Foto: Divulgação/Portuguesa

A Portuguesa fez a sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Junior com goleada na tarde desta quinta-feira (4). A Rubro-Verde venceu o União Suzano por 5 a 0, no estádio Suzanão, na Grande São Paulo. Leandro, Renan Nunes, Geraldo, Portela e Pedro Torres anotaram os tentos lusitanos no embate.

+ Maurício Capela: Habemus um meia e um time

Com este resultado, a Lusa assume a liderança do grupo 27, com três pontos. A pontuação é a mesma do Madureira, que venceu o Goiás no jogo anterior, por 2 a 1, mas a Rubro-Verde leva a melhor no saldo de gols. Confira a classificação da chave da Rubro-Verde na Copinha.

A equipe verde encarnada iniciou o jogo com sete titulares que participaram de um período de treinamentos com o time principal na pré-temporada. Inclusive, alguns dos jovens do time Sub-20 estiveram presentes nos jogos-treino da Rubro-Verde para o Paulistão.


Nas partidas de preparação, três deles balançaram as redes: o meia Denis, no empate contra o União Suzano, e os atacantes Maceió (na vitória diante do Audax-RJ) e Leandro (no jogo-treino com o Primavera).

A Portuguesa iniciou o jogo com Ronaldo; Diogo, Portela, Kauã, Pedro Henrique, Jonathan, Denis, Renan Nunes, Leandro, Maceió e Kadir.

O duelo deste meio de semana também marcou a estreia da Portuguesa com os novos uniformes confeccionados pela JOMA. No duelo, a Rubro-Verde utilizou o uniforme tradicional rubro-verde, calções verdes e meias verde encarnadas.

O JOGO

O confronto teve início com as duas equipes buscando espaços e tentando invadir a área adversária. Contudo, o estado do gramado, molhado por conta da chuva que assolou a grande São Paulo e que havia recebido um jogo anteriormente, fez com que os atletas encontrassem dificuldades para criar jogadas.

Contudo, a primeira oportunidade do jogo foi lusitana. Aos 14 minutos, em cobrança de falta, a bola foi alçada na área e Kadir desviou, mas a bola foi para a linha de fundo.

Aos poucos, os comandados de Alan Dotti apostavam nas jogadas pelos lados e na velocidade para tentar abrir o placar. Aos 21, Renan Nunes recebeu ótimo passe pela direita, tirou o marcador e, dentro da área, tentou se afastar do defensor. Porém, a zaga conseguiu interceptar e, como o último toque foi do atleta lusitano, o juiz anotou o tiro de meta.

Com isso, a Rubro-Verde não demorou muito para inaugurar o marcador. Nos 24 minutos, após lançamento para a área, Leandro aproveitou a falha da defesa e tirou o goleiro. O zagueiro tentou afastar o perigo, mas o atacante bateu cruzado para marcar o primeiro gol da Portuguesa em 2024.

O tento aumentou ainda mais a pressão lusitana sobre os donos da casa. Aos 27, Pedro Henrique recebeu a bola na cobrança de lateral e tentou finalizar, de fora da área. Entretanto, a bola passou perto da meta do goleiro do Suzano.  

Os adversários, mesmo com dificuldade, começaram a criar boas oportunidades para deixar tudo igual. Aos 33, Lucio, pela esquerda, arriscou o chute de fora da área, a bola bateu na defesa e foi para a linha de fundo. O lance aumentou o ímpeto do Suzano, que passou a buscar o empate.

Na etapa final, o União Suzano realizou duas mudanças, sendo que já havia feito uma mudança na primeira etapa por conta de lesão. Pedro e Fran entraram nas vagas de Riquelme e Giovani, com o objetivo de tentar virar o placar. Já a Lusa manteve os 11 atletas do primeiro tempo.

As mudanças fizeram com que o jogo se tornasse ainda mais movimentado, com as equipes se aproximando mais das defesas adversárias. Logo aos seis minutos, após cruzamento na área, Kadir chegava para finalizar, dentro da área, mas o goleiro do União Suzano foi mais rápido e fez a defesa.

A Portuguesa teve outra boa chance de marcar o segundo gol no embate. Aos 15, em cobrança de lateral, houve o desvio, Kadir ajeitou e Leandro finalizou. Porém, a bola foi para a linha de fundo.

Porém, os crias da Lusa conseguiram anotar o segundo gol na partida. Aos 22, em lançamento de Ronaldo, Kadir desviou e Renan Nunes finalizou, o goleiro defendeu, mas no bate-rebate, o meia chutou, no gol vazio, para aumentar a vantagem lusitana.

Em vantagem, a Portuguesa se manteve ao ataque e conseguiu ampliar, ainda mais, o placar.  Aos 26, Renan Nunes recebeu a bola e deu um passe por cima do marcador. Com isso Geraldo, que tinha acabado de entrar em campo, dominou e chutou para marcar o terceiro gol lusitano.

A Rubro-Verde seguiu pressionando e, com as mudanças, apostava na velocidade e nas jogadas pelos lados para marcar o gol, que amadurecia ainda mais com o passar do tempo. Aos 32, em jogada ensaiada na cobrança de escanteio, houve o cruzamento para a área e Portela, de cabeça, desviou para o fundo das redes, para anotar o quarto tento lusitano no embate.

Contudo, aos 39 minutos, a Lusa teve tempo para dar números finais ao confronto. Em cobrança de escanteio, Geraldo desviou, o goleiro fez a defesa e Pedro Torres aproveitou para fechar o placar.

A Portuguesa volta a campo para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior diante do Goiás, neste domingo (7), às 15h, em Suzano.

20 comentários

  1. Independentemente de resultado nessa competição, é importante mais uma vez enaltecer o trabalho do allan dotti com o sub 20 da portuguesa. Ele que escolhe os jogadores, evolui e bota pra jogar. A principal revelação desse time é, sem dúvida, o treinador. Que a portuguesa tenha consciência do que tem em mãos com esse profissional e o valorize como deve ser. Parabéns allan, comissão e jogadores. Agora é fazer o mesmo com o sub 15 e sub 17, para que cheguem jogadores com fundamentos bem desenvolvidos no sub 20.

  2. Maravilha…. começou bem a competição e mostrou ser um time que busca o gol… ótimo … que bons valores apareçam para serem utilizados no time principal luso… Vai Lusa

  3. Parabéns rapaziada! Cumprimento aos heróis da resistência da Leões da Fabulosa. Vocês nos representam. Muitos jovens que amam a Portuguesa de verdade. Poucos títulos, muito sofrimento e injustiça. Contra tudo e contra todos.
    Estamos juntos !

  4. Assisti o jogo no estádio, realmente a Lusa foi melhor desde o inicio, mas, essa zaga do Suzano deixou muito a desejar.
    O goleiro suzanense muito fraco, dos cinco gols falhou em quatro delesem que não soube sair corretamente. O técnico do suzano com um time limitado fez cinco alterações que não deram em nada, até piorou a situação no final.
    Parabens Lusa.

  5. Bela apresentação da Portuguesa, Renan Nunes foi destaque, Denis esteve bem e até arriscou um golaço que o goleiro tirou com a ponta dos dedos, Kadir brigando por todos os lances, defesa boa e Ronaldo fechando a meta, se continuar assim é receita pra título, mas foco no Goiás que vem de derrota e tá mordido, presta atenção Portuguesa, VAI LUSA PÔ!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here