Foto: Divulgação/Portuguesa

Antes da bola rolar para Portuguesa e União Suzano, que terminou com triunfo da Lusa por 4 a 1, no último sábado (6), no Canindé, a equipe rubro-verde fez uma homenagem ao ex-jogador Ivair. O príncipe do futebol foi coroado no gramado do Canindé e ganhou uma camisa personalizada.

+ Carlos Henrique celebra gols e mira ‘grandes coisas’ para a Lusa na Copa Paulista

Além disso, durante toda a disputa da Copa Paulista, a camisa dos atletas terá um emblema homenageando o ídolo lusitano. O ex-jogador da Lusa exaltou a homenagem e teceu elogios para o clube do Canindé.

“Eu agradeço muito o que a Portuguesa fez por mim e para a minha família toda. Eu estou aqui porque torço e gosto da Portuguesa. O meu muito obrigado ao Rei (Pelé) e a todos da Lusa”, afirmou, em entrevista à Lusa TV.


Aos gritos de “É Ivair” e “Ão, Ão, Ão, Ivair é Leão”, o jogador foi coroado pelo coordenador do Museu Histórico da Lusa, Artur Cabreira, que, emocionado, destacou a importância da homenagem a Ivair.

“Ivair, com grande satisfação do amigo Artur e pelo que fez pela Lusa, sendo o maior torcedor da Portuguesa, um grande amigo, essa homenagem, que começou em 1963 com Pelé. E hoje a Portuguesa reconhece o tão importante que você foi para a nossa continuidade”, comentou.

O Príncipe coroado por Pelé

Foto: Reprodução

O atacante recebeu a alcunha de “Príncipe” após uma partida em que enfrentou o Rei Pelé (1940-2022). Em 1963, a Lusa venceu o Alvinegro, por 3 a 2, com três gols de Ivair pela Portuguesa, contra os dois gols feitos por Pelé. Após o jogo, o atleta santista entregou a sua camisa, costume esse que não existia na época e declarou:

Na minha opinião, você amanhã pode ser o príncipe do futebol”, afirmou, na ocasião.

No momento estavam presentes os cronistas Orlando Duarte e Eli Coimbra, que ouviram a declaração. No dia seguinte, a notícia ganhou a capa dos jornais da época e gerou a alcunha que levou o jogador até os dias atuais.

O centroavante também ganhou um documentário, dirigido por Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, que explora a vida do craque Ivair Ferreira. “Ivair – O Príncipe do Futebol” conta a história do atleta revelado nas categorias de base da Lusa e grande ídolo do tradicional time paulista.

Ivair atuou pela Portuguesa em duas passagens: entre 1957 a 1969 e em 1981, onde fez apenas um jogo, já veterano. Ao todo, esteve em campo em 307 jogos, marcou 103 gols e soma 127 vitórias, 84 empates e 96 derrotas.

Além disso, quase disputou a Copa do Mundo de 1966, tendo seu nome convocado entre os 45 jogadores de Feola na preparação do Mundial da Inglaterra, mas acabou dispensado. Além da Lusa, defendeu também as cores de Corinthians e Fluminense.

Confira o vídeo feito pela Lusa TV da homenagem a Ivair:

27 comentários

  1. Um grande clássico….em 1963 , com uma grande vitória lusa por 3X2 ,com três gols de Ivair e dois de Pelé! Pelo menos nesse jogo o Príncipe superou o Rei , com aval do próprio Pelé ! Mas ,os anos foram passando e neste século houve involução do clube do Canindé! Não somos nem sombra do passado e por exclusiva culpa de seus dirigentes !

  2. Assisto futebol desde 1952, vi grandes equipes nossas e de outros clubes brasileiros e estrangeiros, grandes torneios, mas o Paulista de 1964 foi o maior de todos. Fomos esbulhados em 13/12 na Vila Belmiro, merecíamos ser campeões. Éramos uma grande Equipe e o príncipe IVAIR desequilibrava. Íamos aos estádios para ver o Santos de Pelé, o Palmeiras de Ademir da Guia, os aspirantes do Corinthians de Rivelino e a Portuguesa de IVAIR. Pasmem jovens torcedores, pois no banco o nosso técnico era Aymoré Moreira, só Campeão do Mundo em 1962. A nossa Portuguesa foi gigante e a apequenaram. O reflexo disso: homenageamos o Ivair com 1101 pessoas.

  3. Belíssima e justa homenagem… Ivair foi um dos grandes da história LUSA…. Nesse caso parabéns à diretoria pela iniciativa… Não existe futuro sem presente e respeito ao passado…

  4. A mehor e mais justa homenagem seria colocar a coroa de Ivair acima do escudo da Cruz de Avis ,assim como fizeram no escudo do Santos com Pelé ! Fazer isso agora ,enquanto Ivair continua vivo ! Aliás,a coroa no Santos veio depois da morte de Pelè ! Ivair merece ver com seus próprios olhos sua coroa acima da Cruz de Avis , coisa que Pelé não viu no seu clube ! Uma homenagem eterna e não apenas por um momento ! Ivair merece isso e com certeza Pelé assinaria embaixo , mesmo lá no céu !!!!!

  5. Você que é tapado ! Quem exaltou Ivair foi o próprio Pelé ! Pare de ser cego cerebral !!! E se não fosse Pelé, o mundo nem enxergaria o Brasil até hoje !!!! E será que conseguiríamos ser mais duas vezes campeão mundial ?! Pelé deu o caminho ,seu ignorante ! Na Argentina não apenas os torcedores do Boca exaltam Maradona ! A Argentina inteira reverência Di Stefano, Maradona e Messi , todos estes num patamar bem inferior ao Rei Pelé! Isso o próprio Menotti , argentino campeão do mundo como técnico da Argentina e que jogou com o Rei assinava embaixo ! Pare de continuar ignorante ,Tonho Flinstones !!!!!

  6. Cachaceiro, vagabundo. Vai lá buscar o Walter terra pra defender o santos, seu monte de lixo. Vai lá buscar o vovô lusa grande, que vc inventou pra dizer como o santos é enooorrrme. Tenha vergonha na sua cara e vira homem, seu porco do c@ralho.

    • Vc é um verme, um rato de esgoto que vai passar o resto da sua vida insignificante escondido na Internet. Chama o lusa grande pra te defender, seu monte de bosta!

  7. Doidão, você tá doidão… e se não for por álcool é por drogas ! Incurável besta ! Ninguém aqui tá exaltando o Santos porém a própria Portuguesa ,seu asno !!Vagabundo e cachaceiro só pode ser você ! Além de muito tapado !!! Nunca me fiz passar por Walter Terra ou Lusa
    Grande , seu ignorante ! Aliás,a ignorância é a raiz de todos os males ! Vai catar coquinho no deserto , tranqueira de uma figa !!!! Asno !!!!

    • De todos os seus defeitos, o mais absurdo é vc se achar inteligente. Isso me pega demais. Uma pessoa (se é que é pessoa) que mal domina a língua portuguesa, com dificuldades em formular 4 ou 5 frases com sentido, mal sabe o que fazer com as vírgulas e pontuação, acha que é inteligente. Acha que se colocar Walter terra e defender o santos, ninguém vai perceber. É um doente. Um vagabundo. Um monte de lixo.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here