Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa venceu o Juventus na manhã deste domingo (10) por 2 a 0, na Rua Javari, pela disputa da segunda rodada da Copa Paulista. Caio Mancha e Cesinha marcaram os gols que garantiram o primeiro triunfo lusitano na competição.

LEIA TAMBÉM: Filho de Thomazella, Gustavinho realiza última sessão de quimioterapia

Com o resultado, a Lusa somou seus primeiros três pontos e pulou para a liderança do Grupo 13. Confira a classificação completa.

A Rubro-Verde foi a campo com duas novidades entre os titulares e mais uma no banco de reservas. O zagueiro Robson e o atacante Leo Castro foram escalados nas vagas de Luizão Silva e Thiago Primão, respectivamente. Além disso, Gustavo Custódio foi relacionado pela primeira vez e entrou em campo no segundo tempo.


O JOGO

Nos primeiros minutos, a equipe do Juventus começou a fazer a marcação sob pressão na equipe lusitana e tentar inaugurar o marcador. Por sua vez, a Portuguesa, aguardava e marcava os adversários para tentar explorar a pressão na saída de bola.

Apesar da ofensividade de ambas as equipes, as chances concretas de gol demoraram para surgir, em ambos os lados. A primeira oportunidade foi do Juventus, aos seis minutos de bola rolando. Em cobrança de falta sofrida por Chuck em Robson, o time da Mooca arriscou com Lucas Gomes, em jogada ensaiada, o atacante que havia sofrido a falta recebeu pelo lado e chutou, mas Thomazella fez uma bela defesa e afastou a bola.

Após sofrer com algumas jogadas perigosas, principalmente em velocidade, a Rubro-Verde começou a apostar na velocidade e tentar aproveitar os espaços do adversário para tentar abrir o marcador. Aos 18 minutos, em lançamento para a área, onde estava Leo Castro, André Dias conseguiu chegar primeiro e fazer a defesa.

Após o pequeno susto, a Rubro-Verde vou conquistando, cada vez mais, espaço dentro de campo e teve uma das melhores oportunidades do jogo. Aos 20 minutos, em cobrança de escanteio, Daniel Costa manda e quase fez olímpico, mas o goleiro afastou. No rebote, Cesinha cruzou e Naldo finalizou, mas André Dias afastou, em cima da linha, e evitou o primeiro gol lusitano.

Entretanto, tanto juventinos quanto lusitanos tiveram momentos de apreensão. Aos 28, Daniel Costa, em velocidade, mandou um passe longo para Leo Castro, que tentou finalizar, mas a defesa conseguiu retirar. Na resposta, Grafite aproveitou o contra-ataque e mandou para Carlinhos que, na marca do pênalti, chutou, mas Thomazella fez uma grande defesa.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o técnico Sérgio Soares fez a primeira mudança no time lusitano e sacou Léo Castro para a entrada de Gustavo Custódio, com o objetivo de aumentar a velocidade pelas beiradas e buscar o primeiro gol.

O confronto começou com bastante intensidade do lado lusitano e, com apenas dois minutos, Marzagão recebeu uma falta próximo da área ao ser puxado pelo ombro por Isaque. Na cobrança, Daniel Costa carimba na barreira. Marzagão tentou pressionar, mas a defesa afastou.

A mudança melhorou a velocidade lusitana e a pressão dos visitantes sobre os donos da casa. Aos sete, em jogada aérea, Caio Mancha desviou, mas a bola foi para fora.

Apesar da melhora lusitana, os donos da casa também buscavam oportunidades para abrir o marcador. Aos 14, cruzamento de Lucas Gomes e a cabeçada do atleta juventino, mas a bola foi para as mãos do goleiro Thomazella.

Contudo, a Rubro-Verde conseguiu inaugurar o marcador. Em belo passe de Luis Ricardo para Daniel Costa, o meia jogou pelo alto e Caio Mancha, de cabeça, mandou para o fundo das redes para abrir o placar.

Após o gol, a partida passou a ficar ainda mais movimentada, o que propiciou em boas oportunidades para ambos os lados, mas a manhã era lusitana. Aos 20, Carlos Henrique, em velocidade, se livrou do marcador, trouxe a bola, cruzou, teve o desvio, mas Cesinha pegou a bola e encobriu o goleiro, para aumentar a vantagem lusitana.

