Jogadores da Portuguesa celebram gol contra o Santo André
Jogadores da Portuguesa celebram gol contra o Santo André (Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA)

No confronto entre os líderes do Grupo A7 do Campeonato Brasileiro da Série D, a Portuguesa e Santo André empataram em 2 a 2, no estádio Distrital do Inamar. Com o resultado, a Lusa se manteve no topo.

A equipe lusitana chegou aos 20 pontos, enquanto os mandantes 18, se mantendo em segundo. Entretanto, com o resultado, a Portuguesa perdeu a chance de carimbar a classificação à segunda fase da competição.

LEIA MAIS:
Decisão baseada na Lei da SAF favorece a Portuguesa
Fábio Toth acredita que Lusa merecia ter vencido o Nacional
Paulistão Feminino: Portuguesa sofre gol no fim e perde para o Realidade Jovem

Os gols lusitanos foram marcados por Patrick e Ermínio. O jogo foi válido pela 12ª rodada da competição e a Portuguesa, que havia perdido para a Inter de Limeira na rodada passada, voltou a somar um ponto na tabela.


Nas duas últimas rodadas da fase classificatória, a Portuguesa encara o Madureira, na noite do próximo sábado (28), no Estádio do Canindé, e o Cianorte, fora de casa, no próximo dia 4, às 15h. A Lusa está num bom cenário na busca pela classificação, mas precisa prestar atenção se quiser terminar na liderança.

O JOGO

O Santo começou o jogo melhor, marcando a saída de bola da Portuguesa e a primeira oportunidade saiu aos 4 minutos, uma cabeçada por cima do gol após cruzamento pela direita. O Ramalhão seguiu se impondo no ataque pelos próximos minutos, o natural para quem é dono da casa, e Dheimison trabalhou pela primeira vez aos sete minutos, numa finalização fraca. Saindo de trás, a Lusa deu trabalho ao goleiro adversário pela primeira vez aos oito, em bola cruzada na área.

A equipe lusitana encontrou muito dificuldade para sair da defesa no começo do confronto. Aos 15 minutos, Marzagão deu um belíssimo chute de fora da área e Fabrício Araujo defendeu com propriedade. A jogada de perigo fez a Portuguesa partir mais ao ataque, usando os lados de campo, culminando na finalização de Danilo Pereira, da entrada da área, sem muito perigo aos 18. No minuto seguinte, Jefferson Feijão também experimentou de longe, mas não assustou. O jogo ficou mais aberto.

Com 22 minutos, Hayllan, do Santo André, também experimentou de fora da área e Dheimison fez uma bela defesa. Aos 23, Léo Gobo, de cabeça após escanteio pela esquerda, abriu o placar para o Ramalhão. Quase o empate aos 27! Em jogada pela direita, Tito se antecipou a marcação, finalizou muito bem e o goleiro adversário fez uma defesaça. Na sobra, a zaga do Santo André salvou. De um modo geral, a partida ficou morna depois do gol, com pouca velocidade e oportunidades.

Em dobradinha com Lucas Douglas, Jefferson Feijão e Danilo Pereira, por muito pouco, quase conseguiu pegar de cabeça, aos 31 minutos. Precisando balançar as redes para não perder a liderança, a Lusa foi para cima e empatou com Patrick, de cabeça, após cruzamento na área pela direita, com 35 no cronômetro. Tudo igual no Distrital do Inamar: 1 a 1. A partida voltou a ficar mais equilibrada, morna e estudada. Aos 41, Will, pela esquerda, finalizou de fora da área, mas sem perigo. No mesmo minuto, Caíque levou cartão amarelo.

A Lusa terminou a primeira etapa no campo de ataque, destaque para o lado direito com Lucas Douglas e Jefferson Feijão, e o juiz apitou aos 47. Na volta do intervalo, Fernando Marchiori promoveu as entradas de Tauã na vaga de Caíque, e Maykinho no lugar de Cesinha. Já aos 5 minutos, a Portuguesa chegou bem pelo lado direito, conseguindo o escanteio. Posteriormente, não assustou o adversário na cobrança que foi nas mãos do goleiro, e a equipe lusitana começou a segunda etapa comandando as ações.

