O ex-atacante Ivair, o Príncipe do Futebol faleceu nesta quinta-feira (15), aos 79 anos. A Portuguesa confirmou o falecimento do ex-jogador, um dos principais ídolos da história lusitana, que passou a receber homenagens de torcedores, jornalistas e jogadores. A causa da morte não foi revelada.
+ Portuguesa chega a acordo com credor e evita leilão do Canindé
“Príncipe, você não morreu, você está eternizado em nossos corações”, afirmou a Rubro-Verde.
O atacante recebeu a alcunha de “Príncipe” após uma partida em que enfrentou o Rei Pelé (1940-2022). Em 1963, a Lusa venceu o Alvinegro, por 3 a 2, com dois gols de Ivair pela Portuguesa, contra os dois gols feitos por Pelé. Após o jogo, o atleta santista entregou a sua camisa, costume esse que não existia na época e declarou:
“Na minha opinião, você amanhã pode ser o príncipe do futebol”, afirmou, na ocasião.
No momento estavam presentes os cronistas Orlando Duarte e Eli Coimbra, que ouviram a declaração. No dia seguinte, a notícia ganhou a capa dos jornais da época e gerou a alcunha que levou o jogador até os dias atuais.
O centroavante também ganhou um documentário, dirigido por Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, que explora a vida do craque Ivair Ferreira. “Ivair – O Príncipe do Futebol” conta a história do atleta revelado nas categorias de base da Lusa e grande ídolo do tradicional time paulista.
Ivair atuou pela Portuguesa em duas passagens: entre 1957 a 1969 e em 1981, onde fez apenas um jogo, já veterano. Ao todo, esteve em campo em 307 jogos, marcou 103 gols e soma 127 vitórias, 84 empates e 96 derrotas.
Além disso, quase disputou a Copa do Mundo de 1966, tendo seu nome convocado entre os 45 jogadores de Feola na preparação do Mundial da Inglaterra, mas acabou dispensado. Além da Lusa, defendeu também as cores de Corinthians e Fluminense.
Coroado no Canindé
Antes da bola rolar para Portuguesa e União Suzano, que terminou com triunfo da Lusa por 4 a 1, no dia 6 de julho, no Canindé, a equipe rubro-verde fez uma homenagem ao ex-jogador. O príncipe do futebol foi coroado no gramado do Canindé.
Além disso, durante toda a disputa da Copa Paulista, a camisa dos atletas conta com um emblema homenageando o ídolo lusitano. Na ocasião, o ex-jogador da Lusa exaltou a homenagem e teceu elogios para o clube do Canindé.
“Eu agradeço muito o que a Portuguesa fez por mim e para a minha família toda. Eu estou aqui porque torço e gosto da Portuguesa. O meu muito obrigado ao Rei (Pelé) e a todos da Lusa”, afirmou, em entrevista à Lusa TV.
Modelo por um dia
Ivair também fez parte da campanha do lançamento da terceira camisa da Portuguesa, em parceria com a Joma. A Rubro-Verde lançou a camisa, chamada “RACISMO NÃO”, com o objetivo de gerar o questionamento e combater este tipo de atitude, que é crime. Além de Ivair, outros ídolos da história lusitana que participaram da campanha foram Badeco e Tico.
O velório acontece nesta quinta-feira (15), às 12h, na avenida Pacaembu, 1254. Por sua vez, o sepultamento acontece no cemitério da Lapa, às 17h.
Veja o vídeo do lançamento da terceira camisa da Rubro-Verde:
Confira a nota divulgada pela Portuguesa:
Você foi um GRANDE da Portuguesa até o fim, vá em paz, que Deus o acolha.
Grande Ídolo e sem dúvida um dos maiores que vestiu a camisa rubro-verde! Não cheguei a vê-lo jogar mas a história mostra a importância dele !
