Em partida dramática no Canindé, a Portuguesa venceu o Juventus por 1 a 0, com um jogador a menos, e entrou no G-4 da Copa Paulista. O jogo foi válido pela nona rodada da primeira fase. O NETLUSA acompanhou através do tempo real.
Com o resultado, a Lusa chegou aos dez pontos, ultrapassou o Nacional, que também tem dez, mas com uma vitória a menos, e agora é a quarta colocada do Grupo 03.
O jogo
As entradas de Fernandinho e Luizinho deram mais velocidade à equipe rubro-verde, que criou a primeira chance logo no primeiro minuto. Fernandinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou. O goleiro Rafael espalmou e, na sobra, Gerley finalizou para fora.
Melhor em campo, a Lusa voltou a assustar aos cinco minutos. Após cobrança de escanteio pela esquerda, a bola sobrou na entrada da área para Igor, que pegou de primeira e mandou na trave.
O Juventus pouco assustava o gol de Rafael Pascoal. No entanto, a situação ficou difícil para a Portuguesa quando, aos 29 minutos, Gustavo Eugênio fez falta no meio de campo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando a Lusa com um a menos.
Apesar da expulsão, o clube do Canindé continuou atacante os visitantes. Aos 33, Luizinho avançou pela esquerda e cruzou para Igor, que recebeu e chutou. A bola explodiu na marcação. Quatro minutos depois, Fernandinho dominou na intermediária e arriscou para o gol. A bola passou tirando tinta da trave direita do goleiro Rafael.
De tanto insistir, a Portuguesa abriu o placar aos 49 minutos da primeira etapa. O lateral esquerdo Paulo Henrique recuou errado, Luizinho ganhou na velocidade, invadiu a grande área e finalizou. O goleiro defendeu e, no rebote, Fernandinho chutou com força e estufou as redes. A bola ainda desviou no defensor juventino.
Segundo tempo
Ciente de que a equipe da Mooca voltaria no ataque, Zé Maria promovou a entrada de Léo Fioravanti para recompor a defesa após a saída de Gustavo Eugênio.
Aos nove minutos, Matheus chegou na cara de Rafael Pascoal, mas o goleiro cresceu e fez grande defesa. Três minutos depois, o camisa 1 rubro-verde faz nova intervenção após cruzamento.
Só dava Rafael Pascoal! Aos 17, novamente Matheus chegou frente a frente com o goleiro, que fez grande defesa após finalização. Na sequência, o atacante saiu com a bola pela linha de fundo. Três minutos, o Juventus chegou com perigo com Junior, Rafael Pascoal saiu da área e foi driblado. Na sequência, o goleiro se recuperou e fez a defesa depois do chute. Em seguida, mais uma finalização e Graxa salvou em cima da linha.
A partida ficou ainda mais dramática quando, aos 26 minutos, Cesinha sentiu caímbras e foi deslocado para o meio de campo, com Graxa fazendo a lateral esquerda. Daí em diante foi muita pressão do Juventus, mas Rafael Pascoal salvou a Lusa novamente. Primeiro aos 33, em chute de longe, depois aos 40, em finalizou a queima-roupa.
Já a Lusa apostava nos contragolpes. O primeiro aos 37, que resultou em chute de Doda para boa defesa de Rafael. Depois, aos 42, em contra-ataque puxado por Luizinho e finalização desviada de Doda. Os visitantes pressionaram ainda mais nos últimos minutos, mas a Portuguesa se defendeu bem e garantiu a vitória.
Aos 49 ainda deu tempo do zagueiro Robson, do Juventus, ser expulso apos cotovelada em Cesinha.
A equipe do técnico Zé Maria atuou com: Rafael Pascoal; Igor, Gustavo Eugênio, Guilherme Garutti e Cesinha; Jonatas Paulista, Doda e Gerley (Graxa); Fernandinho (Hudson), Luizinho e Clebinho (Léo Fioravanti).
A Lusa agora volta a campo no próximo sábado, às 15h, quando enfrenta o Taubaté, no Joaquinzão. O NETLUSA acompanhará novamente através do tempo real.
Veja também:
- Times paulistas têm alto risco de enfrentar impacto climático severo até 2034
- Nos pênaltis, Portuguesa vence e vai às semifinais da Paulista Cup Sub-20
- Burocracia impede anúncio de reforços na Portuguesa