Com um a menos, Lusa vence o Palmeiras e avança no Paulista Sub-20

Portuguesa faz 3 a 2 em clássico no Allianz Parque e se garante na semifinal do Estadual

17
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Na manhã desta quarta-feira (12), a Portuguesa venceu o Palmeiras por 3 a 2, em pleno Allianz Parque, e se garantiu na semifinal do Campeonato Paulista Sub-20. Os gols lusitanos foram de Paraizo, Wevysther e Misael.

LEIA TAMBÉM: Com Portuguesa, FPF realiza pré-Conselho Técnico do Paulistão

Semana passada, a Lusa empatou em 1 a 1 com o Alviverde, no Estádio do Canindé. Wevysther fez para os donos da casa, enquanto Daniel guardou para os visitantes. Com isso, um novo empate levaria a decisão para os pênaltis.

Agora a Portuguesa terá pela frente o Santos, que eliminou o Ibrachina nesta quarta-feira. Do outro lado da chave, São Paulo e Corinthians estão em vantagem após vencerem Ponte Preta e Ferroviária, respectivamente, por 3 a 0 no jogo de ida. As partidas de volta das quartas de final acontecem nesta quinta-feira (13).

O JOGO

A Portuguesa começou a partida no campo de ataque adversário, mostrando que estava em busca da vitória. Porém, a primeira grande chegada foi do Palmeiras, aos 3 minutos, com a subida pela direita com Kevin, mas Ronaldo fez uma boa intervenção. Aos 5, Misael deu um bom passe em profundidade, Paraizo saiu de frente com o goleiro, mas Natan evitou o gol lusitano.

Com 8 no relógio, a bola sobrou na entrada da área com Yago, que finalizou no meio do gol para a defesa do goleiro lusitano. No lance seguinte, a Lusa tentou dar a resposta com Wevysther, mas a defesa palmeirense fez a cobertura correta e roubou a bola. Chegando em 10 no cronômetro, o confronto estava muito disputado, com velocidade entre os dois setores ofensivos.

Pênalti para a Rubro-Verde! Aos 11 minutos, Misael subiu rápido pela direita, tocou para João Goiano, que foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou a penalidade. Gol da Portuguesa! Na cobrança, Paraizo cobrou firme no canto direito do goleiro e abriu o placar no Allianz Parque: 0 a 1. No lance seguinte, Jhon Jhon recebeu dentro da área, finalizou pertinho do gol e quase empatou aos 16.

Com 23 no relógio, a Lusa chegou com perigo pela esquerda com Rodrigo, que cruzou na área, mas a defesa cortou para a lateral. Com 30 minutos, o Alviverde estava muito mal na partida, tanto que o técnico fez uma alteração ainda na primeira etapa, enquanto a Rubro-Verde levava perigo nos contra-ataques. Nos minutos seguintes, o Palmeiras equilibrou o confronto e passou a levar mais perigo.

Aos 36 minutos, Wevysther avançou pela direita, invadiu a área e tentou o passe, assustando a defesa adversária. No lance seguinte, a Portuguesa teve falta perigosa pelo lado direito, mas no cruzamento a zaga dos donos da casa cortou pelo alto. Com 42 no cronômetro, o Alviverde chegou com perigo pela direita com Kauan, mas Ronaldo salvou. GOLAAAÇO! Com 44 minutos, Wevysther fez uma belíssima jogada e ampliou para a Lusa: 0 a 2. Minutos depois, aos 47, a Portuguesa guardou o terceiro com Misael: 0 a 3. GRANDE ATUAÇÃO. A primeira etapa acabou aos 50.

SEGUNDO TEMPO

A Portuguesa voltou para o segundo tempo sem alterações. Precisando correr atrás do prejuízo, o Palmeiras começou partida no campo de ataque, mas sem muita efetividade. Com 5 minutos, os donos casa chegaram em velocidade com Daniel, mas Ronaldo saiu de forma espetacular e evitou o gol palmeirense. Somando 7 no cronômetro, o Alviverde subiu bem pela direita e Daniel apareceu livre na área para diminuir: 1 a 3. Após o gol sofrido, Alan Dotti promoveu três alterações.

Saíram João Goiano, Misael e Wevysther, para as entradas de Vedana, Davi Leal e Pedro Leal. As mudanças dos donos da casa deram certo, que colocaram uma forte pressão na Lusa nos minutos iniciais da segunda etapa, com direito a reclamações de pênaltis. Com 14 no relógio, Rodrigo levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Portanto, a Rubro-Verde ficou com um a menos em campo. Com essa desvantagem, Alan Dotti fez outra mudança na sequência: saiu Miguel para a entrada de Arthur.

Com a vantagem numérica, o Palmeiras ampliou a pressão em busca, inicialmente, do empate para levar para os pênaltis. Com 20 no cronômetro, Pedro Torres cobrou escanteio pela esquerda, mas a defesa afastou e quase começou um contra-ataque para o Alviverde, mas a Lusa não deixou. No minuto seguinte, Gustavo Mancha cabeceou com violência e Ronaldo realizou uma grande defesa e evitou o segundo gol do mandante. Aos 26, o comandante lusitano colocou Jonathan e Luiz Henrique, nas vagas de Lucão e Portela.

