Foto: Divulgação/Portuguesa

Na noite deste sábado (2), a Portuguesa venceu o Mirassol por 1 a 0, com gol do jovem Maceió, no estádio do Canindé. O duelo era válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.

+ Abel Ferreira elogia história e relembra primeiro contato com a Portuguesa

Diante de 3.384 torcedores presentes, a Lusa garantiu, com o resultado, a permanência na Série A1 do Paulistão – não pode mais ser alcançada por Santo André e Guarani -, além da vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A equipe lusitana se classificou também às quartas de final do Paulista com a derrota do Ituano para a Inter de Limeira por 2 a 0, na noite deste sábado.

A Rubro-Verde entrou escalada com: Thomazella; Talles, Quintana, Robson e Eduardo Diniz; Marco Antônio, Tauã, Ricardinho e Giovanni Augusto; Maceió e Henrique Dourado. Entraram no segundo tempo: Chrigor, Rone, Paraizo, Diogo Silva e Zé Ricardo


Já o Mirassol, começou com: Alex Muralha; Rodrigo Ferreira (Wesley), Lucas Gazal, Luiz Otávio e Warley (Marcelo); Gabriel, Danielzinho e Chico Kim; Negueba (Isaque), Fernandinho e Dellatorre. Entraram na segunda etapa: Wesley, Isaque, Diego Gonçalves, Marcelo e Paulinho Boia

O JOGO

Precisando do resultado, a Portuguesa começou o jogo pressionando o adversário e abriu o placar logo aos 3 minutos, com Maceió, que recebeu a bola após jogada pela esquerda e finalizou com força, sem chances para Alex Muralha: 1 a 0. Depois de sair atrás, o Mirassol não sentiu e tentou pressionar a Lusa em busca do empate. Enquanto isso, a Rubro-Verde buscava não ser dominada, com saídas em contra-ataques.

Chegando em 15 no relógio, o Leão, embora tivesse o controle maior da posse de bola, encontrava dificuldade para se infiltrar na área da Lusa e não havia assustado Thomazella até então. Com o passar do tempo, aos 25, a equipe lusitana passou a se soltar em campo e levava perigo nas subidas ao ataque, mas também sem grandes oportunidades. A tônica do confronto se manteve na chegada ao 30 no cronômetro, com muita disputa no meio de campo.

A reta final da primeira etapa se aproximou e a equipe visitante esboçou uma pressão e, com 40 minutos, se apresentava mais vezes no ataque, na tentativa de quebrar o sistema defensivo da Portuguesa. Entretanto, faltava criatividade, melhor para a Lusa, a líder no placar. Nos instantes finais da metade do confronto, o Mirassol se mostrava envolvido na defesa da Rubro-Verde, que a todo momento deixava os atacantes em impedimento. O árbitro apitou com 48 no relógio.

Após o primeiro tempo, Maceió falou à imprensa e celebrou o gol marcado: “Sensação única. Uma honra, quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar jogando. Quero dedicar esse gol para minha família, minha esposa que está aqui assistindo, meu sogro, minha sogra. Estou muito feliz, quero agradecer a oportunidade do treinador; É um gol muito importante. Nós sabíamos que seria um jogo muito difícil, mas nos preparamos muito desde o jogo do Palmeiras, para fazer um grande jogo e conseguimos”, disse o atacante.

Na volta do intervalo, Pintado não realizou alterações e a equipe lusitana se manteve com os 11 iniciais. O jogo voltou com um ritmo acelerado, com chegadas dos dois times no ataque, diferente de como foi nos primeiros 45 minutos, quando foi mais cadenciado. As melhores chances foram do Mirassol, com 15 no cronômetro jogados, que buscava o empate. No mesmo minutos, o técnico lusitano realizou as primeiras mudanças, com as entradas de Maceió e Giovanni Augusto, para as entradas de Chrigor e Rone.

Seguindo com a desvantagem no resultado, a equipe visitante conseguiu o domínio da partida aos 20 minutos, dando muito trabalho à defesa lusitana. Com 21 no relógio, Pintado fez mais duas substituições, com Paraizo e Diogo Silva, nos lugares de Henrique Dourado e Quintana. A Portuguesa teve uma chance claríssima de ampliar o placar com 25 no cronômetro, quando Paraizo recebeu de frente com Alex Muralha, que fechou o espaço e salvou o Mirassol de ficar em situação delicada no confronto, enquanto a Lusa perdia uma chance rara.

