A Portuguesa vai a campo neste sábado (3), diante do EC São Bernardo, às 15h, com um tabu importante a ser mantido no estádio do Canindé. Nos dois jogos disputados entre as equipes na casa lusitana, a Rubro-Verde venceu em todas as ocasiões, de acordo com o historiador Sergio Luiz Henriques, do Museu Histórico da Lusa.
+ Franco é o novo reforço da Portuguesa para a Copa Paulista
No retrospecto geral entre as equipes, Portuguesa e E.C. São Bernardo só se enfrentaram seis vezes, com cinco vitórias lusas e uma derrota. O placar total são 16 gols para os rubro-verdes e quatro para o time do ABC Paulista.
A história deste duelo começou a ser contado em 2021 pelo Campeonato Paulista A2, quando a Portuguesa goleou, por 5 a 0, no estádio Primeiro de Maio. Aliás, essa é a maior vitória contra o rival. O último embate foi no estádio Antônio Soares de Oliveira, na primeira fase da atual Copa Paulista, quando a equipe verde encarnada venceu por 2 a 0.
A única derrota para o E.C. São Bernardo foi em 2022 no Bruno José Daniel e válido pela Copa Paulista. Na ocasião, o time do ABC venceu por 3 a 2. Com isso, já são dois anos de invencibilidade para a Rubro-Verde.
A partida entre Portuguesa e EC São Bernardo terá a transmissão do NETLUSA (sem imagens), com narração de Gomão Ribeiro, comentários de João Geraldes e Lucas Castro.