A Portuguesa perdeu para o Cruzeiro, na noite desta segunda-feira (15), por 1 a 0, no estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Arthur, nos acréscimos da etapa final, anotou o gol que eliminou a Rubro-Verde do principal torneio de categorias de base do Brasil.
+ Portuguesa perde para o Santo André em jogo-treino
Com a eliminação, a Rubro-Verde iguala a sua melhor campanha na Copinha sob o comando de Alan Dotti, na temporada 2022, quando caiu para o então atual campeão do torneio, o Internacional, também na terceira fase.
O confronto marcou o encontro dos líderes dos grupos 27 e 28. A equipe de Minas Gerais garantiu a classificação para a terceira fase ao vencer o Madureira, por 1 a 0, enquanto a Lusa venceu o Nova Mutum-MT, por 2 a 0.
A Portuguesa iniciou o jogo com Ronaldo; Diogo, Portela, Kauã e Pedro Henrique; Jonathan, Denis e Renan Nunes; Leandro, Maceió e Kadir.
O JOGO
O jogo teve início com muita movimentação em ambos os lados. Com as duas equipes bastante ofensivas, os setores defensivos encontraram dificuldades em segurar o ímpeto ofensivo dos rivais.
O time de Minas Gerais criou a primeira grande chance da partida, aos 16 minutos. Tévis pegou rebote da defesa da Portuguesa e soltou uma pancada de fora da área. A bola explodiu no travessão e, na sequência, zaga da Lusa isolou.
Aos poucos, o Cruzeiro começou a pressionar a equipe verde encarnada. Aos 30, em jogada de velocidade, Josef driblou o goleiro e tropeçou, caindo dentro da área. O juiz, contudo, apontou o tiro de meta.
No minuto seguinte, foi a vez lusitana de dar a resposta. Renan Nunes respondeu para a Lusa. Recebeu o lançamento e chutou, mas a bola passou perto da meta do goleiro.
A Rubro-Verde foi pressionando e chegando perto da meta cruzeirense. Aos 40, Kadir recebeu o passe, partiu em velocidade e tentou finalizar, de fora da área. Contudo, a bola foi por cima do gol.
Inclusive, a Portuguesa teve outra grande chance de abrir o marcador. Aos 41 Leandro recebeu o lançamento no meio do campo, correu em direção ao gol, mas Vitinho, no último instante, mandou a bola para a linha de fundo.
Contudo, nos acréscimos, os rivais conseguiram inaugurar o marcador. Aos 47, Arthur recebeu o lançamento dentro da área e chutou rasteiro, Ronaldo tentou defender, mas falhou e o time mineiro abriu o placar.
No segundo tempo, o Cruzeiro resolveu fazer a sua primeira mudança ao sacar Bruno Alves para a entrada de Kelvin. Já Alan Dotti manteve a escalação que iniciou o jogo.
O primeiro lance da etapa final foi dos adversários. Aos três, Fernando deu lençol em adversário, avançou e chutou da entrada da área. Bola foi com perigo para fora.
Contudo, no minuto seguinte, a equipe verde encarnada deu a resposta. Renan Nunes encontrou Kadir, que devolveu para o meia chutar, e bola passou perto da meta Otávio, com muito perigo.
Precisando virar o jogo, o técnico Alan Dotti fez algumas mudanças na equipe. Aos 26, Renan Nunes e Maceió deixaram o campo para as entradas de Pedro Torres e Fabrício, respectivamente.
O confronto seguiu com a equipe mineira pressionando a defesa lusitana, que encontrava dificuldades para quebrar as linhas adversárias e buscar o gol de empate. Aos 31, Leandro pegou a sobra na entrada da área. Ele chutou de canhota e bola passou, com muito perigo, à esquerda do goleiro.
A Rubro-Verde teve uma grande chance de empatar e levar o jogo às penalidades aos 49 minutos, em cobrança de falta. Em cruzamento na área, houve o desvio, que bateu no travessão, mas a zaga afastou.
Com a eliminação na Copinha, a equipe sub-20 agora se prepara para a disputa do Paulista da categoria.