Os minutos seguintes foram movimentados, com ataque dos dois lados e cruzamento perigoso do Santo André pela direita. O confronto tem desenvolvido bem quando os times acionam as laterais. Aos 12, o Ramalhão marcou o segundo gol com Will, aproveitando de uma saída da área equivocada de Dheimison. Donos da casa na frente novamente: 2×1. Já na sequência, a Lusa foi para cima em busca do empate, mas, na sequência, o adversário deu a resposta em nova finalização de fora da área.

Precisando correr atrás do resultado novamente, a Portuguesa tentou se manter no campo de ataque do Santo André, como de praxe nesse jogo, buscando as laterais. Com o placar a favor, o Ramalhão adotou uma postura mais defensiva, mas pronto para surpreender nos contra-ataques, com 26 minutos. Se apresentando bem pela direita, Lucas Douglas sofreu uma falta perigosa já no minuto seguinte. Na cobrança, a bola foi muito por cima do gol. Aos 30, o técnico lusitano colocou Ermínio na vaga de Jefferson Feijão, um lateral-direito por um centroavante.

Com 34 minutos, em nova subida pelo lado direito, a Lusa tentou uma investida ao ataque, mas a bola foi para escanteio e, na cobrança, Fabrício Araujo pegou sem dificuldades. Aos 36, novo tiro de canto para a equipe Lusitana, novamente sem perigo. A aposta nas laterais persistiu, agora pela esquerda, só que sem muita efetividade, no minuto seguinte. Com 40 no marcador, a Portuguesa mandou outra bola na área, mas novamente não levando susto para o arqueiro adversário. Aos 42, quase o Santo André matou a partida numa bela jogada, dominando as ações nos minutos finais. No entanto, na base do abafa, a equipe lusitana empatou aos 48 com Ermínio e o jogo terminou empatado em 2 a 2.

FICHA TÉCNICA

Estádio Distrital do Inamar

Início às 15h do dia 21 de agosto de 2021

12ª rodada do Campeonato Brasileiro Série D

Escalações

Portuguesa: Dheimison; Jefferson Feijão (Ermínio), Gilberto Alemão, Patrick e Denis Neves; Marzagão, Caíque (Tauã) e Danilo Pereira (Felipe Souza); Lucas Douglas, Tito (Matheus Serafim) e Cesinha (Maykinho).

Técnico: Fernando Marchiori

Santo André: Fabricio Araujo; Eliandro (David Ribeiro), Léo Gobo, P.V e Gilberto Jesus; Dênis Germano (Leandro Cândido), Glédson e Gian (Bruno Luiz); Hayllan, Will (Elias Lira)e Vitor Carvalho.

Técnico: Wilson Junior

Arbitragem

O jogo foi apitado pelo árbitro Ervino Bauermann, de Santa Catarina. Ele estava acompanhado de Vitor Carmona Metestaine e Diego Morelli, os bandeirinhas, além de José Guilherme Almeida e Souza, o quarto árbitro, os três de São Paulo.

12 comentários

  1. Importante ponto conquistado para a classificação. Está bem encaminhado para chegar a próxima fase. Algumas observações importantes desse jogo são com relação ao goleiro, que é fraco. Aliás, é bom lembrar que o dheimisson só foi titular na copa Paulista por causa do tomazela ter pego covid e agora ter se lesionado. Vira e mexe, entrega gols para os adversários. Pra piorar, inventam essa merda de paredeimisson. O Feijão não tem condições de ser titular na portuguesa. É fraco e fisicamente não aguenta uma partida. Tem que parar com essa teimosia nesse jogador que não rende e não aguenta uma partida de futebol completa. O treinador inventa umas coisas que não existem. Tem que parar de tirar jogador que toma cartão amarelo no primeiro tempo. Nao importa quem é, ele tira. E, geralmente, faz merda. Hoje fez mais uma. Se ele treinar o psg, tira o messi no intervalo por causa de cartão. Tem que ter um pouco de noção. Do mais, foi mais do mesmo. Lucas Douglas horroroso, cesinha fraco e Danilo Pereira muito abaixo. O que importa no momento é classificar, e está bem perto.

