Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

A Portuguesa venceu o Primavera na tarde deste sábado (26), por 1 a 0, pela disputa do primeiro jogo das quartas de final da Série A2 do Campeonato Paulista. O duelo foi disputado no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba. Cesinha, aos 46 minutos do primeiro tempo, anotou o gol do triunfo lusitano.

LEIA TAMBÉM: Conselho da Lusa marca reunião para analisar finanças de 2021

Com este resultado, a Lusa pode até empatar na partida de volta que garante a vaga para as semifinais. Uma derrota por diferença de um gol leva a disputa para os pênaltis. O jogo está agendado para esta terça-feira (29), às 19h, no estádio do Canindé.

Para este jogo, o técnico Sérgio Soares teve os retornos do lateral direito Luis Ricardo, que cumpriu suspensão diante da Portuguesa Santista, e do zagueiro Patrick, preservado na mesma partida. Com isso, o comandante escalou a base que atuou na primeira fase da competição.


Apitou o jogo a árbitra Edina Alves Batista, do quadro Fifa, auxiliada por Risser Jarussi Corrêa e Fernando Afonso Gonçalves de Melo. Os árbitros de vídeo (VAR) foram Danilo da Silva e Alberto Poletto Masseira.

O JOGO

A partida começou pegada em ambos os lados, mas com os donos da casa buscando surpreender. Logo no primeiro minuto, em cobrança de falta, Tiago fez o cruzamento, mas a bola passou por todo mundo e saiu pela linha de fundo.

A resposta lusitana aconteceu somente aos quatro minutos. Em cobrança de escanteio, Daniel Costa bateu fechado e a bola foi cortada pela defesa. No rebote, Eduardo Diniz chutou, mas a zaga mandou para a lateral.

Com marcação adiantada e pressionando os adversários, a Rubro-Verde teve algumas chances de marcar nos primeiros minutos. Aos nove, Daniel Costa recebeu em velocidade e mandou para Gustavo França na esquerda. O camisa 7 cruzou rasteiro, mas ninguém apareceu para finalizar.

Entretanto, a equipe de Indaiatuba pressionava e aproveitava as jogadas pelos lados para tentar inaugurar o placar. Aos 22, o Primavera avançou em contra-ataque e Felipe Cruz chutou de fora da área, mas Thomazella defendeu e mandou para a linha de fundo.

Aos 44, o Primavera teve outra boa oportunidade em cobrança de falta. O time do interior fez uma jogada ensaiada com a bola rasteira, mas Patrick fez o corte após cruzamento da direita e salvou a Lusa. Faltando alguns segundos para o apito final na primeira etapa, em cobrança de lateral, Caio Mancha cabeceou, o goleiro André espalmou e Cesinha mandou para o fundo das redes, para a festa da torcida rubro-verde, que lotou o espaço visitante do Estádio Ítalo Mário Limongi.

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, o técnico Sério Soares sacou Cesinha, autor do gol lusitano, para a entrada de Luan, enquanto o Primavera promoveu a entrada de Wagner no lugar de Vander, com o objetivo de aumentar a ofensividade do time mandante. Logo nos primeiros minutos, o atacante tocou de calcanhar para Luis Ricardo cruzar, mas a defesa afastou. Na sobra, Eduardo Diniz clareou e chutou de pé direito, mas a bola foi para a linha de fundo.

Aos 14, Anderson Ligeiro, que entrou no lugar de Gustavo França, recebeu em velocidade e tentou a finalização, mas a defesa cortou o lance. Em seguida, Daniel Costa mandou pra Caio Mancha, que chutou fraco, sem problemas para o goleiro André. A resposta do Primavera aconteceu aos 15 minutos. Wagner, de fora da área, chutou e a bola passou perto da meta de Thomazella. Após a tentativa, a partida ficou bem truncada no meio campo. Aos 24, os donos da casa assustaram novamente com Wagner, que finalizou por cima do gol.

Uma das melhores oportunidades da Lusa surgiu aos 28 minutos, quando Luan recebeu a bola e mandou para Caio Mancha. Sozinho, o atacante chegou na frente de André e deu uma cavadinha, mas o goleiro fez a defesa.

