Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Naquela que foi a pior partida da Portuguesa sob o comando de Fernando Marchiori, a Lusa foi derrotada pelo Água Santa, por 3 a 0, pela terceira rodada da Série A2. O time rubro-verde não conseguiu acertar nenhuma finalização para o gol durante os 90 minutos. Com o resultado, a Portuguesa termina a terceira rodada em 11º lugar, com dois pontos em três jogos.

Insatisfeito como rendimento do time nos primeiros jogos, Marchiori iniciou a partida com Gilberto Alemão, Fabrício Rodrigues e Anderson Lessa como novidades. Porém, a bola mal começou a rolar no Canindé e a Portuguesa teve azar logo aos dois minutos. Após toque de Luan Dias, o zagueiro Helder bateu de fora da área, a bola desviou em Patrick e foi em direção ao gol. Dheimison se esticou, mas não conseguiu evitar.

Novamente arás do placar, a Portuguesa não conseguiu sequer ameaçar a meta adversária. A única aparição do goleiro Oliveira foi aos 19 minutos, quando se machucou e foi substituído por Matheus Inácio, que também não precisou fazer nenhuma defesa.

Deixando a Portuguesa se complicar na falta de criatividade, o Água Santa chegou ao segundo gol ainda no primeiro tempo. Patrick vacilou e perdeu a bola para Luan Dias na lateral. O atacante cruzou e Renato Júnior completou de primeira para ampliar o marcador aos 39 minutos. O time visitante ainda teve chance de ampliar em mais duas oportunidades. Helder chutou para fora na primeira e Alemão salvou em cima da linha na sequência.


Precisando mudar a postura da equipe, Marchiori fez três mudanças no intervalo, colocando Júnior Prego, Walfrido e Mizael no lugar de Patrick, Fabrício Rodrigues e Geovani, este último lesionado.

A primeira chance real da Lusa foi somente aos nove do segundo tempo. Mizael conseguiu roubar a bola no campo e ataque. Com a defesa adversária desorganizada, o time construiu uma boa jogada, que terminou com Maykinho batendo para fora de dentro da área. A Lusa ainda chegou a balançar as redes aos 12, mas Mizael estava em posição de impedimento.

Em novo contra-ataque, dessa vez aos 32, o Água Santa matou o jogo. Luis Ricardo recebeu livre na direita, invadiu a área e chutou. Dheimison fez a defesa, mas a bola ficou viva na pequena área. Giovani Pavani, livre, só teve o trabalho de empurrar para o gol e decretar a primeira derrota rubro-verde na competição.

A Portuguesa, a princípio, volta a campo no próximo sábado (13), quando visita o XV de Piracicaba no Barão de Serra Negra.

Ficha Técnica

Portuguesa 0 x 3 Água Santa
Data: 10/03/2021
Hora: 19h
Local: estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé

Portuguesa: Dheimison; Alemão, Diego Jussani, Gilberto Alemão e Patrick (Júnior Prego, no intervalo); Caíque, Fabrício Rodrigues (Walfrido, no intervalo) e Raphael Luz (Léo Jaime, aos 26,2ºT); Geovani (Mizael, no intervalo), Anderson Lessa e Maykinho (Ermínio, aos 26,2ºT).
Técnico: Fernando Marchiori

Água Santa: Oliveira (Matheus Inácio, aos 19’1ºT); Luis Ricardo, Rodrigo Sam, Helder (Miguel de Alcântara, aos 39’2ºT) e Rhuan; Marzagão, Tauã e Luan Dias (Carlos Alberto, aos 35’2ºT); Lelê (Giovanni Pavani, no intervalo), Renato Júnior (Nando, aos 35’2ºT) e Dadá.
Técnico: Sérgio Guedes

Árbitro: José Claudio Rocha Filho
Assistentes: Marco Antonio de Andrade Motta Junior e Fausto Augusto Viana Moretti

Gols: Helder (AGS, 2’1ºT), Renato Júnior (AGS, 39’1ºT) e Giovani Pavani (32’2ºT)

Cartões amarelos: Fabrício Rodrigues (27’/1ºT), Jussani (43’), Raphael Luz (45’1ºT), Maykinho (23’2ºT) e Walfrido (34’2ºT) para a Portuguesa; Rhuan (3’2ºT) e Luan Dias (10’2ºT)

