A Federação Paulista de Futebol (FPF) se posicionou sobre a polêmica envolvendo o clássico entre Portuguesa e Corinthians, pela oitava rodada do Paulistão. O São Bento enviou nesta terça-feira (7) um ofício à entidade para denunciar uma possível irregularidade na transferência da partida para Brasília.
+ Lusa pode disputar a Série D de 2024? Confira as possibilidades
Em nota enviada ao NETLUSA, que solicitou um posicionamento da FPF, a entidade disse que todo o processo para transferência da partida respeitou o Regulamento Geral do Estadual. Além disso, ressaltou que a Lusa atendeu a todas as condições de infraestrutura e o pedido teve a aprovação do Departamento de Competições da FPF (DCO).
Desde o início da polêmica, a diretoria da Portuguesa se mostrava tranquila quanto a uma possível punição. Conforme apurado pelo NETLUSA com o departamento jurídico do clube, ainda após o empate no clássico, o entendimento do clube é que o artigo 4º do regulamento, utilizado pelo São Bento, cabe apenas no sentido de um clube ter ou não um estádio definido em sua cidade-sede. Com isso, como a partida no Distrito Federal foi algo excepcional, esse artigo não poderia ser utilizado.
O time de Sorocaba defendia que o artigo 4º obrigaria as equipes que sobem de divisão a disputar os seus jogos como mandante em sua cidade-sede. O artigo citado diz que ‘no ano do acesso, o Clube deverá, obrigatoriamente, disputar suas partidas como mandante no município de sua sede, sob pena de perda das partidas por W.O.’ Ainda no artigo 4°, no § 1º, o regulamento afirma que ‘na hipótese de caso fortuito ou força maior, e desde que o Clube disponha de Laudo de Engenharia atestando capacidade de acordo com o caput do art. 5º deste RGC, a FPF poderá liberar a disputa da primeira, segunda e terceira partidas do Clube como mandante em local diverso de sua sede’.
Mais cedo, o advogado Rodrigo Marrubia, especialista em direito desportivo, disse que a Lusa infringiu o regulamento do Paulistão. No entanto, a demora do São Bento para fazer a denúncia livrou o clube do Canindé de qualquer punição.
A posição da FPF, porém, não impede o São Bento de entrar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) e, posteriormente, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Outra alternativa para o time de Sorocaba seria a justiça comum. No entanto, por causa do alto custo dos trâmites, além do receio de um desgaste com a FPF, o São Bento não deve procurar outras vias legais.
Confira a nota oficial da FPF na íntegra:
A Federação Paulista de Futebol recebeu ofício do São Bento a respeito da realização da partida entre Portuguesa e Corinthians em Brasília. A FPF esclarece que todo o processo de alteração do jogo respeitou o Regulamento Geral de Competições da FPF e o Regulamento do Paulistão Sicredi 2023. Ao ascender em 2022 para o Paulistão Sicredi, a Portuguesa atendeu todas as condições de infraestrutura, com estádio com capacidade adequada para mandar jogos no município de sua sede, e a solicitação de alteração do local da partida atende aos critérios previstos no Regulamento Geral de Competições, com análise e aprovação do Departamento de Competições da entidade.
Disponibiliza o link da nota da FPF, por favor
Não tem link. A nota foi enviada pela FPF à imprensa que solicitou, no caso, o NETLUSA.
Perdeu Mane, chupa que é de uva.
Vai contestar o jogo na A2.
2013 de novo não
Pelo amor de Deus
Se formos rebaixados, não espero menos do que o afastamento imediato do Castanheira
Mas vc não leu a nota da FPF? Não teve nenhuma irregularidade.
Li sim. Mas isso não impede o São Bento de percorrer as vias legais. Esse ano, inclusive, 2 estaduais tiveram problemas com a justiça: no Pará houve adiamento da competição e em Pernambuco um rebaixamento foi cancelado para que a competição não fosse adiada.
O Castanheira em relação ao futebol, errou bastante, por ser administrador e não conhecedor da boleiragem, confiou em pessoas incompetentes, tenho certeza que não cometerá os mesmos erros.
Mas administrativamente foi nossa salvação.
Senhor J. Alberto, eu quero crer que o senhor não deve ser fã de AB, Da Luoa… Ilidius e Cia… né ???????? ou sera que é..
E o tapetão. Kkkk. A federação não ousaria nem que tivesse fundamento.
Preocupação do momento . Vencer o bugre na sexta feira .
LUSA . COMO E ONDE ESTIVER.
E a Portuguesa sempre se envolvendo em embrólios que já a prejudicam várias vezes e até com o descenso para a série B. Porque que na Portuguesa existem dirigentes que desonram a história da gloriosa Portuguesa. Esperamos que de uma vez por todas a partir de agora nunca mais venham a tomar decisões que a prejudiquem fora de campo.
