Filme sobre os dez anos da Barcelusa será lançado neste mês

Acervo da Bola, com os diretores Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, resgata mais um grande momento da Portuguesa

3
Foto: Reprodução/Acervo da Bola

Aproveitando os dez anos do título da Série B, celebrados nesta segunda-feira (8), o Acervo da Bola anunciou o lançamento de um filme sobre a campanha da equipe, apelidada de Barcelusa. Os diretores Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento resgataram o time que foi sensação no futebol brasileiro em 2011 em um documentário que será lançado ainda neste mês de novembro.

“Escolhemos datas relevantes, como o centenário e os 30 anos da Copinha. Agora, chegamos aos dez anos da Barcelusa, que é o time mais relevante do clube nos últimos tempos. Foi uma campanha de afirmação, mostrando a grandeza da Portuguesa”, contou Cristiano.

“O projeto já é pensado há algum tempo. Tivemos pessoas que já falaram sobre esse tema no Lusitanos, mas a produção foi feita inteira nesse ano. É um filme que deve ter cerca de 40 minutos”, emendou.

“Desde que começamos a fazer filmes sobre a Portuguesa temos como objetivo registrar, preservar e resgatar a história da Portuguesa”, completou Luiz Nascimento.

No entanto, o time atual nada lembra aquele de 2011. Eliminada na semifinal da Copa Paulista, a Lusa teve mais uma temporada abaixo das expectativas do torneio. Para os diretores isso afeta muito o lançamento da película.

“O momento atual, infelizmente, causa um impacto. Nosso trabalho é o filme e trabalhamos com a memória da Portuguesa e não com o presente. Nossa expectativa era fazer um evento legal, com o time campeão. Temos outros filmes programados até 2023”, destacou Cristiano.

“A principal dificuldade sempre é falar sobre os bons momentos em uma situação ruim do clube. Muita gente se afastou do clube e está desencantada. O clima não é tão propício para falar sobre bons momentos, você pega o torcedor com revolta, tristeza. Mas, achamos importante fazer os filmes mesmo nesse momento, pois é justamente para não esquecer a razão de que não podemos ficar conformados com a Portuguesa nessa situação”, explicou Luiz.

Por outro lado, quando os bons momentos são resgatados a alegria é enorme. Para Luiz Nascimento, a entrevista com o meia Marco Antônio foi o melhor destes.

“O momento mais marcante foi a entrevista com o Marco Antônio, que se emocionou muito ao voltar no Canindé. Ele lembrou da conquista, dos amigos, dos grandes momentos… Quando ele estava no campo, olhando para o gol, a gente se emocionou junto. Foi quem fez o gol do título, quem levantou a taça. Então, sem dúvidas, foi muito especial”, disse.

Assista ao trailer do filme, divulgado nesta segunda-feira:


guest
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Falandes
Pedro Falandes
3 anos atrás

PQP com filme. Temos que pensar no presente, quem vive de passado é museu. Estamos passando vergonha a 10 anos sem divisão nacional para disputar, apenas o paulista A-2. Pelo amor de Deus monta um time competitivo para brigar pelo acesso.

Myrian Gimenes da Silva
Myrian Gimenes da Silva
3 anos atrás

Fomos eliminados na quarta, perdemos a chance de uma divisão nacional, no sábado tem festa???? Um tapa na cara do torcedor de verdade!!! Será que não tem ninguém sensato para propor essa palhaçada para o dia 14???? É nítido e notório que o futebol pouco importa, o que interessa e ter um lugar para satisfazer as necessidades de 6 dúzia de senhores(as), se acabar o futebol até é melhor, aí o clube fica para quem se acha dono e os estereótipos da arquibancada somem. Lamentável, vergonha.

Jaime Ventura
Jaime Ventura
3 anos atrás

Tudo bem foi lindo,maravilhoso porém estamos vivendo de passado, passado este que nos trouxe muita alegria,times que encantavam mesmo sem ganhar títulos,meu pai grande torcedor da LUSA sempre me falava em dia de clássico, era só colocar as camisas no campo q os outros times tremiam.Hoje é só tristeza a cada fim de campeonato vamos ficando cada vez mais para traz,times como São Bento,Novohorizontino no próximo ano irão disputar a Série B do Brasileiro e nós campenato paulista A2 e copa paulista.Tomara tudo seja diferente em 2022 do contrário viveremos de lembranças nada mais.