Adriano Jr e Marzagão contra o São Caetano
Foto: Divulgação/Portuguesa

Na manhã deste domingo (3), a Portuguesa venceu o São Caetano por 2 a 0, no estádio do Canindé, pela décima e última rodada da primeira fase da Copa Paulista. Pedro Bortoluzo, duas vezes, anotou os gols.

+ Lusa enfrenta o Grêmio Prudente nas quartas de final da Copa Paulista; veja os confrontos

No primeiro tempo, a equipe lusitana dominou até os 30 minutos e aproveitou para sair na frente no resultado, mas deixou o ritmo cair até os 45. O azulão teve algumas oportunidades para deixar tudo igual, mas não foi competente.

O roteiro se repetiu quase por completo na segunda etapa. A diferença foi que a Lusa foi mais consistente e se manteve atacando o São Caetano durante quase todos os 45 minutos, o que resultou no segundo gol, que poderia ter sido ainda mais elástico se não fosse a boa atuação do goleiro Thiago.


Com o triunfo, a Rubro-Verde chegou a 23 pontos e garantiu a liderança do Grupo 3, além do topo da classificação geral. Do outro lado, a equipe de São Caetano do Sul terminou na lanterna da chave e entre todos os clubes participantes da competição, com apenas quatro pontos.

+ Veja a classificação atualizada da Copa Paulista 2023

QUARTAS DE FINAL

O adversário lusitano nas quartas de final da Copa Paulista será o Grêmio Prudente, o 8º na classificação geral. Datas e horários dos dois confrontos serão definidos em breve pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

O JOGO

Os visitantes começaram o jogo com mais ímpeto ofensivo, tentando infiltrar na área lusitana, mas as primeiras chances foram mesmo dos donos da casa. Com 4 no relógio, Pedro Bortoluzo recebeu um cruzamento pela direita, cabeceou de frente para o gol, mas a bola passou por cima. No lance seguinte, a Lusa chegou novamente com perigo, a bola sobrou para Serginho dentro da área, que finalizou para a defesa de Thiago.

GOL DA LUSA!! Aos 6 minutos, Chrigor fez excelente jogada pelo meio em contra-ataque, rolou para Pedro Bortoluzo, que balançou as redes e colocou a Portuguesa na frente: 1 a 0. Com 10 no cronômetro, a Rubro-Verde ditava as ações da partida, com a tranquilidade da vantagem no placar. Aos 15, em cruzamento pela direita, Serginho quase completou para as redes, mas a defesa cortou para tiro de canto. Na cobrança, a zaga do Azulão cortou novamente.

Chegando em 20 minutos de confronto, a Rubro-Verde havia ampliado seu domínio sobre a equipe de São Caetano do Sul, cercando a área ofensiva, em busca do segundo gol. GOL ANULADO! Com 28 no relógio, Chrigor balançou as redes após rebote do goleiro, mas a arbitragem assinalou o impedimento na jogada. No minuto seguinte, a Lusa subiu pela esquerda, cruzou na medida, mas Serginho não aproveitou e cabeceou para fora. Aos 29, o árbitro deu parada técnica, devido ao forte calor do horário.

Aos 34 minutos, o São Caetano atacou pela esquerda, mas o cruzamento parou nas mãos de Rafael Pascoal. Antes, a arbitragem deu falta e, na cobrança, a bola passou por cima da meta lusitana. Com 36 no relógio, a Portuguesa tentou dar a resposta com Chrigor, que arriscou de fora da área, mas o chute saiu fraco e Thiago defendeu sem dificuldades. Com 42 no cronômetro, o Azulão arriscou de fora da área com Markson e exigiu uma ótima defesa de Rafael Pascoal. No minuto seguinte, o meia do time visitante voltou a chutar com perigo, e desta vez a bola passou do lado do gol. A arbitragem deu três minutos de acréscimos e encerrou a primeira etapa aos 48.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, Leandro Zago não fez alteração nos 11 iniciais. Assim como na primeira etapa, a Portuguesa começou a segunda no ataque total e teve algumas chances de ampliar o resultado, uma delas um chute de fora da área de Adriano Jr, que passou perto do gol. Quase! Com 7 minutos, o São Caetano trabalhou bem a bola na área lusitana e finalizou pela esquerda, para a boa defesa de Rafael Pascoal. Na sequência, Mauricinho voltou a assustar a Portuguesa, uma melhora considerável dos visitantes.