Maaassss o amadorismo ainda paira neste clube não!?
Castanheira querendo imitar o Sr dalupa! Vai TNC
Perdeu FLUMINENSE DE SOROCABA.
Chuta que é macumba.
Diferentemente da CBF, a FPF é mais solidária, tanto que não colocou barreiras na venda do mando, afinal estaria impedindo a Lusinha de amealhar uns trocados já que se o jogo fosse no Canindé, seria as mesmas mil testemunhas de sempre, ou duas mil se muito.
Duas mil e uma, já que a sua mãe sempre vai ao canindé.
kkkk. Ela não entra no estádio, a mãe desse korno. Ela fica na Azurita rodando bolsinha esperando a saída do jogo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Na real? Se não fosse o vacilo pra alguém reclamar 2 jogos depois do jogo do coríntia, como manda o regulamento,estaríamos rebaixados.
Ou seja, continuamos como um timeco de 5a que não consegue estruturar uma porra de um depto. jurídico. Querem repetir o caso Heverton?!?
Procurem aí no YouTube o que esse lixo do Chico Lang tá falando. FDP VTNC
A Lusa só está tranquila porque o pedido foi feito pelo inexpressivo São Bento, se o rebaixado tivesse sido o Santos, que fez péssimo campeonato, o resultado nos tribunais da FPF seria outro.
Eu ainda nao descartaria nada neste momento. Estamos falando da Portuguesa meus amigos. E tudo nesse mundo acontece com esse clube. E inacreditavel. Fechem as portas.
Acho que a regra se aplica a time que foi promovido a série A1 e não dispõe de estádio que se enquadre nas regras. Aí teria até a quarta rodada para regularizar o local do seu mando de jogo na sua cidade de origem. Acho que não se aplica a nós, visto que jogamos as primeiras partidas no nosso estádio.
acho que você tem toda a razão
Exatamente isso mesmo. O resto é choro de caipira perdodor
Estão aí falando de alhos mas são bugalhos. Esse Fluminense de Sorocaba tá ruim heim, pior que nós. Argumento ridículo, querem dar outra interpretação a lei, que diga-se de passagem tá bem clara. Os três primeiros mandos de jogo de time que acabou de subir podem ser jogados fora do domicilio. A partir do quarto mando de jogo é obrigatório jogar no cafofo de casa. Caipiras do Rio. Tá parecendo.
Tudo certo, mas entender porque a o jogo foi pra Brasília não tem fundamento embora Corinthians tenha torcida em todo o Brasil assim como a portuguesa embora em números menores mas no caninde garantia muito mais torcedores com certeza principalmente da lusa, tem coisas que só acontecem com a portuguesa tem que ter mais atenção nas responsabilidades diretorias
Se o São Bento quer jogar a Série A1 de novo, que tente próximo ano na A2. Abraço.
Xupa Bentinho kkk
Chupa que a cana é doce, São Bento. Tomara que esteja na A-3 em 2025.
Fluminense de Sorocaba, vai pqp.
Conseguiu ser pior tem que cair mesmo…
LUSA!!!LUSA!!!LUSA!!!
Só faltava perder mais uma vez no tapetão
Lusinha é aquela da Ilha do Governador ! Somos simplesmente a Lusa ! Parem de depreciar o clube que já foi base da seleção brasileira …e não importa quando !
Temos que voltar a caminhar juntos na luta por títulos juntamente com Corinthians ,Palmeiras , São Paulo e Santos e não ficar “como Rubens Barrichello” , sempre nas últimas posições…. Aliás,o Santos tá querendo pegar a doença da Lusa ! Temos que se reerguer e dar aquelas respostas que dávamos ao maldito Trio de Ferro !
Aonde tem recurso envolvido,? Perdeu mané, sai pra lá Fluminense de Sorocaba, indecente o pedido, levaram 3 em casa? Falar mais o que? VAI LUSA PÔ!
Confesso a vocês que toda vez que se fala em tapetão ficou arrepiado! Ainda reflexo de 2013! Foi terrível e até hoje não temos certeza de quem “vendeu” a nossa LUSA. O amadorismo já imperava naquela época. Não tínhamos advogado próprio e usávamos um escritório que defendia vários clubes. Deu no que deu. Agora, se a própria FPF autorizou e validou o jogo, inclusive se manifestando agora, não vejo como essa reclamação do mau perdedor prospere. Mas ficarei totalmente tranquilo quando tudo isso acabar.
Ora ,raios , estão querendo desviar mais um raio sobre nossa cabeças! Quando se trata de tapetão , os cabelos começam a cair …Saldanha não gostava de selecionar jogadores da Lusa porque o nome Portuguesa não era tão brasileiro ..Mas , falou em português esse jornalista que ousou ser técnico e dizer que o Pelé estava cego ! Caiu do cavalo e Zagalo assumiu , chamando inclusive Zé Maria pra Copa de 70 ….