Com o confronto se aproximando do apito final, os visitantes demonstravam nervosismo e apreensão nas investidas ofensivas, com o perigo de levar o segundo gol, já que a Lusa vinha tendo oportunidades. Por exemplo, com 34 minutos, Eduardo Diniz cruzou na área, o goleiro ficou indeciso e a bola sobrou na cabeça de Paraizo, que mandou para fora. Com 37 no cronômetro, o Mirassol quase empatou com Paulinho Bóia, que invadiu a área, mas Thomazella evitou a finalização. Aos 40, Pintado fez a última alteração, com a entrada de Zé Ricardo na vaga de Ricardinho. O árbitro encerrou o confronto com 51 minutos, com o triunfo da Portuguesa no Canindé: 1 a 0.

Aliviada, a Portuguesa volta a campo no próximo domingo (10), quando enfrenta o Novorizontino, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, a partir das 16h, pela 12ª e última rodada da fase de classificação do Paulistão.

90 comentários

  1. Seo Nino, agora o Sr. pode torcer pro verde pra alimentar essa besteira de mudar de nome, pode falar de Argonacasadocaralho entre outras asneiras……Ñ VOU SER MAL EDUCADO CONTIGO!!!!! Heeeeeeeeee deu Nossa Lusa Caralho!!!!

  2. Não da pra explicar esse amor…
    LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA LUSAAAAAAA

  3. Parabéns agora não têm desculpa para votar e aprovar a Saf depois de aprovada a Saf vai em busca de um parceiro. Não tem desculpa Saf já é esse o caminho.

  4. Ufa que sufoco,,de minha parte como torcedor valeu lusa agradeço pela luta, e desculpa pelas críticas aos jogadores ,mas quanto a diretoria precisa melhorar com as contratações ,não fazer nós torcedores sofrer ficar bravo revoltado, mas no final depois de tudo ficar alegres, portuguesa com certeza

  5. obrigado deus,valeu taua,jogou muito hoje,calou minha boca, tamo na serie d, e no paulistao ano que vem,podem entrar os castanhete agora aqui,foda-se, lusa eoooooooo,antes,um pequeno aviso só “ei castanheira,vai toma no cu”,pronto,lusa eooooooooo

  6. Uma coisa não tem nada a ver com a outra ! Não nos roubaram hoje porque “o Curintia ” precisava desse resultado a favor da Lusa ! Caso contrário ,teriam nos passado a mão mais uma vez !!!! De qualquer maneira estou muito feliz e sofri muito assistindo o jogo !!!! Parabéns,Portuguesa De Desportos ! Desta vez , jogamos no chutão mas deu certo !!!! Mas não vou arredar pé das minhas idéias! ! Quero ver esse clube no mesmo nível dos QUATRO !

  7. Objetivo era série D e manutenção na A1 paulista.
    Missão cumprida.
    Acho que não cabem mais críticas.

    Não fizeram mais nem menos do que se comprometeram.

    Com um ataque melhor iríamos um pouco mais adiante.
    Agora… Vai que desembestam… Vai que…

    • De minha parte, mantenho todas as críticas, pois são construtivas. Do contrário, sem a pressão da torcida, estaríamos juntos abraçados ao Dado, Beto e gajo que não lembro o nome, devidamente desclassificados.

  8. FIinalmente, uma grande alegria!!!! E de novo contra o Mirassol…. espero que, agora, com um calendário completo, a incompetente diretoria monte um time competitivo para que possamos subir da série D e jogar por classificação no paulistão do ano que vem….

  9. Hoje, depois de tanto sofrimento, choro, angústia, medo, enfim, sentimentos de todos os tipos, nós pudemos dar um grito preso na garganta! Um grito de alívio, raiva e alegria. Estamos a anos luz de voltar a ser o que éramos, ao menos temos a chance no próximo ano de voltar a subir um degrau. E assim será! Um por vez. Parabéns ao time que mesmo com toda a limitação, demonstrou vontade. Uma semana de alegria e domingo que vem nem precisamos sofrer. Te amo Lusa! Não dá pra explicar, mas te amo muito mais do que deveria inclusive. Beira um pouco a insanidade. Torcida de parabéns. Estamos aqui cantando ainda!!!!