  2. Deixar o Misael ir embora e ficar com Serafim e Felipe Souza só pode ser brincadeira de mau gosto, alguém tem que explicar essas coisas que estão acontecendo no Canindé. Já ia esquecendo, fora Marchiori.
    Mais um resultado conseguido na base da sorte, o Santo André teve tudo para matar o jogo e não o fez e no final achamos um gol, até quando a sorte vai nos ajudar?

    • Eduardo, faço a mesma pergunta sobre a permanência deste Felipe Souza no elenco. Jogador fraquíssimo. O Serafim é esforçado, mas é ruim de bola. O Serafim eu usaria na Copa Paulista. O tal do Felipe Souza, é rua. Junto com Dheimison, Gilberto Alemão, Lombardi, Caio Mancha e mais uma meia dúzia.

  3. Empate que deve ajudar na classificação. Mas o time não tem criação nenhuma de jogo. É sempre a mesma coisa. Joga pelos lados e cruzamentos sem nenhum efeito,. BOLA PARADA! NÃO EXISTE TRIANGULAÇÕES QUE PODEM GERAR CHUTES PRA GOL OU JOGADAS DE INFILTRAÇÃO. É SEMPRE A MESMA COISA. E AINDA AS FALHAS INDIVIDUAIS, HOJE DO GOLEIRO. UM TIME TEM QUE TREINAR VÁRIAS JOGADAS COM ESQUEMAS DIFERENTES. ISSO É TREINAMENTO. PARA DESEQUILIBAR O ADVERSÁRIO. AGORA, ÓBVIO DE SEMPRE, FICA FÁCIL ANULAR . SE NOS CLASSIFICARMOS , TEMOS QUE MELHORAR MUITO PARA SEGUIR EM FRENTE.

  4. Tem duas coisas que o time adversário tem sempre melhor que nós: técnico e goleiro. O Dheimison sai mal do gol, é inseguro e só pega bola no máximo de dificuldade média. Chutou ou cabeceou uma bola mais ou menos, entra. É péssimo, mas hoje passou dos limites. É ruim com as mãos e tenta matar no peito? Vá pro inferno! Cabeceia e bota pra fora. O Thomazella, que estava no banco, não é um Rodolfo Rodrigues mas é MUITO melhor que o Dheimison.

  5. Novo nome: Papai Noel FC., contra a inter bola dominada pelo Magrão deu no pé do cara gol.
    Hoje bola dominada pelo Alemão deu no pé do cara gerou escanteio gol. o segundo não precisa nem comentar. Assim nem o Marchiori aguenta.

  6. Alguém tem certeza que o Felipe Souza e o Serafim são realmente jogadores de futebol? O Felipe deve ter algum problema nas pernas, o cara cai sozinho toda hora não para em pé é mais lerdo que uma tartaruga, o Serafim tem uma relação conturbada com a pelota os 2 não se entendem de jeito nenhum e o Misael foi embora, quem explica?

  7. Esse tal de Alemão tá de brincadeira, quando perde a bola volta andando, parece que tá de má vontade e o Feijão não acerta um cruzamento, eu tento entender mas não consigo, o Lenon no jogo contra o São Bento acertou a maioria dos cruzamentos, como castigo ficou na reserva no jogo seguinte aí entrou no segundo tempo e novamente acertou a maioria dos cruzamentos, novamente foi castigado por isso e não jogou de titular hoje e nem entrou no segundo tempo é isso mesmo Lenon continua fazendo essas coisas erradas que o Prof. Pardal te castiga.

  8. Empatamos na pura sorte. Porque se depender de futebol ZERO, time fraco. Concordo com o amigo que disse que técnico NÃO deveria ter substituído o Kaique por ter tomado o cartão. Acabou com o meio de campo que não é tão bom. No resto, vamos seguindo aos trancos e barrancos sem o time evoluir em quase nada. Precisa melhorar muito na outra fase pra subir……

  9. Não vai haver evolução, o cara já está lá faz um ano, tem sempre uma semana para treinar entre um jogo e outro e continua tudo igual., nossa sorte é que os outros times tbm saõ bem ( pelo menos por enguanto)

  10. Não vai haver evolução, o cara já está lá faz um ano, tem sempre uma semana para treinar entre um jogo e outro e continua tudo igual., nossa sorte é que os outros times tbm saõ bem ( pelo menos por enguanto) ruins

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here