Em pé, da esquerda para a direita: Badeco, Mendes, Cláudio, Moacir, Bolívar e Calegari. Agachados: Antonio Carlos, Enéas, Tata, Alexandre Bueno (o Jacaré) e Alcino (Foto: Revista Lusa 90 anos)

Morreu nesta quarta-feira (9), com 68 anos, o ex-meia e auxiliar-técnico Tata. Ele foi vítima de um câncer no pulmão. O ex-atleta defendeu diversos clubes, incluindo a Portuguesa.

LEIA TAMBÉM: Barros pede reunião no Conselho para explicar sobre balanços reprovados

Tata defendeu a Lusa de 1977 a 1980 e atuou com Enéas, Alexandre Bueno, entre outros. Além da Lusa, ele defendeu Juventus, Santos, Paulista e São José, onde se aposentou.

Nos anos 1990, Tata retornou à Portuguesa, desta vez como técnico. Em 1991, 1992 e 1994, ele comandou o time do Canindé em 19 jogos, com seis vitórias, sete empates e seis derrotas. Nos últimos anos, o profissional foi auxiliar-técnico de Muricy Ramalho no São Paulo, Santos, Flamengo, entre outros. A parceria da dupla começou em 1999, na Portuguesa Santista.


Dois momentos de Tata, primeiro como jogador da Lusa e depois como auxiliar-técnico do Flamengo em 2016, seu último trabalho no futebol

*ao contrário do que foi publicado inicialmente por nós, Tata não foi campeão paulista em 1973. Quem esteve naquela equipe foi Tatá, este sim com quase 400 jogos pelo clube.

13 comentários

  1. Houve uma confusão nessa informação sobre a carreira de Tata.Ele não veio para a Lusa em 1969, nem tão pouco foi campeão em 1973.Estão confundindo Tata com Tatá. Tata realmente veio do Juventus, mas posteriormente a saída do Tatá, que também era centroavante que tinha vindo do Londrina, se não me engano.Também não era tão habilidoso assim, mas teve boa passagem pela Lusa.Que DEUS o tenha em bom lugar!

  2. A família meus sentimentos
    Não vi no Site e nem no Instagram da Portuguesa nenhuma postagem sobre o Tatá.
    Lendo alguns portais quando citado os times por onde jogou a Lusa é ignorada
    A Lusa deveria jogar de luto hoje

  3. Além da triste notícia do falecimento de Tata, lamentavelmente não houve nenhuma citação no site da Portuguesa, que por sinal é muito mal gerido. Publicaram nota de falecimento de esposa de conselheiro, que toda a torcida da Lusa não conhecia e deixaram de publicar o falecimento de Tata.
    A Portuguesa depende do futebol, vitrine no cenário brasileiro, o clube já não tem mais nada a oferecer, foi depenado e destruido. Parque social acabou.

    • Sim, em 1984, Tata marcou o gol do Paulista diante do EC São Bernardo, no Baetão, em SBC – se não me engano eram as semifinais da Divisão Intermediária (Segundona) do Paulistão. O Paulista, de Jundiaí, venceu por 1 x 0. O gol do Tata aconteceu no 2° tempo após falha do zagueiro Zecão, do São Bernardo. Bola alta na intermediária, Zecão furou a cabeçada e Tata, um ponteiro muito veloz, entrou livre por trás, pegou a bola e fez o tento. Eu estava na arquibancada principal do Baetão, torcendo pelo São Bernardo.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here