Foto: Ag Paulistão

Não fosse pela derradeira jornada histórica, o Paulistão 2023 da Portuguesa seria para esquecer. Ou seria lembrado como o pior do clube desde a profissionalização. Os números mostram que, por aproveitamento, a campanha de 2023 foi a pior da Portuguesa na história do Paulistão desde a década de 1920. Os dados são do jornalista e pesquisador Ruben Fontes Neto.

LEIA TAMBÉM: Após se garantir na elite, Lusa disputará a Taça Independência

Em 2023, a Portuguesa somou dez pontos em 12 jogos, ou seja, teve aproveitamento de apenas 27,8% dos 36 pontos disputados. No total foram duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. A salvação veio com o saldo de oito gols negativo, já que o São Bento teve campanha idêntica, mas teve um gol a mais de diferença na subtração dos gols marcados pelos gols sofridos. Confira a classificação final dos grupos do Paulistão.

Campanhas dos rebaixamentos


Uma das principais forças do Campeonato Paulista desde a década de 30, a Lusa foi rebaixada três vezes no Paulistão. Na primeira delas, em 2006, foram 18 pontos conquistados em 19 jogos (31,6% de aproveitamento).

Após voltar logo no ano seguinte, a Portuguesa acabaria rebaixada de novo em 2012, novamente somando 18 pontos em 19 jogos. Na ocasião, a queda se deu pelo número de vitórias, já que o XV de Piracicaba, 16º colocado, teve cinco vitórias contra quatro da Lusa.

No último rebaixamento, em 2015, foram 15 jogos e 13 pontos conquistados, ou seja, aproveitamento de 28,9%. Vale lembrar, porém, que eram quatro equipes rebaixadas de um total de 20 que disputaram o campeonato. Em 2017, após reformulação da FPF, a Série A1 passou a contar com 16 clubes e a primeira fase a ter 12 jogos.

Início difícil

Apenas há 100 anos, quando iniciou no futebol, a Portuguesa teve campanhas piores do que a atual no Paulistão. Em sua estreia após parceria com o Mackenzie, em 1920, o aproveitamento foi de apenas 9,4% ao término do campeonato. É importante lembrar, porém, que a Lusa só se juntou ao time estudantil perto do fim do certame.

As campanhas de 1922 (27,2%) e 1924 (25%) foram as outras em que a Lusa esteve abaixo do aproveitamento de 2023. Na época, vitória valia apenas dois pontos.

14 comentários

  1. Exatamente o que a maioria aqui disse desde o início… O planejamento foi pífio mas escapamos da degola então tem de aprender com os erros, planejar desde já o paulistão do ano que vem!!
    Vamos ganhar a copa Paulista e ter calendário cheio ano que vem

  2. Não existem cornetas ! Existem aqueles que entendem de futebol e criticam o que está errado, que são a maioria e existem outros que conseguem ver o seu time não chutar uma bola ao gol em 90 minutos e não acertam um passe.
    A diferença é que os primeiros cobram atitudes e os outros,apenas rezam para as coisas acontecerem…
    No final todos torcemos pelo mesmo objetivo. Uns com a razão, outros com a emoção….

  3. Parabéns Lusa! Mesmo com orçamento restrito conseguiu, com muita garra, permanecer na divisão principal paulista. Avante para que você possa voltar a brilhar novamente nos principais campeonatos de futebol.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here