    • Edulusa,
      Nossa torcida é fantástica! Canta incentiva o time os 90 minutos, vai com a Lusa onde a Lusa jogar… Como você disse, é um amor que beira a insanidade mas é puro e forte em cada um de nós! Dá-lhe, Lusaaaa!

      • A organizada incentiva os 90 minutos, já a torcida comum, arranha algum apoio quando a situação é favorável e só. E ainda tem “torcedor” que crítica e faz piada com os Leões neste site…

  10. Essa vitória foi de encher a alma de alegria porque conseguimos os dois objetivos : Continuar no Paulistão e disputar a série D do Brasileiro de 2025. Lógico que foi um futebol de risco e de falta de qualidade mas de muita raça e luta e assim conseguimos o nosso objetivo. Já está na hora de uma vez por todas contratar profissionais de qualidade e vencedores para que o planejamento no futebol seja de competência e sustentável montando times fortes e competitivos. Esperamos que realmente que com esse sufoco que foi este paulistão esta diretoria tome vergonha e finalmente faça um planejamento profissional competente no futebol para disputar as divisões maiores do futebol brasileiro.

  11. CARA—- MANO!!!! É MUITA ALEGRIA VER A LUSA CONSEGUIR RESULTADO!!! TEM QUE SER SEMPRE ASSIM!!!! TÔ MAIS FELIZ QUE PINTO NO LIXO!! ACC VE SE APRENDE A LIÇÀO, POR—!!!!!

  12. Putz! Que sofrimento…Só a Lusa mesmo!!!
    O time como falamos é limitado mas soube jogar sério, com garra e determinação! O Ituano está perdendo da Inter por 2×0. Com isso, além de não cairmos, de nos classificarmos pra D no ano que vem, estamos nas quartas do Paulistão e com a Copa Paulista, também poderemos volta pra Copa do Brasil no ano que vem. Calendário completo estadual e nacional!! SAF agora é fundamental! Vamos Lusa👏👏👏👏👏

  13. VITÓRIA!!!!! VITÓRIA!!!!!! Hoje vimos em campo um time de guerreiros ganhando divididas, vibrando, se doando ao máximo. Parabéns à todos! Dentro das limitações de cada um, todos fizeram o máximo. Meu sangue é rubro-verde!!!!! Portuguesa SEMPRE Portuguesa!!!!! Felicidade indescritível!

  14. Quer um lugar ao SOL ?
    Chama o Mirassol !!!

    Quer coisa melhor que a conquista de 3 objetivos e ainda ver os discípulos do Castrilli eliminados ?
    Tudo isso no mesmo dia ?

    Fazia tempo que não tínhamos esse privilégio
    Obrigado Senhor

  15. Como é gostoso não precisar de sofrer no último jogo!!! Vamos assistir o jogo contra o Novorizontino com muita paz de espírito e muitas brejas para comemorar também as quartas de final contra o Santos!!! E, ainda , com esperança de irmos para a semi final!!!! No futebol tudo pode acontecer!!!!

    • Augusto,
      Na minha visão o Santos é favorito e jogar na Vila seria muitíssimo complicado. Porém o Santos quer ganhar dinheiro e levar o jogo para o Morumbi ou Neo Química Arena (são os rumores aqui na Baixada). Na minha visão nossa chances crescem consideravelmente se o jogo for na capital e não no caldeirão. Vamos aguardar e ver no que vai dar… Felizes da vida é bem mais fácil encarar qualquer adversário! Que venha o Santos!!!! Vai dar Lusa!!!!!!

      • Então Luis…
        Eu gosto mais de jogar contra os tubarões mesmo. Jogam e deixam jogar
        A responsabilidade é toda deles.
        E concordo contigo que se for no Morumbi é bem melhor.
        Temos que recuperar bem os lesionados e ir pra cima com essa mesma pegada dos dois último jogos.

        Agora…
        Os nossos atacantes têm que se aprimorar
        E a defesa tem que ter o Marco Antônio o Patrick e o Robson.

        Eu acredito

    • O jogo da semifinal tudo indica que será com o Palmeiras, com a decisão nos pênaltis, Tomazela pegando dois e Henrique Dourado desencantando. E ainda embolsaremos metade de uma arrecadação fantástica. Isso é um verdadeiro sonho Luso!