Os 30 minutos chegaram com o Palmeiras tendo as melhores chances, ainda sonhando com o segundo gol, enquanto a Lusa tentava se segurar na defesa. A maioria das oportunidades da equipe verde era pelo alto, com cabeçadas perigosas. Depois de muitas tentativas, o Alviverde marcou com uma bela finalização de Edinei, após cruzamento pela esquerda: 2 a 3. Após o gol, a Portuguesa tentou reagir para matar o jogo, sem muito sucesso, mas ligou o sinal de alerta no oponente.

Em escanteio pela direita, aos 40 minutos, a Lusa assustou o goleiro adversário. No lance seguinte, Talles recebeu na área, cortou a defesa e finalizou perto do gol. Já na sequência, com 42 no relógio, o Palmeiras voltou ao ataque e Ronaldo afastou um cruzamento perigoso. Com 45 no cronômetro, Paraizo recebeu na entrada da área, mas finalizou fraco para a defesa tranquila de Natan. Aos 48, os donos da casa tiveram uma falta perigosa pela direita, mas a cobrança foi no meio do gol e Ronaldo defendeu com segurança. Ronaldo fez uma série de defesas no fim, segurou os 2 a 3 e acabou aos 52 minutos: LUSA CLASSIFICADA!

FICHA TÉCNICA

12 de outubro de 2022, Allianz Parque, São Paulo

Jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20

ESCALAÇÕES

PALMEIRAS: Natan, Thiago (Edinei), Henri, Naves (Vitinho) e Ian (Daniel); Jota (Talisca) (Ruan Ribeiro), Yago(Gustavo Mancha) e Jhon Jhon; Kauan, Kevin e Wendell (Alan).
Técnico: Paulo Victor

PORTUGUESA: Ronaldo; Talles, Kauã Victor, Lucão (Jonathan) e Rodrigo; Portela (Luiz Henrique), João Goiano (Vedana) e Misael (Davi Leal); Miguel (Arthur), Paraizo e Wevysther (Pedro Torres)
Técnico: Alan Dotti

ARBITRAGEM

O jogo foi apitado pelo árbitro Rodrigo Paes Domingues, auxiliado pelos bandeirinhas Mauro André de Freitas e Robson Ferreira Oliveira, além do quarto árbitro Marcio Mattos dos Santos.


guest
17 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mauro Martins Pereira
Mauro Martins Pereira
2 anos atrás

Aproveitar essa base guerreira, não liberar ninguém e contratar 5,6 jogadores de série A.

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
2 anos atrás
Responder para  Mauro Martins Pereira

Concordo contigo, Mauro. Esse é o caminho para 2023.

Mauro Martins Pereira
Mauro Martins Pereira
2 anos atrás
Responder para  Mauro Martins Pereira

Será q é tão difícil pra esses Toninhos Cecilios da vida?

Alexandre Mendes
Alexandre Mendes
2 anos atrás
Responder para  Mauro Martins Pereira

Concordo Mauro

virgilio afonso figueiredo
virgilio afonso figueiredo
2 anos atrás

Sufoco da pega… to rouco… mas to feliz…
A molecada resgatando nosso orgulho…
vai LUSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Henrique Dos Santos Augusto
Henrique Dos Santos Augusto
2 anos atrás

Muito legal ver essa garotada vencendo

Parabéns!!!

Mauro Martins Pereira
Mauro Martins Pereira
2 anos atrás

E nossa torcida sofrida em bom número no Allianz.

Luiz Manoel
Luiz Manoel
2 anos atrás

Parabéns para a garotada. Deveria se mandar um vídeo desse jogo para cada componente da Copa Paulista.

Jose
Jose
2 anos atrás

Consegui assistir o 1º tempo jogou muito, parabéns aos meninos e ao técnico.

Ricardo
Ricardo
2 anos atrás

Jogo pra lavar a alma… Com sofrimento, como tudo na nossa Lusa!!!
Lusa até a morte!!!!!

j alex - atibaia
j alex - atibaia
2 anos atrás

Merecido, classificados em cima do time que tem ganhado tudo nos últimos anos, bom sinal para nós, PARABÉNS

RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
2 anos atrás

Só não me vá vender todo mundo quando acabar o campeonato, mostraram ter bola pra mais que isso.

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
2 anos atrás

Já disse uma vez e agora com mais certeza : o sub20 não perde pro Marília. Vitória maiuscula, sobre um adversário forte na base. É inexplicável temos jogado a copa Paulista com balhino e ligeiro enquanto os garotos comem a bola.

Ailsson João de Giacometti
Ailsson João de Giacometti
2 anos atrás

Está aí o futsal Lusa reativar as categorias de base e valorizar a garotada no time principal. Até organizar pra saf.

Murruga
Murruga
2 anos atrás

Se colocasse esse time de molecada mesclando com uns 4 ou 5 do time principal garanto que ganhava do Marília tranquilo.
Parabéns e vamos estudar o Corinthians que será o próximo adversário.

Murruga
Murruga
2 anos atrás
Responder para  Murruga

O Santos fez milagre agora a tarde e goleou por 4×0 e será nosso adversário ao invés do Corinthians. Jogão também! Vai Lusa.

Eduardo Pires
Eduardo Pires
2 anos atrás

Calma pessoal, vamos devagar, jogar na base é bem diferente de jogar no time principal, devagar para não queimar esses meninos.