O piloto britânico Lewis Hamilton tem uma ligação especial com o Brasil, onde já revelou ser fã de Ayrton Senna, Pelé e Ronaldo, além de já ter feito diversas homenagens ao país. Diante disso, ele busca sempre conhecer mais sobre o esporte brasileiro. Inclusive, de acordo com o empresário Cássio Brandão, da loja de itens de colecionáveis de futebol Alambrado, o inglês queria ir ao treino do GP do Brasil com uma roupa que representasse a sua paixão e foi onde conseguiu emprestado o agasalho da Copa do Mundo de 1994.
+ Lusa descobre os seus rivais na segunda fase da Paulista Cup
Segundo o profissional, ele entrou em contato com os assessores do piloto, no qual sugeriu algumas opções de uniformes e contou algumas histórias marcantes do futebol brasileiro. Entre elas, o piloto se impressionou com a de Dener, o Reizinho do Canindé, que faleceu em um acidente de carro em 1994.
“Na hora de contatar os assessores, parti de um racional simples. Hamilton é apaixonado pelo Brasil. Como reforçar isso? Celebrando o futebol. Comecei por Pelé, falei de seleção brasileira, de times paulistas e de jogadores negros. Segundo o assessor, ele pirou na história do Dener, da Portuguesa”, afirmou, em entrevista ao site UOL.
Apesar disso, o modelo escolhido foi do Mundial de 1994. No torneio que ocasionou o tetra para o Brasil na final diante da Itália, Hamilton tinha apenas nove anos e foi naquela competição que a Seleção homenageou Ayrton Senna, que havia falecido em 1° de maio, no GP de San Marino.
O agasalho, verde, amarelo e azul, que leva o logo da CBF, foi usado pela comissão técnica e jogadores da seleção brasileira naquele ano. A equipe canarinha, inclusive, tinha como coordenador técnico Mário Jorge Lobo Zagallo, que viria a se tornar técnico da Portuguesa em 1999 e recentemente esteve na lista dos maiores técnicos de todos os tempos da revista FourFourTwo.
Lewis Hamilton é sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, nos anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, além de ser considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos.