A Portuguesa perdeu para o Palmeiras, na manhã deste sábado (28), por 4 a 2, no estádio Bruno José Daniel, pelo segundo jogo das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20. Renan Nunes anotou os gols lusitanos, enquanto Thalys, duas vezes, Gabriel Vareta e Juninho anotaram os tentos palmeirenses. Com este resultado, a Rubro-Verde está eliminada do torneio estadual.
+ Dado Cavalcanti elogia estrutura e cita objetivo de fazer história na Lusa
Para o jogo deste fim de semana, além do atacante Geraldo, se recuperando de uma lesão no ligamento colateral lateral do joelho direito, a Lusa não pode contar com o atacante Fabrício, que sentiu o adutor da coxa direita antes do primeiro jogo e segue fora do time.
Além deles, o técnico Alan Dotti, suspenso, deu lugar ao auxiliar César Michelon no banco de reservas. Com isso, a Lusa iniciou o jogo com Ronaldo; Talles, Portella, Renan e Pedro Henrique; Diogo, Renan Nunes e Denis; Maceió, Kadir e Leandro.
Antes da bola rolar, um velho conhecido da torcida lusitana visitou a equipe Sub-20 da Portuguesa. Trata-se do técnico Sérgio Soares, campeão da Série A2 do Campeonato Paulista, em 2022. O treinador conversou com os funcionários lusitanos momentos antes da bola rolar.
O JOGO
A partida teve o início com a Lusa se lançando ao ataque. Com menos de um minuto de jogo, Renan Nunes já havia mandado uma bomba que estourou na trave. Denis recebeu e tentou cruzar, mas a bola foi para a linha de fundo.
Por sua vez, a primeira chegada do Palmeiras ocorreu aos quatro minutos, onde Kauã Santos aproveitou o lançamento na área e cabeceou, mas foi para a linha de fundo. Já, aos 10 minutos, Diogo se desvencilhou do marcador e tocou para Denis que arriscou, de fora da área. Contudo, o goleiro defendeu.
O Palmeiras, entretanto, conseguiu abrir o placar. Aos 17, Thalys recebeu o passe de Patrick dentro da área e chutou rasteiro.
Após o gol, a Lusa passou a ir ainda mais ao ataque. Já os palmeirenses tentavam explorar os espaços lusitanos para tentar ampliar. Aos 24, em boa troca de passes dentro da área, Leandro tentou finalizar, mas a bola foi para a linha de fundo. No minuto seguinte, em cobrança de escanteio, o goleiro falhou, Renan Nunes cabeceou e deixou tudo igual.
Porém, aos 27, o Palmeiras marcou o segundo gol em cobrança de escanteio. Thalys desviou o cruzamento e colocou os donos da casa, novamente, em vantagem.
Após o segundo gol palmeirense, o jogo seguiu movimentado. Porém a Lusa encontrava dificuldades para finalizar. Aos 41, Pedro Torres arriscou, de fora da área, mas o goleiro fez a defesa.
Na etapa final, ambas as equipes voltaram sem mudanças em relação a primeira etapa. Com menos de um minuto Denis pegou, fintou e chutou no canto, mas o goleiro espalmou para a linha de fundo. Por sua vez, aos 18, Renan Nunes entrou em velocidade dentro da área e foi derrubado pelo marcador palmeirense. Contudo, o juiz apontou tiro de meta ao invés do pênalti e houve reclamação das arquibancadas.
O confronto seguiu com a Lusa no ataque pressionando, mas encontrando dificuldades na hora de finalizar a gol. Além disso, o técnico César contava com apenas uma janela para fazer alterações, já que teve que fazer duas mudanças, ainda na primeira etapa, por conta de dois atletas que sentiram lesão. O treinador fez as alterações aos 25, no qual promoveu Deivid, Brasil e Miragaia nos lugares de Leandro, Denis e Talles, respectivamente.
O confronto seguiu com a Lusa no ataque pressionando, mas encontrando dificuldades na hora de finalizar a gol. Aos 29, em jogada em velocidade com boa troca de passes, Deivid arriscou rasteiro e o goleiro defendeu.
Entretanto, aos 37, após cobrança de escanteio, Gabriel Vareta recebeu e chutou rasteiro para aumentar o placar. Já, aos 42, Juninho aproveitou o lançamento e chutou, cara a cara com o goleiro, e marcou o quarto gol da partida.
Dois minutos depois, Kadir foi derrubado dentro da área e o juiz anotou a penalidade. Na cobrança, Renan Nunes chutou no canto direito e balançou as redes, para marcar o seu segundo gol no confronto.
A Rubro-Verde agora volta as suas atenções para a disputa da Paulista Cup, no qual garantiu a classificação para o mata-mata, e também a preparação para a Copa São Paulo de Futebol Junior, em 2024.