Foto: Reprodução

O advogado e ex-narrador esportivo João Zanforlin, morreu nesta segunda-feira (29), aos 75 anos, em São Paulo. A causa do falecimento não foi divulgada. Considerado uma referência em direito desportivo no país, o jurista defendeu a Portuguesa no ‘Caso Héverton’, que rebaixou a Lusa para a Série B do Brasileiro em 2013 por causa da escalação irregular do meia Héverton.

+ Técnico da Lusa elogia Rochinha e avisa: “Vão se surpreender”

Na época, o advogado se mostrou confiante em uma vitória da Lusa no tribunal e citou a situação de que o atleta não atuou muito tempo. Na ocasião, tanto a Lusa quanto Grêmio apenas cumpriam tabela na última rodada da competição. Contudo, a equipe verde encarnada acabou sendo rebaixada após a perda de quatro pontos e salvou o Fluminense, primeiro time da zona de rebaixamento.

“O Davi vai derrotar o Golias. A Portuguesa não tem uma imensa torcida e não tem a força política de um grande clube, mas o povo está do lado da Lusa neste julgamento. O bom senso está acima de qualquer rigidez da lei e vamos vencer a batalha que deve ser encerrada apenas por volta do dia 27, em segunda instância, o Pleno. A Portuguesa não tirou nenhum proveito com a escalação do Héverton, que ficou menos de dois minutos com a bola no pé. Se a Lusa for rebaixada para a Série B, vai ser uma violência contra a moral, isso atingiria a alma e a essência do futebol”, afirmou, na ocasião.  


O advogado foi diretor jurídico e advogado do Corinthians, além de ter trabalhado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além disso, como jornalista, Zanforlin trabalhou na TV Bandeirantes e na TV Cultura, onde narrou oito Copas do Mundo (1970 a 1998) e sete Olimpíadas (1972 a 1996).

O Instituto Brasileiro de Direito Desportivo emitiu uma nota no qual lamentou o falecimento do advogado e frisou que Zanforlin é “reconhecido por sua cordialidade, inteligência, ética, generosidade e tecnicidade” e que ele “deixa um legado para além do jusdesportivo”. O Corinthians também emitiu uma nota lamentando o falecimento do advogado.

O velório de João Zanforlin será na manhã desta terça-feira (30), no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo.

7 comentários

  1. até hoje nao entendi porque foram buscar um advogado do curica pra defender a lusa, esse cara nunca pisou no caninde, coisas inexplicaveis que so acontecem na lusa

    • Penso da mesma maneira, Novaes. São Paulo com time reserva contra o Coritiba, Bahia tomando virada do Fluminense na Fonte Nova (torcida baiana revoltada e gritando “é marmelada”), julgamento do Héverton sem notificação da pena, Souza saindo da concentração na véspera do jogo conra o Grêmio… Tudo podre…

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here