Pintado fala sobre legado e projeto de ascensão dos jovens da base da Lusa

Treinador exaltou empenho dos jovens formados na base e frisou importância de trabalhar a preparação deles para subir no profissional

19
Foto: Divulgação/Portuguesa

Três minutos de bola rolando, Maceió recebe a bola após ótima jogada pela esquerda e finalizou, para marcar o gol que definiria o futuro da Portuguesa. Não apenas a permanência na elite estadual, como também uma vaga para a Série D em 2025 e às quartas de final do Paulistão.

+ Pintado exalta elenco da Lusa após vitória: “Um grupo unido”

O jovem das categorias de base, que havia sido criticado após perder uma oportunidade de gol no clássico contra o Palmeiras, balançava as redes que garantia mais três pontos para a Lusa. Além disso, se sagrava o craque da partida. Em coletiva de imprensa após o duelo, o técnico Pintado comentou sobre a importância de trabalhar essa integração dos jovens da base no time principal da Lusa.

“Eu sou um passageiro. O primeiro passageiro a sair do ônibus sou eu e tenho consciência disso. Mas deixar esse pedacinho é muito legal. Deixar esse legado, na verdade, que os meninos hoje sonham em ter jogado pelo profissional da Portuguesa. Eu sei bem o que é isso. Isso me deixa muito feliz, de verdade, talvez mais feliz do que o resultado”, afirmou.

O comandante frisou que vem conversando com a diretoria lusitana para o desenvolvimento do planejamento para que as futuras joias da Lusa subam para o time principal e tenham a estrutura adequada para se destacaram na equipe profissional da Rubro-Verde.

“A gente já vem trabalhando algumas coisas, conversando com o presidente. Estamos conversando sobre um planejamento para que esses jovens não sejam de qualquer maneira colocados numa equipe profissional e como hoje tem que resolver o problema. Isso não é justo, não está certo. Na formação de um atleta, principalmente do jovem, ele precisa ter suporte, alguém que ajude a carregar, ter um trabalho diferenciado. A Portuguesa pode oferecer, deve oferecer isso, para que esse jovem seja realmente o nosso futuro”, completou.

Por fim, o treinador destacou a importância da valorização dos jovens da base e também o trabalho para a ascensão deles no time de cima, para que eles elevem a Rubro-Verde novamente.

“Então, espero que a gente consiga, que a Portuguesa entenda que é preciso cuidar com mais carinho dos jovens. É preciso planejar essa ascensão da categoria de base para o profissional para que a gente veja hoje essa alegria que foi. Eu vejo todos os dias os meninos treinando, trabalhando. É muito feliz de verdade”, finalizou.

A Portuguesa agora cumpre tabela na primeira fase do Paulistão diante do Novorizontino neste domingo (10), às 16h, no estádio Jorge Ismael de Biasi, pela décima segunda rodada.


19 comentários

  1. Falamos isto aqui toda hora, que o futuro da agremiação passa por um trabalho de base bem feito desde o Sub-11, por exemplo. Não dá para gastar dinheiro trazendo Marquinhos Pedroso, Felipe Marques, Renan Gorne, Dudu Miraíma, Diogo Silva e alguns outros jogadores que nunca deveriam ter vindo. Segundo vídeo no YouTube estas tranqueiras ganham quase dez vezes mais que a maioria dos garotos (a exceção seria o Paraizo que teria salário de R$ 12.000,00, pouco menos da metade do pago aos contratados). Vejo futuro em alguns garotos se forem bem trabalhados com disse o Pintado. Vou citar apenas um exemplo: Thalles. Este garoto joga muita bola. Cuidado para não perder de graça este moleque, Sr. Castanheira.

  2. pintado,contra o o novorizontino, vc poderia escalar o Leandro no ataque ,foi destaque da copinha e ainda nao teve chance no time, vai que o muleke faz 2 gol,ia dar uma dor de cabeça “boa” pro pintado hein…

  3. parabens pro Allan Doti, esse ai merece aplausos,fica viajando o brasil pelos campos atras de jogador, nao fica vendo jogador por youtube, e tirando $ extra de empresario pra “colocar’ na lusa,esse merece reconhecimento..

