Foto: Mauro Horita/Ag.Paulistão

O juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, julgou improcedente a ação movida pela Portuguesa para unificação das dívidas cíveis. A sentença, em primeira instância, foi proferida no dia 24 de fevereiro. Nela, o juiz determinou que as ações deixassem de ser unificadas. A Lusa já recorreu e aguarda a resolução.

+ Santos desiste da Copa Paulista, que pode ter Corinthians e São Paulo

O clube do Canindé havia confirmado o acordo das dívidas cíveis em março de 2022, repetindo o que tinha acontecido em janeiro. O juiz havia concedido a centralização das dívidas e a suspensões de penhoras. Em seguida, a Rubro-Verde precisou apresentar um plano de pagamento aos credores. Após encaminhamento ao juiz, foi solicitado algumas alterações e o esclarecimento de alguns pontos. A Lusa refez o plano e reencaminhou, mas não agradou o magistrado, que julgou improcedente o pedido da Lusa.

“A parte autora busca impor sua vontade aos credores, beneficiando-se da suspensão das execuções e constrições ao seu patrimônio, sem o mínimo de postura processual e negociável colaborativa neste procedimento e sem buscar sanar as lacunas e falhas do plano apresentado. Deste modo, não há qualquer possibilidade de acolher a homologação do plano apresentado, diante das ilegalidades apontadas, da ausência de demonstração de sua viabilidade econômica e da inexistência de transparência sobre os dados que compõem a vida econômico-financeira da requerente”, escreveu o juiz, na sentença.


O NETLUSA procurou o departamento jurídico da Portuguesa, que optou por não se pronunciar sobre o tema neste momento. Contudo, de acordo com o clube, todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, inclusive, com o recurso da decisão.

Além disso, segundo apuração da reportagem, o cartório encaminhou o processo no dia 13 deste mês para o juiz se manifestar sobre o recurso da Lusaa. Já existe um esboço da decisão, que deve ser publicada nas próximas semanas.

ACORDOS: Além do acordo cível, a Rubro-Verde também trabalha para definir as dívidas fiscais, que segue sem novidades. Em contrapartida, as ações trabalhistas já foram acordadas em janeiro de 2021 e o clube segue pagando regularmente. O valor é de R$ 250 mil ou 30% do faturamento por um período de 36 meses.

25 comentários

      • Na propria materia ai esta escrito:
        “O clube do Canindé havia confirmado o acordo das dívidas cíveis em março de 2022, repetindo o que tinha acontecido em janeiro.”

        Por isso achei que já tinhamos “ultrapassado” mais essa barreira,…. enfim vamos que vamos!!!!
        VOLTA LUSA!!!!

  1. Nome e sobrenome de Português mesmo assim dificultando a vida do clube, aliás único, do planeta que remete a nacionalidade e as cores do pais. Meu avô dizia que nos anos 40/50/60 uma falsa elite preconceituosa pra caralho era a “DONA DO CLUBE”, e os patrícios menos favorecidos eram repelidos, ou melhor, vazados!!! Estamos colhendo o que 1/2 dúzia de FDP plantaram, enfim os netos e filhos dos humildes que se fodam, né maldita falsa elite!!!

  2. Bom dia pessoal, só aqui em nosso Brasil acontece essas coisas, onde uma Empresa quer pagar suas dívidas e um magistrado recusa a boa fé.
    Gente, o que passa na cabeça desse magistrado ?
    Ele está incentivando aos devedores não pagar o que deve, por isso e outras que somos e continuaremos sendo um país atrasado e considerado país tupiniquins.
    Como diz o provérbio : em cabeça de Juiz só tem titica não dá para confiar, ridículo.
    Obs. Brasileiros e empresas devedoras, não paguem aos seus devedores, pois contará com a parcialidade deste Juiz !!!

    • Meio infeliz seu comentário quer dizer q quem deve paga o q quer e como quer?? O dia que vc estiver do lado pra receber e quem te deve 1000 quiser te pagar 1 em 10 vezes quero ver se vc vai pensar assim…quem deve tem OBRIGAÇÃO de pagar, agora pagar o q quer e como quer deve ter um pouco de razoabilidade senão vira calote… e na verdade o país não vai pra frente justamente por isso quem deve muito nunca paga e tá sempre rico…

  3. Parabéns a NETLUSA pelo seu aniversário, que essa data seja repetida por muitos e muitos anos.
    Aos amigos Lucas, Gedra, Gomão e a todos os demais colaboradores sucesso.
    Aproveito para agradecer o excelente trabalho e empenho de todos para nos deixar sempre bem informados sobre tudo que ocorre com nossa amada Portuguesa de Desportos !!!

  4. Fico surpreso, pois isso vai totalmente contra aquilo a a diretoria vinha apregoando desde o ano passado, nos passando a impressão de que tudo estava certo e que faltava apenas o acordo tributário. Mas é bom que fiquemos espertos pq a Justiça de SP é meio nebulosa e existem construtoras gigantes de olho no terreno.

  5. Não tem nada de nebuloso, foi aceota a unificação, faptando aceita na proposta da forma de pgto. O que foi negado em primeira instância e a Portugiesa recorreu. Só não cita na matéria se o recurso foi apelação ou embrado de declaração. Ou seja, ainda restam muitos passos até a conclusão do imbróglio jurídico.

  6. Fico imaginando um cidadão comum que financiou uma casa e ainda tem um saldo devedor de 250 mil, chegar para o banco e dizer: “Tô sem grana. Quero pagar só 250 reais pôr mês, por seis anos, pela quitação da dívida”. O pior é que o cidadão ainda reclama quando o banco tenta executar a dívida.

  7. Engraçado é que Flamengo, flumimerda,Botafogo e Vasco todos do RJ com certeza devem muito é muito mais que a portuguesa e ninguém penhora a arrecadação deles que justiça é essa?

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here