Um dos maiores jogadores que vi vestindo o manto sagrado da minha lusa querida, tenho grandes recordações de jogos em que o “príncipe” nos encheu de orgulho de torcer pela Lusa, aos 16 anos de idade fui ver a lusa ser roubada em Vila Belmiro, onde o nosso Ivair foi o melhor jogador em campo e outros jogos contra todos os grandes à época ele se sobressaia
Vá em paz, nunca te esqueceremos, como dizia o mestre Fiori Gigliotti “vc. ficará para sempre encrustado no nosso cantinho de saudade”
Treinei na escolinha de futebol dele
Um cara sensacional
Dentro de campo então nem se fala
Descanse em paz
Infelizmente na vida às REFERÊNCIAS acabam indo para outro plano nos deixando Sds!!!
Ivair , sinônimo de Portuguesa de Desportos respeitada até pelo Rei do futebol !!! Um dos maiores ídolos do clube do Canindé !!!! Nossas condolências! Um sentimento de LUSA VIVA PARA SEMPRE !!!
Este grande jogador sempre honrou e foi grato por vestir o manto rubro verde. Foi um dos poucos jogadores que recebeu justas homeagens ainda em vida! Agora vamos eternizá-lo na história da Lusa.
Essa linda camisa negra deveria agora ser o segundo uniforme do clube , como justa homenagem póstuma ao Príncipe !!!! E para sempre ! Honrou a Portuguesa do início ao fim !!!!
Nossos ídolos aos poucos estão partindo, enquanto novos ídolos não surgem! Isso mostra o quanto ainda estamos presos ao passado, um passado antes promissor e que se converteu nessa angústia de presente que a APD vive. Só nos resta esperar para que pelo menos dias melhores possam vir. Descanse em paz Ivair.
Descanse em paz, Príncipe do Futebol.
Jogadores como o Ivair não morrem.
Tornam-se imortais em nossas lembranças.
Como ninguém assumiu a vaga do Rei.
A do Príncipe também ficará vaga.
Se camisa de jogador emitisse uma luz , a da Portuguesa seria iluminada eternamente por conta de Ivair , um símbolo do grande jogador que sempre honrou essa camisa ! Portuguesa é sinônimo de Ivair e sempre será !
Verdadeiro ídolo. Que Deus lhe reserve um lugar de paz e descanso. Vida eterna ao PRÍNCIPE!!!!
Conheci o Ivair em 1965. Namoramos po quase um ano. Homem,de uma educação e caráter inigualáveis. Lembrava dele com saudades, jovem cheio de esperanças, na época. Humilde ao extremo. Nunca foi soberbo. Tornou amigo do Rei, tanto era a admiração do Rei Pelé por ele.Vá em paz meu querido! Missão cumprida. Ciclo encerrado. Eu sigo ,hoje com 78 anos. Saudades de tudo em você!
Descanse em paz, Ivair. E muito obrigado por tudo.
E viva a nossa Lusa por ter homenageado o príncipe em vida conforme este mereceu.
Aos pessimistas de plantão: somos exemplo nacional de valorização dos ídolos! Somos elite nesse quesito! Nossa Lusa não é feita apenas de trapalhadas, que a Rede Globo expõe pra nos ridicularizar, mas de muitos bons exemplos!
Com certeza o time da Lusa lá no céu ganhou um grande reforço e para ser titular, já aqui na terra só tranqueiras.
Com esse currículo o Ivair não seria contratado por essa diretoria, fez muitos gols.
Infelizmente, mais um grande da história LUSA que se vai… ele e outros ídolos fizeram a nossa marca… essa mesma história que ratos e pilantras tentam manchar e desmerecer há anos…
obrigado por tudo Ivair, o maior jogador da decada de 60 da Portuguesa, poderiam tirar aquela placa do ex-diretor nóia que pos o nome da familia dele(em frente o tio do dog)nos muros do canindé, e por a do Ivair, esse sim fez grandes feitos na Portuguesa…