Alan Dotti comenta sobre mudança tática da Lusa no segundo tempo

Treinador lamentou desempenho da Lusa na primeira etapa, mas não descarta adotar esquema com três zagueiros no time verde encarnado

18
Foto: Reprodução/Lusa TV

Se no primeiro tempo a Portuguesa encontrou dificuldades para chegar no setor ofensivo, as mudanças no segundo fizeram o clube pressionar e conquistar a vitória sobre o São Caetano. Em coletiva de imprensa após 1 a 0 no São Caetano, no último sábado (13), no Anacleto Campanella, o técnico Alan Dotti admitiu que a equipe estava abaixo na primeira etapa. Além disso, o comandante falou sobre a evolução da equipe com os ajustes feitos no intervalo e as mudanças feitas na etapa final.

+ Dotti exalta vitória, explica mudanças e convoca torcida para jogo no Canindé

“Na verdade, o primeiro tempo foi bem abaixo de todos os jogos que nós fizemos. Nós sabíamos da qualidade do São Caetano, da maneira que vinha, mas alguns jogadores, infelizmente, estavam bem abaixo e eles começaram a chegar com a bola parada, pelas beiradas. No intervalo, realmente a gente mudou, já tinha trabalhado, fizemos uma postura boa. Eu acho que foi visível a todos, que a gente igualou o jogo, conseguimos mais a primeira, segunda bola, tivemos um lance polêmico, também um gol, que alguns falam que entrou, e a gente conseguiu controlar o jogo. Na lateral direita, o Sciencia já tinha amarelo, e onde ele jogava muito, lá de esquerda, optei por trocar. E o Diogo acabou entrando também, afoito, da idade, e os meninos precisam passar por esse processo. Também tomou o cartão amarelo com 40 segundos. E, no decorrer da partida, ele fez outra falta, e eu achei melhor tirar ele, porque acho que o próximo lance, o juiz poderia expulsar ele. Aí, contei o Miragaia, que também faz essa função, a gente contornou o lado esquerdo dele e acabou com o problema”, afirmou.

No segundo tempo, a Rubro-Verde mudou o esquema tático e do tradicional 4-2-3-1 passou para uma formação com três zagueiro, com Clebson promovido ao time ao lado de Kauã e Marco, além de Carlos Henrique atuando na ala esquerda. O comandante, inclusive, não descartou adotar a estratégia no futuro.

“Como nós fizemos uma linha de três, o Carlinhos já trabalhou comigo, ele é um ala bem mais agressivo, né? Na parte ofensiva, o Pedro [Henrique] é um baita jogador, mas ele é um pouco mais defensivo. Então a gente precisaria ter um suporte atrás e um pouco de ofensividade na parte do último terço. E o Carlinhos sabe fazer isso aí, tanto que encaixou bem. É uma ideia que a gente tem, a gente já treinou e quem sabe mais para frente”, completou.

Outro jogador que recebeu elogios do técnico lusitano foi o atacante Iruan. O comandante frisou que, embora o atleta tenha uma característica distinta em relação a João Guilherme, ele teve um bom desempenho diante do time do ABC Paulista.

“O Iruan é um menino que vem treinando, vem trabalhando. O Iruan tem uma característica diferente. Ele é um centroavante técnico que de muita mobilidade não é tanto para um campo desse. Até conversei com ele, mas precisava dele. Ele conseguiu entrar e performou bem também”, comentou.

Apesar das alterações, a Lusa teve que fazer duas mudanças de atletas que haviam entrado no segundo tempo de jogo: o lateral Diogo Crispim e o atacante João Guilherme. Indagado sobre as alterações, o comandante comentou que o centroavante havia sentido uma lesão, enquanto o lateral já estava amarelado e havia o risco de ser expulso.

“Os dois estavam com suporte melhor. A gente ganhou uma postura de time mais equilibrado, conseguimos fazer. O João entrou até bem porque ele tem uma característica diferente. Ele consegue fazer o pivô, segurar. E o Diogo foi mais por causa do cartão. O Diogo foi pelo cartão. Infelizmente, o João teve uma lesão no adutor, por isso optamos por trocar, até porque ele também pediu para sair”, finalizou.

A Portuguesa volta a campo para a disputa da Copa Paulista no duelo diante do Juventus, no próximo sábado (20), às 15h, no Canindé. O confronto terá a transmissão do NETLUSA com narração de Gomão Ribeiro e comentários de João Geraldes e Lucas Castro.


18 comentários

  1. Forte como um leão para essa Copa Paulista , mas ainda fraco como uma codorna para o Paulistão 25 !!! Vamos ter que reforçar esse time ,visando o próximo ano , decisivo para o clube continuar crescendo outra vez !!!!

  2. Já disse que esse cara presenciou algo muito grave na infância ! Não vou marcar encontro com um doente perigoso ! Além do mais , ofende a mãe dos outros , justamente porquê traz consigo traumas graves desde sua segunda infância ! Não respeita comentários de outros torcedores e se acha o bam-bam-bam ! Tranqueira , que tem que ser banido desde site que só procura agigantar nosso clube !

  3. José Figueiredo , eu sempre fico na defensiva , pois esse cara é insano , mas prometo que de agora em diante vou ignorar qualquer investida desse doido varrido ! A Lusa em primeiro lugar e cada um com suas idéias em prol de um clube maior !!!! Você tem razão !!!!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here