  4. Em 73: Cardoso, Isidoro, Basilio, Eneas e Wilsinho.
    Em 96 : Emerson, Zé Roberto, Roque, Tico, Tininho e Rodrigo Fabri.
    A base sempre esteve presente nos melhores momentos da Portuguesa
    Solução barata e eficaz, além da identificação com o clube.
    Apesar do fraco desempenho dentro de campo, o garoto Paraizo se empenhou quando foi escalado.
    Ao final do jogo de sábado estava visivelmente emocionado.
    Temos que tratar a base com carinho e responsabilidade.
    Serginho Chulapa, Cafu, recentemente Fabinho, do Palmeiras, passaram pelas categorias de base e foram preteridos . Não podemos desperdiçar talentos…

    • e qse perdemos ele ano passado,o ilustrissimo ‘castanheira” deu prioridade em reformar o salao nobre ao inves de aumentar um pouco o salario do allan doti na renovação, isso é fato,ocorreu de verdade,não estou inventando não,pode perguntar pra quem frequenta o clube

  5. Mas o maior responsável pela atual situação foi o tiozão que saiu no tapa com o J.R.C véi cabeça branca e com o barrigudo pau mandado. A saida desse tumor junto com E. Montemor Cafetão de travesti trouxe a paz e sorte que faltava.

  6. Eu acho que o que estão fazendo com o Kadir é o ideal: emprestar e deixar o garoto ganhar rodagem em um time em que ele possa ser titular ou disputar a titularidade. Daí, é possível ver se ele tem qualidade ou não para compor o nosso elenco e, se tiver, já trazê-lo para o time principal com alguma experiência profissional.

    Quando não houver essa possibilidade, subir o garoto como opção e nunca como solução. A torcida precisa entender que se o garoto for uma solução, ele vai conquistar o espaço dele com o tempo.

  7. Voltando um pouquinho aos anos 90, mais precisamente em 1999, a Portuguesa trazia o tetra campeão Zagallo para comandar o time, Zagallo pediu a contratação do volante Pintado para ser o camisa 13 (número da sorte do velho lobo). Naquele ano a Portuguesa fez uma campanha apenas razoável no campeonato Paulista e não se classificou para a fase seguinte. 25 anos depois Pintado chega a Lusa como técnico para evitar uma provável queda, até o momento já fez muito mais do que isso, além de salvar o time do rebaixamento, classificou o time para a série D e de quebra uma classificação da Lusa para a próxima faze desta edição do campeonato paulista. Já sei, irão dizer que a Lusa teve sorte por estar em um grupo “fácil”. Bem, lembrem-se do que disse o velho lobo a 25 anos atrás, “O Pintado vem para ser o meu jogador de confiança, o camisa 13, que é meu número da sorte” e ele estava certo! O mesmo Pintado consegue um feito extraordinário e devolve a sofrida torcida Lusa uma participação no cenário nacional, ainda que seja na quarta divisão! Parabéns Pintado, Zagallo estava certo e você já transformou a mentalidade do time da Portuguesa. Digo mais, a Portuguesa ainda pode ir mais longe nesse campeonato, que Deus esteja conosco.

    VAII PORTUGUESA!!

  8. Como mudam as coisas…até ontem, Pintado não servia, era retranqueiro, não tinha isso, aquilo é aquilo outro….rsss
    Os outros não faziam milagre com o que tinham, mesmo com “todo o conhecimento” teórico tirafo de um tablet. Ele faz o básico, o simples, sem invenções…erra e acerta mas, e profissional, como quando jogador. Tem todos os méritos. Falam de chave fácil mas, todos jogaram contra todos, menos a sua própria chave logo, classificou com méritos e pontuação necessária. Nenhum time é todo ruim…só se precisa ser humilde e entender/reconhecer suas dificuldades, trabalhando-as e pensando grande. Vai passar pelo Santos….aguardem!!!

  9. A Lusa,sempre teve uma base forte, aquele time da epoca de Sinval, tiquinho ,Dener e companhia, se tivessem mantido esta base com certeza fariam a mesma coisa do São Paulo, com silas miler e companhia, que gsnharam tudo, mas infelizmente nesta parte sempre andamos para tras, mas hoje com esta situação que estamos na parte financeira, é a nossa salvaçäo, tem muito garoto bom por ai, alem de alguns virem para a Lusa precisam, procurar, ter olheiros em escolinhas de futebol, e no interior a fora, até no nordeste, vai Lusa com muito trabalho se chega la

  10. Concordo com as ideias dadas pelos netlusitanos acima, no jogo contra o Novo Horizontino coloquem os reservas e os jogadores inscritos da base, não existe melhor momento pra dar uma chance pra estes jogadores, quem se sobressair pode ficar no banco de reservas contra o Santos, o qual diga-se de passagem está querendo jogar contra a Lusa em Santos, porque será? Tá com cheiro de medo, ou será que não?.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here