que trabalhava na cobertura da partida’.
O profissional em questão trabalhava com a equipe da Federação Paulista de Futebol que transmitiu o confronto. A assessoria de imprensa rubro-verde, assim como o próprio técnico Sérgio Soares, deram suporte ao membro da imprensa.
A repórter da FPF, Isabela Labate, falou sobre a situação durante a transmissão no YouTube. “O Bruno, o nosso auxiliar, inclusive sofreu alguns insultos racistas. É triste ter que falar isso, mas acho importante pontuar, porque a gente sempre luta contra esse tipo de manifestação no futebol. Infelizmente o Bruno sofreu aqui um negócio que a gente nunca gosta de ouvir”, disse.
Além da Portuguesa, a Federação Paulista de Futebol divulgou uma nota à imprensa. Confira no fim do artigo.
Confira o texto publicado pela Portuguesa na íntegra:
A vitória desta quarta-feira (09) enche de orgulho e esperança nossa torcida que apoiou e acreditou durante os 90 minutos de um jogo duro e difícil. Porém, um pequeno grupo travestido com as nossas cores e nossa camisa praticou atos criminosos de injúrias raciais contra um membro da imprensa que trabalhava na cobertura da partida.
A Portuguesa e sua torcida se solidarizam e se posicionam contra todo ato de racismo. Aos que praticaram esse ato, reforçamos que vocês não nos representam e pedimos para que não frequentem mais o Canindé!
Racismo é crime e nós não toleramos esse comportamento.
Veja a nota divulgada pela FPF:
É com indignação que novamente a Federação Paulista de Futebol vem a público tratar de um crime que infelizmente segue recorrente na sociedade: o racismo.
Nesta quarta-feira, um profissional que participava da produção da transmissão de Portuguesa x São Caetano para o YouTube do Paulistão foi alvo de ofensas racistas por parte de um pequeno grupo de pessoas presentes no estádio do Canindé.
A FPF e a Associação Portuguesa de Desportos repudiam veementemente os atos racistas praticados por estes indivíduos. As duas entidades estão à disposição para colaborar com as autoridades, a fim de que estas pessoas sejam identificadas, citadas criminalmente e punidas com o maior rigor da lei. O Futebol Paulista não tolera atos discriminatórios e dispensa a presença de indivíduos que usam o esporte para exacerbar seus preconceitos descabidos e criminosos.
Com 10 ou 12 drogados….cheio de cocaina é fácil!!!!! Com certeza vão jogar o patrimônio da família na mão de um traficante…….que ….CLARO é Malandro BRASILEIRO!!!! Fico com dó desses desgracados que trabalham 20 hrs por dia pra criar esses monstrinhos racistas filhos de uma puta.
Todo tipo de racismo é abominável ! E esse senhor, Taubaté, comete essas injúrias frequentemente contra o povo Português, aqui nos comentários, e a NETLUSA permite !!
Taubaté falando é racismo é o mesmo que o Fernandinho Beira Mar reclamando da violência
A nota em questão é o mínimo que a Portuguesa deveria fazer
Não tem como identificar quem são, dar nome aos bois, entregar eles pra justiça e banir eles do Canindé?
“Parabéns” aos envolvidos em colocar nosso time na mídia dessa forma vergonhosa.
Acreditava que nossa torcida por ser mais familiar não tinha esse nível de pessoas.
Vergonha de ter torcedores como vcs no meio de nossa torcida.
1 – tem que identificar e proibir a entrada novamente no Canindé.
2 – Por se tratar de um crime entrega-los as autoridades.
triste como uma linda vitória como foi ontem dentro de campo, tenha sido manchado por cretinos como esses! FORA a Portuguesa não precisa de vocês!
Lamentável racismo, censura…Netlusa censurou meu comentário…até quando ?
O mundo ta chato pra caramba, odeio todo tipo de racismo seja negros, brancos, amarelos. Arquibancada infelizmente é isso, o cara vai lá extravasar suas magoas e escolhe uma vitima, pode ser um negro, gordo, gay, algo que ele possa xingar e se sentir aliviado. Isso nunca vai acabar enquanto for tratado dessa maneira, tudo é ofensa.
Façam como fez o jogador Daniel Alves quando jogaram uma banana para ele, comeu um pedaço e jogou do lado, simples, devolveu o desprezo com estilo.
A lei não se aplica em arquibancadas de estádio de futebol?
Na lei está escrito que quem faz o que foi feito ontem deve ir pra cadeia e não o ofendido deve devolver o desprezo com estilo.
Você odeia o racismo, mas entende o racista?
Quer falar de racismo ? meus avós fugiram de um massacre na Armênia onde morreram mais de 1 milhão de Armênios. Esses sim teriam que estar na cadeia, e até hoje os Turcos alegam não ter havido racismo. Mas não vou entrar em detalhes quem deveria estar na cadeia, pois ai vai para o lado politico.
Paulo Kasparian,
Com todo o respeito, mas você está errado, não tem nada de chato, o mundo nesse aspecto evoluiu e entendo que atos de racismo devem ser sim considerados crime.
Em nenhum momento disse para deixar de ser crime, só que a Lei funciona para racismo, homofobia e não pagar pensão, ou quando algum jornalista de direita é preso por opinião.
Ai quando um bandido condenado, que assaltou o país vai concorrer a presidente justamente com um Juiz que o condenou eu pergunto, que Leis vamos seguir ?
Mas se fosse numa arquibancada de um estádio na Armênia tava tudo certo pq eles só deveriam estar “extravasando suas magoas”
Triste ver gente arrumando desculpas pra gente assim
Sinto pelos seus avós do mesmo jeito que sinto pelo rapaz ontem
Acho que você não entendeu a minha colocação, mas vou tentar mais uma vez.
O que eu quis dizer é que o mundo ta chato, tudo é ofensa e não é só o racismo, o cara se ofende por que xingou, zuou, chamou de gordo, magro, viadinho. Anos 80 não tinha isso, todo mundo zuava e era zuado, hoje o cara é muito vitimizado, se fosse comigo no canindé ontem sinceramente baixava a calça e mostrava a bunda para quem xingou.
O ser humano ao invés de evoluir está involuindo. O que faz a diferença no ser humano é o carater e não a cor da pele, dos olhos,cabelo, escolha sexual, nacionalidade e o raio que o parta. Respeitar sempre o seu semelhante e também os animais não é só obrigação é também um modo para ser respeitado. Antes de ofender olhe para seu próprio umbigo e veja se realmente Vc. tem caráter.
Checaram os 2 lados ???? tem testemunhas ????
Uma matéria acabou de passar no SPTV sobre o assunto
Com direito a uma jornalista dando depoimento
Parabéns aos envolvidos
Cadeia neles
Que vergonha. A Globo que raramente fala da gente, quando fala é para nos expor de forma vergonhosa.
Parabéns aos cretinos que nos envergonharam.