O técnico Tite anunciou no início da tarde desta segunda-feira (7) a lista dos convocados do Brasil para a Copa do Mundo do Catar 2022. Como já esperado, nenhum jogador da Portuguesa consta na relação, mas você se lembra do último jogador da Lusa convocado para o Mundial?
LEIA TAMBÉM: “Alegria de ver a Lusa na 1ª divisão”, afirma Ricardo Oliveira
Zé Maria, em 1970, foi o último jogador convocado para uma edição de Copa do Mundo enquanto atuava pela Portuguesa. O atleta, na época com 21 anos, foi reserva de Carlos Alberto Torres no tricampeonato do Brasil em Mundiais. Em seguida, o lateral direito se transferiu para o Corinthians.
Anteriormente, Djalma Santos, nas Copas de 1954 e 1958, Brandãozinho e Julinho Botelho, em 1954, e Jair da Costa, em 1962, foram convocados enquanto vestiam a camisa rubro-verde.
Se formos analisar os jogadores que passaram pela Portuguesa e que disputaram Copas do Mundo, a lista é extensa. Zé Roberto, por exemplo, disputou dois Mundiais, em 1998 e 2006. A relação também engloba atletas estrangeiros, casos de Filó, na seleção da Itália, e Struway e Gavilán, ambos pela seleção do Paraguai. Já na convocação deste ano, Weverton, hoje no Palmeiras, defendeu a Portuguesa na Barcelusa, em 2011.
Stanislaw Struway, um paraguaio muito do filho da puta que jogou a camisa no gramado e depois pisou. Bora ” luan” analfabeto, me chame de xenófobo….
xenófobo seu lixo ex-assessor da portuguesa por isso se esconde com o nome de taubaté né
É preciso melhorar na base para num futuro termos mais craques vindos da Lusa em nossa seleção. VAI LUSA PÔ!
Tenho muitos e muitos livros , almanaques
, revistas , fascículos , tablóides e jornais sobre as copas do mundo de futebol; só que em alguns consta o lateral direito Ze Maria na copa do mundo de 1970 como sendo Jogador do Corinthians ( todos sabemos que o Ze Maria assistiu todos os jogos da seleção no banco de reservas, não jogou 1 minuto sequer) e o Ze Maria só estreiou no time do mal em meados de 1971 .Lógico quem colocou Ze Maria como jogador do time do mal ( Corinthians) deve ser daqueles corintiano F D P .
Naquele tempo ainda não existia substituição. A Fifa criou a regra da substituição justamente na Copa de 1970 e os técnicos ainda não havian aprendido usar essa regra como os técnicos de hoje. O objetivo inicial era atender casos excepcionais (contusão grave, expulsão de goleiro etc)
Vivemos do passado sem perspectiva de futuro.