Foto: Divulgação/FPF

Desde 2014 o Campeonato Paulista é disputado com a atual fórmula de disputa, variando somente o número de participantes – consequentemente de jogos por equipe – e de rebaixados. Em 2014 e 2015, eram 20 clubes divididos em quatro grupos e caiam quatro para a Série A2, ao passo que outros tantos faziam a travessia contrária. Em 2016, para chegar ao número de 16 clubes e enxugar a competição, seis foram degolados e somente dois subiram. Desde então, são quatro grupos com quatro times. Em comum, a estupidez de não haver confrontos diretos, pois não há jogos dentro da própria chave, mas os chamados clássicos entre os quatro filhos preferidos estão mantidos.

+ TJD absolve Pintado; julgamento de Victor Andrade é adiado

A fórmula possibilita que clubes com grandes campanhas sejam eliminados já na primeira fase e outros, com quantidades risíveis de pontos ganhos, se apurem. Tudo depende do grupo em que estão. E é assim desde que a distribuição por grupos foi feita. Nas 11 edições dessa forma, em nenhuma os oito melhores no geral se classificaram. Entre 2015 e 2020, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo avançaram ao menos até as quartas de final. Já são, portanto, quatro anos seguidos sem que os quatro alcançam os jogos a eliminar.

No ano passado, o Ituano se classificou com 12 pontos e despachou o Corinthians na fase seguinte, e esta havia sido a menor pontuação de um classificado até que a Portuguesa conquistou a vaga com incríveis dez pontos, ao passo que o São Bernardo, que fez 21, ficou de fora. Foi – e está sendo – um escândalo!


A fórmula é boa? Não, não é. E é assim porque existe uma limitação de datas e é preciso garantir os confrontos entre os quatro, mas daí a ser justa essa barulheira toda? Ora, bastava ler o regulamento para saber que poderia acontecer. Aliás, bastava ler os regulamentos há 11 anos.

É mais escandaloso que os quatro filhos mais bonitos aos olhos da FPF recebam 40 milhões de reais para participarem, cinco vezes mais que cada um dos outros 12. Ok, é preciso que os clubes prestigiem a competição, mas essa diferença é obscena, para dizer o mínimo.

Não há injustiça alguma nisso. Como os dois rebaixados estavam no grupo da Portuguesa, ela perdeu uma boa chance de somar mais seis pontos. Tira-se os seis que o São Bernardo somou contra Ituano e Santo André e os repasse para Lusa, em um exercício tão simples quanto safado no qual o representante do ABC e a Lusa trocam de chave, e a pontuação rubro-verde será maior.

É estúpido? Sim, mas mais parvoíce que isso é maldizer o regulamento somente agora, mesmo tendo dez anos para notar isso.

* Marcos Teixeira, 45, é jornalista, lusitano e colunista do site Ludopédio.org

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

Confira o trecho do Netlusa Debate da última segunda-feira (11), que fala sobre o regulamento do Paulistão:

44 comentários

  1. O regulamento mais justo seria pontos corridos
    Até daria pra fazer, já que tem 16 datas disponíveis pra isso
    Saudade dos campeonatos paulistas com 20 clubes, em turno e returno
    Mas hoje, pontos corridos pra nós não dá

    Na minha opinião a Portuguesa deveria pensar grande, olhar para o calendário nacional, subir da D para C, da C para B e da B para A e la se manter

    Ainda no cenário nacional, ser um time copeiro, taí uma competição que da sim pra ganhar com um mínimo de organização e investimento

    Ser presença constante na Sulamericana, outra competição que da sim pra ganhar com um mínimo de organização e investimento, e por ai nossa chance também de chegar na Libertadores

    O campeonato paulista morreu, como todos os regionais, o Athletico (um bom modelo a ser imitado) usa muitas vezes um time alternativo para disputar o Paranaenseos, clubes grandes usam ele como pré temporada, o mesmo que a Portuguesa deveria começar a fazer

  2. Quer saber, se eu fosse o presidente não mandava o time pra Santos, já nos salvamos, deixem o Santos encher a porcaria do estádio deles pra não ter jogo, entrega por WO para acabar de estragar esse fiasco que se chama campeonato Paulista, seria um tapa com luva de pelica na Porcaria da Federação Corinthiana, Palmeirense, Santista, São Paulina de futebol 👊

    • Caro Inglês sofredor lusitano, ora eu concordo contigo, mas aqui no país das bananas sofreríamos com o WO uma perseguição eterna da federação regida pelo trio de ferro. Ficaríamos mais uns 10 anos no limbo porque não temos força política lá dentro.

