No dia 18 de janeiro de 2012, ou seja, há dez anos, a Portuguesa conquistou a Taça Sócrates. Em partida disputada no estádio do Pacaembu, a Lusa venceu o Corinthians por 1 a 0 e levou para casa o troféu em homenagem ao ídolo corintiano, morto no mês anterior.
LEIA TAMBÉM: Em carta à torcida, presidente da Portuguesa analisa gestão
Campeã da Série B de 2011, a Barcelusa, como ficou conhecida naquela campanha, enfrentou o rival alvinegro, campeão da Série A. O jogo foi realizado para a troca de faixas.
Dentro de campo, as duas equipes fizeram uma partida bastante disputada para os mais de 10 mil presentes no Pacaembu. Localizada no tobogã, a torcida rubro-verde fez muita fez.
O gol da vitória lusitana saiu aos 29 minutos do segundo tempo, já com os times reservas em campo. O atacante Wilson Júnior fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Bruninho tentou o giro e, na sobra, a bola ficou com Rafael Oliveira. O ex-centroavante de Paysandu e Botafogo só teve o trabalho de completar para o gol vazio.
Comandada pelo técnico Jorginho, a Portuguesa atuou com: Weverton (Rodrigo Calaça), Luis Ricardo (Ivan), Leandro Silva (Diego Augusto), Renato Chaves (Gustavo) e Marcelo Cordeiro (Raí); Boquita (Rogério), Léo Silva (Bruninho) e Henrique (Maylson); Edno (Jean Mota), Vandinho (Rafael Oliveira, depois Fabrício) e Rodriguinho (Wilson Júnior).
*com informações de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa.
Dos tempos que ainda beliscávamos alguma coisa. Tremenda decadência atual !
Vencemos o torneio Sócrates e também o torneio Vicente Matheus
Por isso precisaram do Castrilli
Duas conquistas gigantescas, vamos pedir pra FIFA reconhecer como Mundial. Comemorar troféu de amistoso é coisa de time nanico. Essa mentalidade que transformou a Lusa em um Juventus da Mooca.
Daniel eu concordo em parte com você. Série B, Copa Paulista e Série A2 eu nem contabilizava, mas é o que tem pra hoje.
Parabéns a Lusa e ao historiador, que é um historiador muito bom
Lembro com muito carinho desse jogo porque a Lusa mostrou o mesmo futebol da Barcelusa 2011 e jogou de igual pra igual contra o time que ganhou a Copa Libertadores da América poucos meses depois
Mas infelizmente essa vitória inflou muito o ego de todo mundo, custou o rebaixamento no Campeonato Paulista e quase custou o rebaixamento no Campeonato Brasileiro também
Uma conquista dos bons tempos, continuo sonhando com o retorno cada vez mais distante. VAI LUSA PÔ!