A Portuguesa segue na briga pela classificação à segunda fase da Série A2 do Paulistão 2021. Na tarde desta quarta-feira (12), no Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, a Lusa bateu o EC São Bernardo por 5 a 0. Os gols foram anotados por Raphael Luz (duas vezes), Ermínio, Léo Jaime e Lucas Douglas.
O triunfo, conquistado na partida da 14ª rodada da primeira fase, fez o time rubro-verde entrar, momentaneamente, no G8, grupo dos oito primeiros que passam para o mata-mata do estadual. No entanto, os resultados do complemento da rodada deixaram a Lusa novamente fora do G8.
LEIA MAIS:
Lusa depende apenas de suas forças para se classificar na Série A2
Acordo com TRT faz Portuguesa desembolsar R$ 250 mil por mês
Castanheira elogia Marchiori e destaca busca pelo acesso da Portuguesa
Red Bull pode emprestar jogadores para a Lusa, afirma jornalista
O duelo começou agitado. Logo aos oito minutos, o zagueiro João Francisco errou o domínio ao receber um passe fácil na defesa. Ermínio foi esperto, roubou a bola e avançou para marcar quando foi puxado pelo adversário. Pênalti para a Portuguesa e expulsão do João Francisco. Raphael Luz foi para a bola e converteu.
Com um a mais, a Lusa jogou com inteligência, sem se apavorar. Aos poucos, conquistou espaços e chegou ao segundo gol aos 31 minutos. Vinícius Silva recebeu pela esquerda, fez o cruzamento que passou por Ermínio, mas chegou em Raphael Luz. O meia bateu de primeira, e a bola desviou no próprio Ermínio para bater na trave e parar no fundo das redes.
O São Bernardo tentava responder, mas esbarrava na falta de qualidade e na falta de um atleta. Aos 39, mais uma jogada pela esquerda, agora com Misael, que achou Ermínio na área. O centroavante bateu e o goleiro Alan Thiago deu rebota. Na sobra, Alemão chutou, mas Biro Biro tocou com a mão nela. Nova cobrança de pênalti, Raphael Luz deslocou o goleiro e anotou o terceiro da Portuguesa.
Penúltimo colocado na tabela e com dez em campo, o time do ABC continuou frágil na segunda etapa. Mesmo visitante, a Rubro-verde se sentiu em casa e dominou a partida, indo ao ataque nos momentos em que sentia que poderia pressionar. Porém, com um resultado tranquilo, praticamente foi só gastar tempo.
O quarto gol saiu de forma natural, aos 26 minutos, em uma jogada de velocidade de Léo Jaime. O atacante aproveitou um vacilo da defesa, correu com a bola dominada e bateu na saída do goleiro. Ainda deu tempo para Caíque, aos 38, deixar Lucas Douglas na cara do gol, e o atacante finalizar bem para dar números finais à goleada.
A Portuguesa volta a campo neste sábado, às 15h, quando enfrenta o Audax, no estádio do Canindé. Uma vitória simples garante a equipe rubro-verde nas quartas de final da Série A2. O NETLUSA transmite o jogo com narração de Gomão Ribeiro.