  3. Muita sacanagem reclaram do regulamento, quem mais deveria reclamar seria os 12 outros time que ganham menos , queria ver ele fazerem um campeonato com os quatro só pra ver se aguentam, incompetência do corinthians que nao se classificar ganhando um absurdo tendo facilidade do grupo e arbitragem é claro

  4. Os campeonatos são feitos para beneficiar, sempre, os quatro queridos pela mídia e FPF…. e quando algo dá errado nesse “esquema” vem a “choradeira”…. Meu pensamento a respeito: FO – -M -SE a mídia, a FPF, os gambás, as kricas, os porcos e os manjubas!!!!!

  5. Oswaldo Teixeira Duarte lutava como cão feroz na tentativa de igualar a Portuguesa aos demais grandes diante da FPF !!! Os que o seguiram fizeram o contrário,tentar equiparar a Portuguesa aos demais pequenos ! E esses mentecaptos ,filhos de uma égua conseguiram essa proeza ! Agora falar o quê ? Mostrar no campo de jogo que podemos voltar a ser respeitados e inclusive dentro dessa malfadada FPF!!!!!!! E também precisamos de presidente “tipo saco roxo” , que tenha pulso e lute pelo clube ,como fazia OTD !!!!

  6. colunista do site Ludopédio.org
    Sacanagem é pagar 40 milhões pra quem já tem recursos e torcida grande. Porque não fazem 2 campeonatos então? Sim, um para esses quatro monopolizadores e outro para os demais? Já sabemos que os “menores” sempre levam a pior com arbitragem e recursos da “Foderação”. Que fiquem aí disputando entre eles, pra que colocar 12 times que quase não tem chance nenhuma de ser campeão? Vencer esse quarteto é uma coisa rara, acontece igual eclipse, foram poucos que conseguiram ser campeões, então pra que manter isso? Pra começar, deixar apenas 16 times no estadual mais disputado do país é um tiro no pé, deveriam ser no mínimo 20 times!! Mas, eles querem sempre os mesmos disputando as fases finais, 16 times no modelo Europeu para um país atrasado onde pensam que são profissionais, mas que na verdade se for comparar com o futebol europeu isso aqui é uma várzea!!! Ei Federação, Ei Curintcha Parmera Trikas e viúvas do Pelé, Vão todos T@m@n@c!!!!!!!!!! 👊👊👊👊

    • INGLES, PENSAMOS ASSIM TAMBÉM. UMA VEZ O PETRAGLIA DO ATHLETICO PARANANENSE , DISCUTINDO VALORES, DISSE AOS PRESIDENTES DO CORINTHIANS E FLA, QUE FICASSEM SE ENFRENTANDO. SE GANHAVAM TANTO FIZESSEM CAMPEONATO PARA ELES.
      NÃO HA ESPIRITO DE COMPETIÇÃO. QUEREM GANHAR DINHEIRO E DETER PODER, DANANDO-SE OS DEMAIS.

  7. Queremos “ler o raciocínio” de Inglês de Souza ,sempre lógico e coerente ! Democracia é preciso ! Liberdade de expressão ! Não estamos na Rússia ,nem em Cuba ,nem na Venezuela ,nem na Nicarágua ! Estão tentando nos igualar a tais países ,mas não conseguirão !!!!!

  8. Risos e sarro de pouco tempo ,esses da FPF e Corinthians de Itaquera ! Eles vão se vingar e no ano que vem os “urubus travestidos de gaviões” vão ser campeões paulista !!! Neste ano ,o tiro saiu pela culatra ,mas isso é tão difícil quanto a nossa Lusa voltar a ser campeã paulista !!!!

  9. Ser louco ,hoje em dia é bancar o esperto ! Os normais estão se ferrando ! Acredito na Lusa diante do Santos !!! Mas sem Quintana ,Tauã, Dourado e Paraizo !!! Esses só servem pra somar onze , mas na verdade subtraem em campo !!!!

  10. São 11 anos com o atual regulamento ( pra mim injusto) e agora estão reclamando? Não adianta chorar, regulamento tem que ser cumprido e fim de papo. No Brasil tudo é definido para haver injustiças seja no futebol ou política ou social. É a forma pra proteger sempre os que podem mais. Mas mesmo assim, O Corinthians não teve competência para se classificar. Ainda bem que o atual regulamento nos classificou, mas acho que o regulamento deveria ser mudado para classificar os melhores e assim fazer justiça.

  11. Torcida ainda pequena para um time da maior metrópole da América Latina ! Pra aumentar essa torcida títulos….. e mudança de nome ! Não adianta serem contra , a realidade é essa ! Clube de colônia JÁ ERA ! ….. É visado mais que cadela no cio !!!!!

