Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Portuguesa e Taubaté se enfrentam nesta quarta-feira (9), às 20h, no Canindé, pela 13ª rodada da Série A2 do Paulista. No que depender do retrospecto, a Lusa sairá vencedora do duelo.

LEIA TAMBÉM: Oeste vence na abertura da 13ª rodada da Série A2 e ultrapassa a Lusa

As duas equipes se enfrentaram 58 vezes em toda história. Foram 34 vitórias rubro-verdes, 13 empates e 11 triunfos do clube do interior.

A Lusa levou a melhor no último confronto entre os dois times. Pela Copa Paulista do último ano, a Portuguesa goleou o Taubaté por 4 a 0, no Estádio Joaquim de Morais Filho, o Joaquinzão.


A vitória mais elástica da equipe rubro-verde ocorreu em 1945, em amistoso no interior. Na ocasião, a Lusa goleou por 6 a 0.

O maior número de gols de um jogador em uma partida das equipes foi em 1982, quando Marinho Rã balançou as redes quatro vezes na goleada da Lusa por 5 a 1, no Canindé.

* com informações de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa.

14 comentários

  1. Pena que o retrospecto não entra em campo
    Portuguesa, Oeste, XV de Piracicaba e Linense devem ficar com as 2 vagas
    São os 4 primeiros, assim devem se manter e também devem passar no primeiro mata mata
    Aí começam os nossos problemas
    Não vencemos nenhum deles

  2. Nosso problema hoje é em marcar gols.Contratamos vários atacantes e nenhum se destaca.Como sempre digo, falta competência para contratar o jogador certo. Vejam o atacante Mário do Fluminense do PI,já marcou 15 gols neste ano. Seu preço seria muito caro?Logo estará num grande clube.Há jogadores bons no norte e nordeste, falta um olheiro para ver isso, preferem indicações de amigos e apadrinhados.

    • Nos anos 70 e 80, Simas, do Ríver do Piauí, era o maior artilheiro do Brasil. Depois que saiu de lá, sumiu! Assim como o citado Marinho Rã, Marciano, Radar, Fio Maravilha e os mais atuais Lenny, Kerlon, Jean Chera e uma infinidade de atacantes que fazem uma boa campanha, chamam a atenção e ….
      Na Lusa, lembro de alguns além do Marinho Rã, como Ronaldo (artilheiro na base) Davó, Edson Pelé… e por aí vai.
      Assim como o tal Mário, O Corinthias trouxe um do Ferroviário CE e já foi…
      A questão é que o Brasil (fora Neymar) n tem atacante nem na seleção e, pra fechar, o titular do XV é Luiz Flávio, que compôs o ônibus do Canindé não faz tanto tempo.
      Enfim, futebol é aposta e momento. Poucos ficam e perduram…Esses são os ídolos…

  3. Vamos ser positivos e voltar a jogar igual ao início do campeonato…nenhum time da série A2 é melhor q o nosso…no máximo igual…e a diferença vai estar na torcida hj…vamos colocar no mínimo 3000..
    Dá-lhe Lusa…

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here