Na manhã desta quarta-feira (12), a Portuguesa venceu o Palmeiras por 3 a 2, em pleno Allianz Parque, e se garantiu na semifinal do Campeonato Paulista Sub-20. Os gols lusitanos foram de Paraizo, Wevysther e Misael.
LEIA TAMBÉM: Com Portuguesa, FPF realiza pré-Conselho Técnico do Paulistão
Semana passada, a Lusa empatou em 1 a 1 com o Alviverde, no Estádio do Canindé. Wevysther fez para os donos da casa, enquanto Daniel guardou para os visitantes. Com isso, um novo empate levaria a decisão para os pênaltis.
Agora a Portuguesa terá pela frente o Santos, que eliminou o Ibrachina nesta quarta-feira. Do outro lado da chave, São Paulo e Corinthians estão em vantagem após vencerem Ponte Preta e Ferroviária, respectivamente, por 3 a 0 no jogo de ida. As partidas de volta das quartas de final acontecem nesta quinta-feira (13).
O JOGO
A Portuguesa começou a partida no campo de ataque adversário, mostrando que estava em busca da vitória. Porém, a primeira grande chegada foi do Palmeiras, aos 3 minutos, com a subida pela direita com Kevin, mas Ronaldo fez uma boa intervenção. Aos 5, Misael deu um bom passe em profundidade, Paraizo saiu de frente com o goleiro, mas Natan evitou o gol lusitano.
Com 8 no relógio, a bola sobrou na entrada da área com Yago, que finalizou no meio do gol para a defesa do goleiro lusitano. No lance seguinte, a Lusa tentou dar a resposta com Wevysther, mas a defesa palmeirense fez a cobertura correta e roubou a bola. Chegando em 10 no cronômetro, o confronto estava muito disputado, com velocidade entre os dois setores ofensivos.
Pênalti para a Rubro-Verde! Aos 11 minutos, Misael subiu rápido pela direita, tocou para João Goiano, que foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou a penalidade. Gol da Portuguesa! Na cobrança, Paraizo cobrou firme no canto direito do goleiro e abriu o placar no Allianz Parque: 0 a 1. No lance seguinte, Jhon Jhon recebeu dentro da área, finalizou pertinho do gol e quase empatou aos 16.
Com 23 no relógio, a Lusa chegou com perigo pela esquerda com Rodrigo, que cruzou na área, mas a defesa cortou para a lateral. Com 30 minutos, o Alviverde estava muito mal na partida, tanto que o técnico fez uma alteração ainda na primeira etapa, enquanto a Rubro-Verde levava perigo nos contra-ataques. Nos minutos seguintes, o Palmeiras equilibrou o confronto e passou a levar mais perigo.
Aos 36 minutos, Wevysther avançou pela direita, invadiu a área e tentou o passe, assustando a defesa adversária. No lance seguinte, a Portuguesa teve falta perigosa pelo lado direito, mas no cruzamento a zaga dos donos da casa cortou pelo alto. Com 42 no cronômetro, o Alviverde chegou com perigo pela direita com Kauan, mas Ronaldo salvou. GOLAAAÇO! Com 44 minutos, Wevysther fez uma belíssima jogada e ampliou para a Lusa: 0 a 2. Minutos depois, aos 47, a Portuguesa guardou o terceiro com Misael: 0 a 3. GRANDE ATUAÇÃO. A primeira etapa acabou aos 50.
SEGUNDO TEMPO
A Portuguesa voltou para o segundo tempo sem alterações. Precisando correr atrás do prejuízo, o Palmeiras começou partida no campo de ataque, mas sem muita efetividade. Com 5 minutos, os donos casa chegaram em velocidade com Daniel, mas Ronaldo saiu de forma espetacular e evitou o gol palmeirense. Somando 7 no cronômetro, o Alviverde subiu bem pela direita e Daniel apareceu livre na área para diminuir: 1 a 3. Após o gol sofrido, Alan Dotti promoveu três alterações.
Saíram João Goiano, Misael e Wevysther, para as entradas de Vedana, Davi Leal e Pedro Leal. As mudanças dos donos da casa deram certo, que colocaram uma forte pressão na Lusa nos minutos iniciais da segunda etapa, com direito a reclamações de pênaltis. Com 14 no relógio, Rodrigo levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Portanto, a Rubro-Verde ficou com um a menos em campo. Com essa desvantagem, Alan Dotti fez outra mudança na sequência: saiu Miguel para a entrada de Arthur.