Por volta de 10 no cronômetro, o árbitro Guilherme Francisco Maciel da Silva passou mal e o confronto ficou parado por alguns minutos, enquanto o relógio seguia rolando. QUE G-O-L-A-Ç-O! Em cobrança de lateral de Hudson pela direita, a defesa não cortou a bola e Pedro Bortoluzo, mais uma vez, marcou para a Lusa, e de bicicleta, um belíssima gol aos 23 minutos: 2 a 0. na sequência, a Rubro-Verde por pouco quase guardou mais um e, no contra-ataque, ao São Caetano quase diminuiu. O confronto ficou frenético.

Com 28 minutos, a Portuguesa montou uma blitz na área do Azulão, com direito a três oportunidades consecutivas e uma bola na trave, quase chegando ao terceiro gol. Aos 30, em cruzamento pela esquerda, Hudson apareceu para cabecear, mas a bola subiu muito. Já no lance seguinte, Xandy subiu pela direita, invadiu a área, mas adiantou demais e não finalizou com precisão. Com 35 no relógio, Xandy construiu um ótimo contra-ataque em velocidade, rolou para Chrigor de frente para o gol, mas Thiago fechou a porta e defendeu.

A Portuguesa voltou a frequentar a defesa adversária aos 40 minutos, com boa chance de Chrigor e nova defesa de Thiago, que evitava um resultado mais elástico da equipe lusitana. Um pouco antes, o técnico Leandro Zago colocou Luis Gustavo e Luiz Felipe, nas vagas de Hudson e Pedro Bortoluzo. Devido ao longo tempo de paralização, o árbitro deu 16 minutos de acréscimos. Com 49 no relógio, foi a vez de Queiroz entrar no lugar de Xandy. Aos 52, Serginho arriscou de fora da área e a bola passou muito perto da meta adversária.

Nos instantes finais, os visitantes passaram a arriscar mais, nos contra-ataques, e com 52 no cronômetro exigiu uma boa intervenção de Rafael Pascoal. Instantes depois, Mauricinho fez uma ótima jogada pela esquerda, passou pela marcação e chutou na área, mas a defesa lusitana cortou. Curiosamente, o árbitro encerrou o confronto com 11 de acréscimos, cinco a menos em relação ao que havia dado anteriormente. Portanto, confronto encerrado com a vitória lusitana no Estádio do Canindé: 2 a 0.

FICHA TÉCNICA

3 de setembro de 2023, Estádio do Canindé, São Paulo
10ª rodada da Copa Paulista 2023

PORTUGUESA: Rafael Pascoal; Hudson (Luis Gustavo), Milani, Patrick e Wendel; Marzagão, Adriano Júnior e Serginho; Xandy (Queiroz), Pedro Bortoluzo (Luis Felipe) e Chrigor.
Técnico: Leandro Zago

SÃO CAETANO: Thiago; Jhonata, Flavio Augusto (Matheus Orelha), Douglas e Bruninho (Athos), Russo, Rogério Maranhão e Markson; Mauricinho, Ledson (Rigoberto) e Everton.
Técnico: Axel

Gols: Pedro Bortoluzo (6 do 1º tempo e 23 do 2º tempo)
Cartões amarelos: São Caetano (8 do 1º tempo) e Hudson (34 do 1º tempo)
Cartões vermelhos:
Público: 1.957
Renda: R$ 36.680,00

ARBITRAGEM

O jogo foi apitado pelo árbitro Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário, auxiliado por Gabriel Pozzer e Maria Eduarda Silva Pires, a dupla de bandeirinhas. Antônio Carlos de Sousa Júnior foi o 4º árbitro e Ricardo Rodrigues da Silva o analista de vídeo.

11 comentários

  1. Parabéns Zago
    Recebeu um time fraco de uma diretoria medíocre para a disputa de um campeonato ridículo e passou pela primeira fase de forma tranquila e em primeiro lugar
    Mata mata é outro campeonato
    A vaga na D é o que importa

  2. No mata mata é realmente outro campeonato e precisamos ser bem mais competitivos com menos erros nas finalizações. Serão jogos bem complicados e bem mais disputados e que alem do futebol a garra também será muito importante. Vamos Lusa que a nossa fé te em empurra!!!

  3. O zago é muito esforçado e a lusa merece voltar para as primeiras divisões do Brasil, caso consiga e tenho certeza que vai conseguir a vaga na serie D, vamos fazer um projeto como o Mirassol, Novorizontino, São Bernardo. Vamos subir vc é grande lusa.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here