Há exatos 66 anos, no dia 29 de dezembro de 1955, a Portuguesa adquiriu o Canindé. Neste dia, o presidente Luiz Portes Monteiro assinou o contrato do terreno do estádio.
LEIA TAMBÉM: Portuguesa treina em dois períodos no CT do Parque Ecológico
Nos anos 1920, a Associação Alemã de Esportes se instalou no local. No entanto, em 1942, com a guerra declarada do Brasil ao Eixo, os alemães não puderam mais ter propriedades em seus nomes. Assim sendo, o terreno foi vendido ao São Paulo.
Dono do Canindé, o clube tricolor não utilizava o local para mandar seus jogos e realizava apenas treinamentos. Ao comprar o terreno do Morumbi, o São Paulo vendeu a área do Canindé ao conselheiro Wadih Sadi. Paralelamente, a diretoria da Portuguesa procurava um espaço para construir sua sede, área social e estádio. O clube estudou dois locais. O primeiro na Vila Guilherme, onde está o Mart Center, no Parque do Trote, e o segundo o Canindé.
O terreno da Vila Guilherme estava para ser construído, mas era mais barato. Entretanto, a área do Canindé já tinha campo de treino, um barracão de madeira como salão, vestiário e algumas dependências para esportes. Com isso, o martelo da compra do Canindé foi batido.
O valor pago na época foi entre 31 e 35 milhões de cruzeiro. A venda de Julinho Botelho rendeu entre 5,5 e 6 milhões de cruzeiros e serviu como entrada. O restante foi parcelado em pagamentos mensais até agosto de 1961.
A Portuguesa tomou posse do Canindé no início de 1956. Logo foi iniciado o planejamento para a construção de um estádio que atendesse aos requisitos da FPF. Como a Lusa ainda teria mais de seis anos para quitar as prestações, o clube optou pela construção de um estádio de madeira. Sendo assim, quando foi proprietária plena do terreno, a Lusa construiu um estádio de concreto.
*com informações de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa.
Temos que valorizar o que foi construído com esforço e melhorar as dependências conforme o tempo.
A foto colocada para ilustrar a matéria não me parece que seja correspondente ao ano de 1956. Caso esteja enganado, desculpe.
Já passou da hora o Canindé virar uma Arena Multiuso
Eu tenho uma foto de que.
Se pensou em fazer uma bandeja de arquibancada somente do lado da marginal.
Emocionante……
Sempre fui ao CANINDE. FUI SOCIO 3 OU 4 VEZES.
GOSTO MUITO DAÍ. DEVERIA ARRUMAR AS DEPENDENCIÁS VOLTAR A TER UM CLUBE.
Que a nossa Associação Portuguesa de Desportos possa dar a volta por cima, voltar a ser competitiva e cuidar bem do que tem , que não é pouco e foi conquistada com muito suor e trabalho! Força Lusa! Estamos contigo sempre!
Que 2022 possa ser um ano de conquistas e alegrias para a nossa torcida.!
Entre os Clubes da Capital é o Estádio mais bem localizado.
Luiz portes Monteiro foi um dos meus chefes qdo trabalhei na R Monteiro
Amava essa família