Com a vantagem numérica, o Palmeiras ampliou a pressão em busca, inicialmente, do empate para levar para os pênaltis. Com 20 no cronômetro, Pedro Torres cobrou escanteio pela esquerda, mas a defesa afastou e quase começou um contra-ataque para o Alviverde, mas a Lusa não deixou. No minuto seguinte, Gustavo Mancha cabeceou com violência e Ronaldo realizou uma grande defesa e evitou o segundo gol do mandante. Aos 26, o comandante lusitano colocou Jonathan e Luiz Henrique, nas vagas de Lucão e Portela.
Os 30 minutos chegaram com o Palmeiras tendo as melhores chances, ainda sonhando com o segundo gol, enquanto a Lusa tentava se segurar na defesa. A maioria das oportunidades da equipe verde era pelo alto, com cabeçadas perigosas. Depois de muitas tentativas, o Alviverde marcou com uma bela finalização de Edinei, após cruzamento pela esquerda: 2 a 3. Após o gol, a Portuguesa tentou reagir para matar o jogo, sem muito sucesso, mas ligou o sinal de alerta no oponente.
Em escanteio pela direita, aos 40 minutos, a Lusa assustou o goleiro adversário. No lance seguinte, Talles recebeu na área, cortou a defesa e finalizou perto do gol. Já na sequência, com 42 no relógio, o Palmeiras voltou ao ataque e Ronaldo afastou um cruzamento perigoso. Com 45 no cronômetro, Paraizo recebeu na entrada da área, mas finalizou fraco para a defesa tranquila de Natan. Aos 48, os donos da casa tiveram uma falta perigosa pela direita, mas a cobrança foi no meio do gol e Ronaldo defendeu com segurança. Ronaldo fez uma série de defesas no fim, segurou os 2 a 3 e acabou aos 52 minutos: LUSA CLASSIFICADA!
FICHA TÉCNICA
12 de outubro de 2022, Allianz Parque, São Paulo
Jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20
ESCALAÇÕES
PALMEIRAS: Natan, Thiago (Edinei), Henri, Naves (Vitinho) e Ian (Daniel); Jota (Talisca) (Ruan Ribeiro), Yago(Gustavo Mancha) e Jhon Jhon; Kauan, Kevin e Wendell (Alan).
Técnico: Paulo Victor
PORTUGUESA: Ronaldo; Talles, Kauã Victor, Lucão (Jonathan) e Rodrigo; Portela (Luiz Henrique), João Goiano (Vedana) e Misael (Davi Leal); Miguel (Arthur), Paraizo e Wevysther (Pedro Torres)
Técnico: Alan Dotti
ARBITRAGEM
O jogo foi apitado pelo árbitro Rodrigo Paes Domingues, auxiliado pelos bandeirinhas Mauro André de Freitas e Robson Ferreira Oliveira, além do quarto árbitro Marcio Mattos dos Santos.
Aproveitar essa base guerreira, não liberar ninguém e contratar 5,6 jogadores de série A.
Concordo contigo, Mauro. Esse é o caminho para 2023.
Será q é tão difícil pra esses Toninhos Cecilios da vida?
Concordo Mauro
Sufoco da pega… to rouco… mas to feliz…
A molecada resgatando nosso orgulho…
vai LUSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Muito legal ver essa garotada vencendo
Parabéns!!!
E nossa torcida sofrida em bom número no Allianz.
Parabéns para a garotada. Deveria se mandar um vídeo desse jogo para cada componente da Copa Paulista.
Consegui assistir o 1º tempo jogou muito, parabéns aos meninos e ao técnico.
Jogo pra lavar a alma… Com sofrimento, como tudo na nossa Lusa!!!
Lusa até a morte!!!!!
Merecido, classificados em cima do time que tem ganhado tudo nos últimos anos, bom sinal para nós, PARABÉNS
Só não me vá vender todo mundo quando acabar o campeonato, mostraram ter bola pra mais que isso.
Já disse uma vez e agora com mais certeza : o sub20 não perde pro Marília. Vitória maiuscula, sobre um adversário forte na base. É inexplicável temos jogado a copa Paulista com balhino e ligeiro enquanto os garotos comem a bola.
Está aí o futsal Lusa reativar as categorias de base e valorizar a garotada no time principal. Até organizar pra saf.
Se colocasse esse time de molecada mesclando com uns 4 ou 5 do time principal garanto que ganhava do Marília tranquilo.
Parabéns e vamos estudar o Corinthians que será o próximo adversário.
O Santos fez milagre agora a tarde e goleou por 4×0 e será nosso adversário ao invés do Corinthians. Jogão também! Vai Lusa.
Calma pessoal, vamos devagar, jogar na base é bem diferente de jogar no time principal, devagar para não queimar esses meninos.