  16. PINTADO MUDOU A CARA DO TIME. ACREDITOU NOS NOSSOS MENINOS E TEM DADO RESULTADO. TEMOS 6 MENINOS DA BASE ENTRE OS RELACIONADOS EM TODOS OS JOGOS. O THALLES É MUITO BOM LATERAL, TEM FUTURO, NOS DARÁ DINHEIRO LOGO LOGO. QUE CAMPEONATO FAZ O TAL EDUARDO DINIZ…JOGANDO MUITO. O SANTOS IRÁ ENFRENTAR UMA PEDREIRA NA PRÓXIMA FASE.

  17. Robson e Marco Antonio juntos estão sensacionais. o Quintana está melhorando a cada jogo. Temos um bom time. Agora é descansar a rapaziada, por a mulecada em campo contra o Novorizontino e eliminar o Santos no mata.

  18. Curiosa coincidência: morreu o da Lupa e a Lusa voltou ao eixo! Portuguesa classificada para as quartas de final; classificada para a série D e garantida na Série A do Paulista em 2015. Uma maravilha! O Diabo o recebeu de braços abertos!

  19. Contra o Mirassol, na minha ótica, a Lusa atuou com apenas 10 jogadores. Um deles além de não ajudar, nos atrapalhou; deu dó, demorou demais a ceder seu lugar a outro. O rapagão esteve tão infeliz na partida que nem sequer triscou na bola. Creio que se tivéssemos jogado com os 11 o placar teria sido mais dilatado a nosso favor. Quero crer que não sou o único a ver o jogo dessa forma. Contudo, vencemos com as mãos de Deus e isso é o que mais importa neste momento!

  20. Caraca! Que loucura é torcer pra vc Portuguesa!!! Só quem torce sabe, que coisa doida.
    Estávamos mais pra A2 e conseguimos série D e Manutenção na A1 2025. Valeu rapaziada e comissão técnica.
    Pintado deu uma boa melhorada na organização do time, e a cada jogo os erros foram diminuindo.
    Bora continuar trabalhando, tentar melhorar o que der e lutar muito porque ainda temos muito a percorrer.

  21. BOM DIA A TODOS OS TORCEDORES DA LUSA, SOU FLAMENGO , MAIS TENHO MUITO CARINHO POR ESSE CLUBE ESTOU MUITO FELIZ PELA DUAS CLASSIFICAÇÕES, É SUPER IMPORTANTE A VAGA PARA SÉRIE D,

  22. Grande lusa sempre gloriosa e respeitada sempre tive orgulho e muitas alegrias esta ultima foi inesquisivel amigos apos o desastre quando fomos roubados para beneficiar o fluminense e o flamengo coonvenhamos ficou muito dificil adiministrar esta grande potencia sem dinheiro nelson do val luso desde o largo sao bentol

  23. Muito feliz com a classificação da Lusa. Embora o Santos seja favorito, a Portuguesa pode surpreender sim. Acredito em superação e vontade. A rubro verde é uma equipe que luta o tempo todo e tem potencial para superar o time da vila Belmiro. Exaltar também o retorno ao campeonato brasileiro. Torcer muito pelo acesso no ano que vem. Vai Portuguesa.

  24. Parabéns e muito obrigado pela dedicação e emoção da comissão técnica e elenco, mas… as críticas à direção permanecem, por grande parte da torcida, pois o “planejamento” do Casta nos causou muita angústia.

    Ademais, também estou entre os que, com razão, criticaram a atuação de nossa defesa, mas hoje, apesar do sufoco danado, o Mirassol não teve oportunidades claras. Quando surgiu a 1ª, Thomazella nos salvou!!

  25. A pontuação é a mesma do campeonato passado, com um time tecnicamente melhor…Tem que apontar os erros para resolver logo isso : falhas de marcação nas laterais, problemas de cobertura da defesa que não encosta corpo a corpo nos rivais, meio de campo que dá muito espaço e ataque que finaliza pouco. Pontos positivos : não desistir do jogo, jogadores iluminados em algumas partidas, treinador raiz que não inventa, contar com adversários fracos na mesma chave da competição. VAI LUSA NUNCA PARE DE LUTAR !

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here