No fim do jogo, o Primavera partiu para o ataque em busca do gol de empate, enquanto a Lusa apostou nas jogadas em velocidade para tentar ampliar o marcador. Precisando manter o resultado, Sérgio Soares sacou Caio Mancha para a entrada de Flávio Boaventura. Após pressão nos últimos minutos, a Lusa conseguiu segurar o triunfo.

FICHA TÉCNICA

26 de março de 2022, Estádio Italo Mario Limongi, São Paulo
Confronto válido pelo primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Paulista Série A2

ESCALAÇÕES

PORTUGUESA: Thomazella; Luis Ricardo, Luizão Nascimento (Naldo), Patrick e Eduardo Diniz; Marzagão, Tauã e Daniel Costa; Cesinha (Luan), Caio Mancha (Flavio Boaventura) e Gustavo França (Anderson Ligeiro).
Técnico: Sérgio Soares

PRIMAVERA: André; João Victor, William Rocha, Rodrigo Arroz e Daciel; Pablo, Vander (Wagner), Tiago; Samuel, Felipe Cruz e Alecssandro.
Técnico: Wilson Júnior

Ouça o gol da vitória da Lusa:

16 comentários

  1. Primeiro tempo muito ruim, mas valeu muito pelo gol
    No segundo tempo jogava com inteligência, mas no final devido às substituições o time levou sufoco
    Podíamos sair com 2×0, o gol que o Caio perdeu nos daria muita tranquilidade no Canindé

  2. Jogo difícil como serão todos os jogos do mata mata. Muito calor e suportamos bem a pressão do Primavera. E o futebol é assim, aproveitar a oportunidade surgida. num arrmesso lateral a boa cabeçada do Mancha e no rebote do goleiro o Cesinha aproveitou uma das poucas chances de gol. Mas como sempre o nosso problema é o ataque. Faltam jogadores de melhor finalização e mais força ! Agora no canindé vei ser outra pedreira, nunca ficar na defesa e na marcação sob pressão podemos aproveitar a roubada de bola e fazer os gols . Temos que ter muita atenção nas bolas altas. Vamos LUSA, VAMOS SUBIR!

  3. O torcedor da portuguesa quer sair desse inferno de série a2 de qualquer maneira. E faltam 3 jogos para isso, sendo que hj conseguiu o resultado que precisava. Mas é preciso ter postura. O segundo tempo estava desenhado para matarmos o jogo e repetir o 3 a 0 da primeira fase, porém um time nervoso, levando amarelo a torto e a direito, comemorando lateral e bola cortada, fazendo cera em acréscimo, que é uma burrice sem tamanho. O que era para estar resolvido, ainda não está. Para subir, é preciso jogar bola e ter postura. Mas eu quero é sair dessa série maldita, então terça feira é pra ganhar de novo, pegar o adversário com menor pontuação e vencer de novo. Falta pouco!

  4. Vencemos, ótimo, parabéns aos jogadores e comissão técnica.
    Espero que todos os jogadores tenham o mesmo pensamento do Luis Ricardo que deu a entrevista. Nada esta decidido.
    Nos torcedores da APD temos traumas desses mata-matas.
    Faltam 3 jogos para acabar esse sofrimento de Serie A-2.
    Vai Lusa !!!

  5. Podíamos ter matado o jogo. A chance criada tem que ser aproveitada. 2 a 0 era o fim pros caras. Mas de qualquer forma vamos jogar na pressão, marcando saída de bola e vakos ganhar outra vez! Vai Lusa!!!!!

  6. Resultado ótimo! Conseguimos largar na frente e passar o peso para eles. Porém ficaram devendo futebol. Vai precisar muito mais que a bolinha de hoje para subir. Assisti agora o São Bento contra o XV. O São Bento encorpou e Sacoman jogou muito. Vamos subir, Lusaaa!

  7. A vitória foi importante, porém um resultado perigoso! Se entrar no próximo jogo para administrar o empate será uma escolha perigosa.
    Tem que decidir já no primeiro tempo. Abrir 2×0 seria o ideal .Tem condições para isso.!!! . Cinco mil pessoas fácil fácil…

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here