Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão

Foi realizado no fim da tarde desta quarta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, o Conselho Técnico da Série A2. No encontro, ficou definido o regulamento e a fórmula de disputa da competição do próximo ano. O torneio terá início em 26 de janeiro e tem decisão prevista para 17 de abril.

O sistema de disputa será o mesmo desta temporada. Ou seja, 16 clubes jogam entre si em turno único e os oito melhores avançam às quartas de final. A partir daí, partidas de ida e volta definem os dois times que chegarão à final e subirão à elite.

Apesar das críticas do presidente da Portuguesa, Antonio Carlos Castanheira, a Série A2 seguirá sendo decidida nos pênaltis em caso de igualdade na soma dos placares no mata-mata. O mandatário rubro-verde já se mostrou a favor de um regulamento sem penalidades e com vantagem para a melhor campanha.

Inscrição de atletas


Os dirigentes mantiveram também o limite na lista A de 26 inscritos, enquanto a lista B, voltada aos atletas da base com até 20 anos e com pelo menos seis meses de clube, segue ilimitada. No entanto, será permitida somente a presença de, no máximo, sete atletas da base ao mesmo tempo em campo.

Banco de reservas

Ao contrário da Copa Paulista, que permitia dez jogadores, os clubes poderão levar apenas sete atletas para o banco de reservas.

VAR só no mata-mata

Outro ponto mantido será a utilização do árbitro de vídeo. Os presidentes decidiram pela permanência do VAR a partir das quartas de final, assim como foi no Estadual deste ano.

Transmissão dos jogos

A FPF confirmou que, a partir do próximo ano, o YouTube transmitirá um jogo por rodada e toda a fase final do torneio. O mesmo se aplica a HBO MAX e Estádio TNT Sports, que vão transmitir uma partida a cada rodada e todos os confrontos do mata-mata. Ainda segundo a entidade, o Paulistão Play transmitirá todos os jogos.

A tabela de jogos deverá ser divulgada pela Federação Paulista de Futebol ainda este mês.

Antonio Carlos Castanheira, presidente da Lusa, durante Conselho Técnico da Série A2 (Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão)

4 comentários

  1. Manter a Portuguesa na Série A2 era muito conveniente para a Rede Globo quando esta era a detentora dos direitos de transmissão. Não me surpreenderei se a Portuguesa superar as campanhas dos anos anteriores e conquistar o acesso depois da mudança nos direitos de transmissão.

    • Conveniente porque? Algum patrocinador pagava mais pela Série A2 por causa da presença da Portuguesa? O valor da Cota da A2 é só um chorume da Série A1, sempre foi mais interessante para a Globo ter os maiores times na A1, para atrair mais investimento dos patrocinadores e, consequentemente, aumentar seu lucro. Não enxergar a incompetência do trabalho feito no futebol da Lusa, em todos esses anos que está na A2, alguns brigando pra não cair para a A3, é um dos motivos da Lusa estar onde está, sempre procurando fatores externos para se fazer de coitada, ao invés de corrigir os erros e evoluir em profissionalismo.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here