O torcedor Leonardo Garcia, conhecido por Sardinha, faleceu, aos 83 anos. A Portuguesa divulgou uma nota oficial no qual confirmou o falecimento do torcedor símbolo lusitano. A causa da morte não foi revelada, assim como as informações do velório e enterro.
+ Portuguesa lança novos uniformes em parceria com a JOMA
“Torcedor apaixonado e símbolo de resistência e resiliência, ficou conhecido por todos por um apelido que ele nunca gostou: Sardinha! Ele foi uma referência nas arquibancadas do Canindé e por onde passou acompanhando a sua Lusa. Sua paixão pela Portuguesa vinha na mesma intensidade da sua bronca com a arbitragem, duas marcas desse torcedor que nos deixa um enorme vazio. A Portuguesa e toda sua torcida se solidarizam aos familiares e amigos nesse momento de consternação”, afirmou o clube, por meio de nota.
Sardinha era conhecido pela torcida lusitana pois, há décadas, se dirigia as arquibancadas próxima a entrada da arbitragem para protestar. Ele, inclusive, seguia o bandeirinha no lado de ataque da Lusa, durante toda a partida. O ex-árbitro Oscar Roberto Godói, em entrevista ao podcast Ticaracaticast, em outubro deste ano, falou sobre o torcedor lusitano
“Eu chegava lá para apitar, tinha um torcedor lá, um senhorzinho lá, o Sardinha. ‘Ladrão, filho da p…, vai…’. ‘Sardinha, o jogo não começou’. ‘Mas na hora que começar, você vai roubar Portuguesa’ P…., cara! ‘Sardinha, o jogo não começou, você já tá me xingando, cara’. P…”, comentou, na ocasião.
Descendente de espanhóis, ele se apaixonou pela Lusa em 1951, quando tinha 14 anos e se apaixonou pela Rubro-Verde, em uma época marcada pela conquista dos torneios Rio-São Paulo em 1952 e 1955, além da Fita Azul de 1951, 1953 e 1954.
O torcedor morava na Zona Sul de São Paulo e pouco se sabia de sua vida pessoal. De acordo com uma reportagem feita pela revista Piauí, em dezembro de 2010, ele se casou duas vezes e não tinha filhos.
O apelido surgiu por conta de outro torcedor, que adotava um modus operandi semelhante ao seu, embora não gostava de ser chamado de Sardinha. Ele, inclusive, pensou em se candidatar à Câmara de Vereadores em 2012.
Confira as notas divulgadas pela Portuguesa e também a torcida organizada Leões da Fabulosa:
Triste, …. que Deus de um justo descanso ao Sardinha
Descanse em paz.
Saudoso Sardinha, o terror dos bandeirinhas no Canindé, que Deus conforte o coração da família!
Triste notícia. Era um show a parte. Amava a nossa Lusa. Descanse em paz.
Descanse em paz
Se mil Sardinhas a Lusa tivesse , o Canindé seria mais festivo e alegre , de tal maneira que até superaria a força de trinta mil corinthianos na Neoquimica ! Sardinha valia por trinta torcedores , no mínimo, de qualquer outro clube da capital paulista !
Grande Sardinha…viveu pela lusa literalmente.
Que descanse em paz.
que a vida cobre aqueles que o agrediram covardemente.
quando ja era idoso
Quando eu morrer a notícia vai ser:
Morreu hoje o Souza de 95 anos que se apaixonou pela Lusa e viu o time ser Tri campeão da segunda divisão, copa paulista e série B.
Eterno Sardinha!
Descanse em paz, guerreiro! Meus sentimentos aos familiares e amigos.