Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

O que o torcedor da Portuguesa temia, aconteceu. Com a derrota para o Caxias-RS por 4 a 1, nos pênaltis, no último sábado, a Lusa foi eliminada da Série D do Campeonato Brasileiro. Com isso, voltou ao pesadelo que lhe assombrou nos últimos anos: ficar sem divisão.

A equipe do Canindé precisava subir para a Série C neste ano para se manter em uma divisão nacional, já que a vaga na Série D do próximo ano não está garantida. Por estar na Série A2 do Paulista, a Lusa só assegura participação na Série D novamente em caso de título da Copa Paulista.

O torneio começou no último dia 14. Atuando com um time bastante alternativo, já que disputava simultaneamente a Série D, a Portuguesa venceu o Juventus por 2 a 1. Três dias depois, empatou com o São Caetano por 1 a 1. Com quatro pontos, a equipe rubro-verde é a líder do Grupo 4, que tem, além de Juventus e São Caetano, Atibaia e Taubaté.

Mais uma vez, a Copa Paulista terá que ser encarada pela Lusa como uma Copa do Mundo, assim como no ano passado. Vale destacar que o campeão do torneio escolhe entre uma vaga na Série D ou Copa do Brasil do próximo ano. O vice-campeão fica com a vaga que restar.


A Portuguesa volta a campo nesta sexta-feira, às 15h, quando recebe o Taubaté no estádio do Canindé, pela terceira rodada da Copa Paulista. Como de praxe, o NETLUSA transmite o jogo.

19 comentários

  1. É bem por aí, Lucas. Como foi na Série D, só existe um resultado que indique o sucesso: ser campeão da Copa Paulista. Ficou para 2022 o possível renascimento da Portuguesa no cenário futebolístico.

    • Armando o União tem??? O 4 de Julho tem??? O Cianorte Tem??? Sabe o que eles tem??? Culhoes, dignidade e vergonha na cara, nesses clubes PORTUGUÊS não passa nem na frente….imagine ser presidente e vender vaga???

    • Não tem dinheiro, mas tem um plantel com quase 60 jogadores. Se mandar uns 25 embora, daria pra pregar uns três jogadores com nível de segunda divisão.
      Ex. Pra que oito ou nove zagueiros ?

  2. Assino em baixo Taubaté e acrescento mais, falta competência e honestidade. Tem uns aí falando que o Castanheira pegou o clube falido e que ele fez muito, o que ele fez foi jogar o pouco dinheiro que o nome Portuguesa consegue e jogar no ralo contratando 50 pernas de pau, se tivesse competência teria contratado 15 jogadores com mais qualidade e um técnico, coisa que não tivemos. Isso teria sido suficiente para subirmos.

  3. No jogo de sábado, após o gol, ainda restavam pelo menos 6 minutos de acréscimo e o que fez o time comandado pelo “professor”? Em vez de tentar marcar o segundo gol, recuou e por pouco não leva o empate. Mas o importante foram os 73% de posse de bola e os 17 escanteios. O gol é só um detalhe, não é pardal?

  4. Não demitiram esse técnico ainda?
    Como esse Castanheira é covarde. Não entende porra nenhuma de futebol. Se fez contrato com multa alta, prova ainda mais minha tese.
    Qqr técnico vive de resultados e se contentar com uma Copa Paulista mostra uma ambição muito pequena.
    E pode mandar pelo menos uns 40 jogadores contratados embora, é muita tranqueira num só time.
    Pensar já na Serie A2 com uma nova comissão técnica e novos jogadores.
    Como alguns colegas acima mencionaram, não é só falta de dinheiro, falta é competência.
    Chega de humilhar essa sofrida torcida.

  5. Com esse time, nem na Copa Paulista podemos dizer que somos favoritos porque os 50 jogadores contratados são de nível igual ou pior que os dos outros times. isso é que me deixa puto da vida e também toda a torcida porque parece que são sempre os mesmos jogadores com a mesma característica, sem qualidade individual, sem bons finalizadores, jogando somente pelos lados e sem centro avante de qualidade . É um futebol crônico, sem alternativas de jogadas. São jogadores que não tem faro de gol, péssimos finalizadores e por isso não conseguimos evoluir . A paciência esgotou, precisamos de outra mentalidade a de vencedora. É necessário novamente fazer uma faxina e contratar de uma vez por todas qualidade e não quantidade. TORCIDA LUSA PRECISAMOS EXIGIR DO CASTANHEIRA MELHOR QUALIDADE DE JOGADORES E UM TÉCNICO COM UMA VISÃO DE VENCEDOR , GUERREIRO E QUE TRANSMITA AOS JOGADORES VISÃO COMPETITIVA, VENCEDORA PARA QUE POSSAMOS ALMEJAR O OBJETIVO QUE É UM DIA VOLTAR A SERIA A DO BRASILEIRO.

  6. A Lusa decretou sua saída da elite desde o Caso Héverton em 2013, quando poderia ter feito um acordo com a CBF e hoje estaria com receitas para se manter pelo menos como um time tradicional do Brasil. De lá pra cá coleciona má administrações e agora não é diferente, um time com o nome que tem poderia sim montar um time forte e ganhar todas esses campeonatos intermediários até a volta para a elite, mas o futebol de hoje não feito por atletas de alto rendimento e sim por aventureiros que por ter dinheiro colocam jogadores medíocres nos clubes “falidos” a fim de interesses próprios não se importando se o clube suba ou desça para o fundo do poço.

  7. Se ressuscitar um torcedor da luza da década de 70, ele compra uma arma e vai querer matar as pessoas que deixaram a luza nessa situação .
    Que vergonha, quanta incompetência
    Será que alguém andou roubando….

  8. Eu não sou torcedor da Lusa, mas torço muito para que ela volte a ser um time da Série A do brasileirão. Naquela época que o Fluminense deveria ter caído, e por motivos administrativos a Portuguesa caiu fiquei furioso com a incompetência dos administradores da época e em consequência, a Lusa despencou do cenário futebolístico nacional. Por quê não foi o Corinthians que despencou, hein?
    Seria o máximo.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here