Já não é nenhuma novidade que a tecnologia influencia fortemente o mundo atual. É assim nos negócios, nos relacionamentos e, claro, também no futebol. No entanto, as novidades trazidas por ela também impactam na forma pela qual os torcedores podem se relacionar com o jogo. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa transformação.
Como a tecnologia do VAR está sendo importante para os jogos?
Uma das principais adições tecnológicas dos últimos anos foi a implementação do VAR (Video Assistant Referee). Agora, com o apoio de revisão por vídeo, o futebol deixou de ter injustiças claras, como aquele gol impedido no último minuto que frustrava qualquer tipo de torcedor.
No entanto, nem só de elogios vive a ferramenta. Em parte, isso acontece em razão de certa subjetividade. Alguns lances, especialmente faltas, geram muita polêmica se deveriam ou não ter atuação do VAR. Além disso, a emoção do gol fica em segundo plano: só podemos comemorar depois que a revisão é finalizada.
De qualquer forma, a verdade é que o VAR já vem contribuindo bastante para uma melhora da qualidade de arbitragem, ainda que esse processo seja lento e traga sim algum impacto na relação do torcedor com o jogo — especialmente ao comemorar gols do seu time.
Tecnologias que ajudam os treinadores nas estratégias
O uso de ferramentas tecnológicas não é uma exclusividade para a arbitragem. As comissões técnicas já vinham aproveitando de novos recursos para implementar novas estratégias e realizar análise de desempenho.
Hoje em dia, muitos clubes já se utilizam desse cenário para avaliar partidas. É fácil obter quilometragem percorrida pelos atletas, mapas de calor e até estatísticas de fundamentos técnicos — como passes, roubadas de bola, finalizações, entre outros atributos.
Estádios modernos ganham espaço
A própria estrutura esportiva é outro fator que vem melhorando bastante. Prova disso é o volume de reformas e novos estádios que foram apresentados ao longo dos últimos anos. Embora muitos desses avanços tenham sido projetados para a Copa do Mundo, há casos de equipes que procuraram a modernização pensando em um projeto de longo prazo.
Desde meados de 2010, diversos campos tradicionais brasileiros passaram por alguma modernização. É o caso do Beira-Rio, do Mineirão ou então do Allianz Parque (antigo Palestra Itália). Outros projetos foram lançados do zero, casos da Arena do Grêmio ou do Itaquerão.
Mais do que uma renovação de estrutura, o objetivo acaba por ser melhorar a experiência do torcedor no estádio. Antes apenas focado em assistir ao jogo, atualmente o cenário é propício para a família, com estruturas completas para ser um passeio de domingo perfeito.
Por outro lado, o aumento do preço médio do ingresso, em especial nos estádios mais modernos, tem afastado torcedores de menor renda que antes tinham a oportunidade de estar mais próximos do seu time.
Casas de apostas patrocinando times brasileiros
Por fim, outra novidade tecnológica são os sites de apostas. Com muita facilidade, os brasileiros agora precisam apenas de conexão com a internet para dar seus palpites em plataformas como Betfair, Sportsbet.io, Sportingbet e Bet365, por exemplo.
Há também um interesse inverso. Isto é, as próprias empresas de apostas já percebem no Brasil um público aderente ao mercado esportivo. Não faltam exemplos de times que são patrocinados por companhias do setor. É o caso da Betano com o Atlético-MG e da Sportsbet Brasil com o Flamengo. E, ao que tudo indica, esse é apenas o começo.
Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
que lí aqui… Valeu!