Foto: Divulgação

No dia 21 de janeiro de 1996, ou seja, há 26 anos, a Portuguesa conquistou o seu terceiro título do Torneio Início do Campeonato Paulista. Em uma maratona de nove horas, no Parque Antarctica, a Lusa se sagrou campeã ao vencer o Rio Branco por 1 a 0 na final.

LEIA TAMBÉM: Portuguesa consegue decisão favorável para pagamento de dívidas

A competição contava com todos os times da primeira divisão estadual, que jogaram partidas eliminatórias de dois tempos de dez minutos cada – com exceção da final, que teve dois tempos de 15 minutos. Ao todo, 16 clubes participaram da 42ª e última edição do torneio. O público pagante foi de 3.334 torcedores.

Na primeira fase, após empatar com a Ferroviária por 0 a 0, o clube rubro-verde se classificou no critério dos escanteios (1 a 0). Na fase seguinte, a Portuguesa eliminou o Santos por ter menos cartões amarelos, após mais um novo 0 a 0. Já na semifinal o adversário foi o Corinthians. O gol de Roque deu a vitória por 1 a 0 à Lusa e a presença na final. Na grande decisão, diante do Rio Branco, Tininho fez o gol do título rubro-verde.


Zinho, da Lusa, disputa bola com Amoroso, do Guarani (Foto: Divulgação)

Naquele torneio, a equipe rubro-verde atuou com a camisa quadriculada da Dell’Erba e com patrocínio da Chapecó, uma das mais emblemáticas da história da Portuguesa.

A Lusa teve como técnico Valdir Espinosa, que escalou a equipe com: Clemer; Ayupe, Emerson, Augusto e Cássio; Capitão, Roque e Tininho; Tico, Leandro Amaral e Inha.

*com informações de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa.

5 comentários

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here