Foto: Amanda Paiva/CBF

No Conselho Técnico realizado no último dia 1º, ficou definido que o troféu secundário do Paulistão irá mudar de nome – deixará de ser o Troféu do Interior – para incluir a Portuguesa. Essa, porém, não deve ser a única mudança. De acordo com o 1902futebol, o torneio também aumentará o número de vagas para a Copa do Brasil para três.

LEIA TAMBÉM: Com cinco Paulistões no currículo, Mazola Júnior levou Ituano às quartas em 2022

Atualmente, a FPF tem direito a cinco vagas para a Copa do Brasil. Elas são distribuídas da seguinte forma: os três melhores do Paulistão, o campeão do Troféu do Interior e uma vaga para a Copa Paulista.

Os clubes, porém, votaram por uma mudança que inverte o número de vagas entre Paulistão e o troféu secundário. A Copa Paulista segue com uma.


Na prática, a mudança visa dar mais espaço para os times menores, mas pode servir como um “tiro no pé”. Se o mesmo critério fosse utilizado em 2022, o São Bernardo FC, 6º colocado, e Guarani (7º), não disputariam a Copa do Brasil de 2023. Em seus lugares estariam o Botafogo (vice do Troféu do Interior) e Inter de Limeira (3ª colocada).

A Federação Paulista de Futebol deve confirmar a mudança no regulamento, que será publicado até quarta-feira (16), prazo limite estabelecido pelo Estatuto do Torcedor.

A Copa do Brasil é disputada por 92 clubes. 12 entram direto na terceira fase (os campeões de Libertadores, Sul-americana – se brasileiros -, Brasileirão, Copa do Brasil, Série B, Copa do Nordeste, Copa Verde e os melhores da Série A até completar o número). Outras 70 vagas são distribuídas para as federações e mais dez vagas são destinadas aos melhores ranqueados da CBF que não conseguirem se classificar nos critérios anteriores.

Em 2023, os representantes de São Paulo serão: Palmeiras, Corinthians (entrarão direto na terceira fase), São Paulo (vice do Paulistão), Red Bull Bragantino (4º), São Bernardo FC (6º), Ituano (campeão do Troféu do Interior), Marília (vice da Copa Paulista), Santos, Ponte Preta e Guarani (ranking CBF).

3 comentários

  1. A federação deveria era ter transferido mais uma vaga na Copa do Brasil para a Copa Paulista para premiar os clubes que se esforçam pra se manter em atividade. Mas infelizmente isso nunca vai acontecer, já que são os clubes da A1 que decidem isso por votação e eles não vão enfraquecer o campeonato, e a federação, assim como a CBF, dá liberdade total aos clubes participantes de deliberar sobre o regulamento.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here