15 comentários

  1. Nem adianta falar demais porque acaba sendo chover no molhado. Mas o ponto principal pra mim além da falta de variação (unica jogada do time é dar a bola pro Maykinho tentar correr) é a questão fisica.
    Todo mundo falava que talvez a questão da idade seria um fator, mas quem comanda a Portuguesa garantia que não. Ta aí o resultado. O Água Santa tem dois mlks novos que acabaram com a defesa lenta e velha da Portuguesa. Não que Jussani seja um mal jogador, mas não tem proteção… Você via o Renato e Luan que são novos pressionando a nossa defesa com 2-0 pra eles no segundo tempo enquanto nosso time fisicamente estava MORTO… Você pode ir longe em torneio semi amador igual a copa paulista na base da experiência, mas quando a coisa aperta em um campeonato disputado como esse você precisa de sangue novo, vitalidade, a gente simplesmente não tem isso no elenco com excessão do Caique que corre pra caramba mas infelizmente tem que correr por todo mundo e nem sempre consegue

  2. O governador tem razão, é melhor paralisar o futebol, assim não vejo essa vergonha de futebol apresentado pela luzinha , e ainda quer disputar a série D do Brasileiro, é melhor ela ficar na série E de de ESQUECIDA do Futebol, a pessoa da minha rua bate uma bolinha melhor que o que vi, por favor para, da uma peteca pra cada jogador e pede para ir treinando.

  3. Eis aí o retrato de contratações erradas. Mais uma vez contratamos museus. Não dá para entender o porquê de tantos jogadores velhos. Deu para ver que vamos lutar para não cair para a terceirona. Não ganha uma dividida, não tem meia armador, jogadores lentos e ainda, sem condicionamento físico. Lamentável, verificar, que a copa paulista foi enganosa, pois os times eram muito fracos. E agora, presidente, se não tomar providência, cai para terceirona e não passa da 4a divisão. Time muito fraco. E agora, qual vai ser a desculpa do técnico que concordou com essas contratações . Com esse futebol não temos esperança de nada. Não é ser pessimista é a realidade. Acorda Presidente!!!

  4. 3 X 0 ficou barato. Time sem variação de jogo, mal escalado (deu para ver o resultado da improvisação dele na lateral esquerda no segundo gol deles), pesado e lento. Canso de falar que esta média de idade de mais de trinta anos é perigosa. O Água Santa é MUITO melhor. XV de Piracicaba e Oeste também estão disparando. Ou começa a jogar ou vamos lutar para não cair novamente. Próximo jogo será em Piracicaba… Meu Deus!

  5. Prometi a mim mesmo que não mais emitiria minha opinião, porém o farei pela última vez.
    Fui criticado quando falei que estavam chegando vários jogadores com idade avançada.
    Hoje, e nos demais jogos, vimos uma zaga sem reação, envolvida facilmente pelo adversário.
    Não vou criticar o trabalho do Marchiori, mas com 4 ou 5 laterais esquerdos, ele improvisou o garoto Patrick. Estranho, não ?
    Elenco inchado de zagueiros, porém qual deles inspira segurança ?
    Quem pode municiar o ataque ? Dependemos exclusivamente do Raphael Luz.
    E quem colocará a bola pra dentro ? Difícil responder…
    O fato é que a derrocada foi imensa e chegamos em um ponto difícil de reverter. Os anos vão se passando, criamos expectativas e logo vem a decepção.
    A solução poderia ser a base, vide Santos e Palmeiras, porém, apesar de termos revelado grandes jogadores, como Enéas, Dener, Zé Roberto, Edu Marangon, Emerson, Jorginho, Zé Maria, Leandro Amaral, Rodrigo Fabri, Diogo, Ricardo Oliveira, entre outros, não conseguimos mais sucesso, pois interesses de diretores e empresários se sobrepuseram a grandeza do clube.
    Uma pena !!!

    • Perfeito, Carlos. Canso de falar me me dói ver garotos de algum potencial serem dispensados ou ignorados no elenco, como o caso do Maicon Jesus. O Leão falou quando saiu que “não deixar treinar um garoto de 19 anos que ele conseguiu no Palmeiras para contratar o Rico de 30 e tantos, é porque algo muito errado está acontecendo”. Continua a mesma coisa. Temos muito mais jogadores no elenco do que o permitido para inscrição e não conseguimos formar um time. O Castanheira tem feito um grande trabalho na Portuguesa, mas o futebol ainda tem alguns “vícios” de administrações recentes.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here