  12. Bastou a LUSA conseguir uma classificação que a choradeira começou, a FPF e seus 4 queridinhos tem raiva da Portuguesa ainda existir e essa é a verdade, por isso reclamam, vamos focar na gente porque conseguimos objetivos e concordo que nem deveriam mandar a equipe contra o Santos, deixa encherem pra dividir a renda, VAI LUSA PÔ!

  13. Os regulamentos do campeonato paulista sempre privilegiaram os 4 grandes. Alguns deles, até demais, como os de 1991 e de 1995.

    Em 1991, o São Paulo disputou o Módulo 2 (o que hoje seria o equivalente a Série A2) e mesmo assim foi campeão paulista. Pasmem, o primeiro colocado do Módulo 2 se classificava para as finais, junto com os primeiros colocados do Módulo 1.

    Em 1995, a Portuguesa venceu os dois turnos do campeonato paulista e mesmo assim não foi campeã. Sequer se classificou para a final. Perdeu um jogo na segunda fase, por 1 a 0, para o Corinthians, aos 45 minutos do segundo tempo, com arbitragem dinamarquesa e ficou fora. O Corinthians que fez uma campanha pífia na primeira fase, se classificou para a final e foi campeão.

    A Federação Paulista de Futebol organiza o campeonato paulista desde 1941. De lá para cá, em apenas seis oportunidades, outras equipes, fora os 4 grandes, venceram a competição. A Portuguesa em 1973 (juntamente com o Santos), a Internacional de Limeira em 1986, o Bragantino em 1990, o Ituano em 2002 (sem a presença das principais equipes do estado), o São Caetano em 2004 e o Ituano em 2014. Ou seja, a história demonstra que o campeonato paulista foi feito para os 4 grandes vencerem.

  14. Pessoal não tem jeito eles descriminam times de menores torcidas e menos dinheiro mesmo, e não é só a FPF, são as emissoras de TV, as colunas esportivas, as rádios, os comentaristas etc. etc. Temos que administrar e mandar eles a PQP.

  15. PQP !!!!!
    Sabem pq estão reclamando??
    Pq a Lusa tem torcida espelhada pelo Brasil todo, nós somos de Goiás.
    Eles estão reclamando pq estão com “medo” e sabem que a Lusa vai retomar o protagonismo que ela sempre teve… nosso time mesmo sendo limitado temos reais chances de passar pelo Santos… (“não pode respeitar muito eles não, tem que jogar de igual para igual”) e toda bola no ataque chutar no gol..que entra. Agora se for querer “enfeitar, driblar, jogar bonito” nós vamos tomar uma goleada!

    Galera quem concorda aí?
    Vamo Lusa!

  16. Não querendo comparar os 2 times que são água ( 2024 ) e o vinho ( 1996 ), mas está com a mesma cara, nos classificamos na última vaga com ajuda de vários resultados e chegamos até a final (1996) e agora nos classificamos praticamente no último jogo, também com ajuda dos outros times. Vai que a história se repita. Aproveitar a maré de sorte que estamos passando.

  17. A famigerada fpf (sic) faz o campeonato para os quatro queridinhos, enche o cofre deles com muito dinheiro enquanto oferece migalhas para os outros doze clubes e tenta esmagá-los e aí quando um dos “amados” não se classifica a hipocrisia enche os espaços da imprensa.
    Continuem achando que estão no caminho certo e enquanto assim pensam os times da cbf (sic) tomam de 7 em casa, um outro não ganha uma copa do mundo há 20 anos e está atrás da Venezuela nas eliminatórias e o outro não se classifica para as olimpíadas.

  18. Há não muito tempo surgiu um pequeno movimento para mudar o regulamento. No fim de 2022 para a edição de 2023. Foram propostos 2 formatos alternativos:

    1 – Classificar os 8 times de maior pontuação na primeira fase. Os grupos seriam extintos.

    2 – Classificar o 1° colocado de cada grupo e os 4 times de maior pontuação entre os restantes, mantendo os grupos.

    Uma certa expectativa surgiu em torno dessas propostas, mas elas foram vetadas. E o motivo, que não foi anunciado, é óbvio: o formato atual diminui MUITO a possibilidade dos 4 serem eliminados na primeira fase.

    Estamos apanhando por causa da incompetência do timinho da marginal. Se não fosse por ela, ninguém ia ligar pros pequenos que perderam a classificação, afinal, todo ano acontece a mesma coisa. E todo mundo já está acostumado a ver isso acontecer. Enquanto os cães ladram, a caravana passa!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here