Foto: Divulgação

O ex-atacante Roberto Dinamite morreu na manhã deste domingo (8), no Rio de Janeiro. Aos 68 anos, o jogador, ídolo lusitano e um dos maiores nomes da história do Vasco, lutava contra um tumor no intestino desde o fim de 2021. Após uma piora no quadro, Dinamite foi internado no último sábado (7), no hospital da Unimed.

+ “Vamos fazer uma boa estreia”, projeta João Victor

Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias. Contudo, o nome Dinamite surgiu em 25 de novembro de 1971, quando marcou o seu primeiro gol pela equipe cruzmaltina, com 17 anos, na vitória sobre o Internacional por 2 a 0. Inclusive, ele se tornou ídolo da equipe de São Januário, com 708 gols em 1.110 jogos. Além disso, o ex-atacante é, até hoje, o maior artilheiro do Brasileirão, com 190 gols marcados.

Por sua vez, Roberto Dinamite chegou ao Canindé em 1989, por empréstimo do Vasco. Embora nove equipes tivessem manifestado interesse no atleta, a Lusa foi a escolhida devido a boa relação entre as diretorias dos dois clubes. Além disso, outro motivo que fez com que o atacante desembarcasse na Portuguesa foi a contratação de Antonio Lopes, então treinador lusitano, com o qual mantinha uma boa relação.


No Canindé, Dinamite atuou em 18 partidas e marcou nove gols, ficando em terceiro na artilharia geral do Brasileiro daquele ano. A Portuguesa terminou na sétima posição da pontuação geral, até então a melhor colocação da Lusa no campeonato nacional.

Fora dos gramados, Roberto Dinamite elegeu-se vereador em 1992, pelo PSDB. Em 1994, assumiu o cargo de deputado estadual, que ocuparia ainda por mais quatro mandatos. Por fim, ele foi presidente do Vasco, em 2008.

Portuguesa emite nota oficial

A Portuguesa emitiu uma nota oficial lamentando a morte de Roberto Dinamite. No comunicado, a Rubro-Verde recorda a trajetória do jogador com a camisa verde encarnada e se solidariza com os familiares, amigos e fãs do ex-jogador.

Confira a nota na íntegra:

A Associação Portuguesa de Desportos, consternada, lamenta o falecimento de Roberto Dinamite, ocorrido hoje, aos 68 anos de idade no Rio de Janeiro.  Roberto Dinamite o maior goleador de campeonatos brasileiros teve sua passagem na Portuguesa em 1989. Chegou no Clube com 35 anos de idade por empréstimo junto ao Vasco da Gama junto com o técnico Antônio Lopes.

No Canindé, Dinamite disputou o Brasileirão, onde atuou em 18 partidas e marcou 9 gols, ficando em 3º na artilharia geral do Brasileiro daquele ano onde a Lusa ficou em 7º lugar na pontuação geral, até então a melhor colocação da rubro-verde no campeonato nacional.

Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto Dinamite, nos deixou hoje, mas seu legado no futebol e sua passagem na Portuguesa de Desportos sempre será lembrada. À família, aos amigos e aos fãs de Roberto Dinamite o nosso carinho neste momento de dor.

11 comentários

  1. Também assisti na Vila, portuguesa 0 X 0 Santos, o Dinamite cobrou uma falta, a bola bateu no travessão, na linha e saiu. Tínhamos Valdir Peres, Le, Biro Biro e cia.

  2. Time Base da Lusa em 1989: Sidmar Zanata Wladimir Eder e Celio gaucho
    Capitão Toninho e Jorginho
    Catatau, Roberto Dinamite e Lê
    Ainda tinha Henrique , Eduardo, Biro Biro e Dener começando.
    Bons tempos hein?

  3. Zanata tinha sido campeão brasileiro pelo Bahia um ano antes, pra vcs verem a força que tínhamos, esse time de 89 era espetacular e por pouco ele não jogou com o Zenon que estava em 88 bons tempos…Descanse em paz craque!!!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here