Apesar dos dois gols, o Moleque Travesso começou a buscar o empate e fez algumas mudanças, como as entradas de Guilherme Lobo e Massom, com o objetivo de correr atrás da desvantagem. Aos 34, em cobrança de falta, Acácio tentou mandar para a grande área, mas Robson afastou. Basílio recuperou e chutou, mas a assistente apontou o impedimento.

A Portuguesa agora volta a campo na disputa da Copa Paulista no duelo diante do Oeste, no dia 20 de julho, às 19h, na Arena Barueri.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA: Thomazella; Luis Ricardo, Naldo, Robson (Luizão Silva) e Carlos Henrique (Marco); Marzagão, Tauã e Daniel Costa (Paraizo); Cesinha (Richard), Leo Castro (Gustavo Custódio) e Caio Mancha.
Técnico: Sérgio Soares

JUVENTUS: André Dias; Isaque, Ricardo Junior (Massom), Allison e Acácio; Betinho, Basílio e Lucas Gomes (Guilherme Lobo); Grafite, Carlinhos e Chuck (Dudu).
Técnico: Marcel Barbosa

19 comentários

  1. Parabéns lusa .
    Primeiro tempo sofrível
    Segundo tempo melhoramos muito
    Resultado importante vitória fora de casa .

    Vamos continuar a apoiar

    E aos corneteiros já podem ir almoçar pq hoje não deu …

    Dá-lhe lusa

  2. Jogar na Rua Javari é complicado!
    Campo pequeno e gramado horroroso que o Juventos já conhece. Fica difícil tocar a bola e acertar os passes. Mas com o começo do jogo titubeante e Thomazzela salvador fomos melhorando conseguindo marcar melhor e no segundo tempo viemos bem melhor marcando bem e acertando melhor os passes e com o Daniel Costa muto bem no lançamento para o Caio Mancha. O Time se entregou e foi aguerrido. Preciosamos de mais um atacante com boa finalização e com mais qualidade . Mas evoluimos, e agora é enfrentar o Oeste com muita marcação e pressionando para no contra ataque vencermos o jogo.

  3. MAURO MARTINS PEREIRA.

    NÃO estou aqui para provar ser mais torcedor que vc ou qualquer outro, estou por que amo a Portuguesa….independente de concordar ou não com seus pensamentos.
    Acredito que devemos apoiar a diretoria e comissão técnica e como sempre digo, dar um voto de confiança a quem nos últimos 10Anos nos deu o mínimo de alegria e nos trouxe dignidade de poder vestir nossa camisa nas ruas sem ser chacota de ninguém.

    Abraços
    E que fique claro a vc nosso time não é bom não.
    Mas no que depender de mim sempre terá meu apoio

    • Tudo bem, Rodrigo, paz. Tb sou torcedor fanático e acredito q vc tb é. Senão, não estaríamos aqui escrevendo sobre nossa lusa e deixando de fazer outras coisas. Na série A2, fui um dos maiores defensores da lusa aqui, enquanto alguns criticavam (nós éramos lideres). Comecei agora a criticar pois começamos emprestar bons jogadores e durante 3 meses vi a diretoria parada. E não é por isso q sou corneteiro. Mas gostei das suas palavras agora.. .abraços, e vamos Lusa, mas precisamos de 1 atacante goleador rs..

  4. Ser corneteiro é querer a Lusa na Globo e não na Cultura
    Ser corneteiro é querer a Lusa no Brasileirão, Sulmericana ou Libertadores e não na Copa Paulista
    Muito prazer
    Corneteiro

  5. Alexandre

    Acho que isso é o que todos queremos
    Porém nossa realidade hoje é a Copa Paulista.

    Por incompetência de administrações passadas
    Que tiveram a oportunidade nas mãos ( administrando ) e não conseguiram por (n) motivos.

    E que em breve possamos curtir todas essas competições…. mas acredito que isso só será possível com união de todos, empenho de jogadores de níveis técnicos duvidosos ou não, de uma comissão técnica séria que trabalhe de vdd, de uma administração transparente e de uma torcida apaixonada e alucinada …. tenho certeza que no fim de tudo isso, seu desejo o meu e de todos os torcedores serão realizados, a volta às principais competições.

    Vamos que vamos

    Lusa acima de tudo e de todos.

  6. Boa Mauro …… É disso que precisamos …. União, creio que só assim sairemos dessa maldição de disputar Copa Paulista 🤮….
    Eu infelizmente não estive presente no estádio hoje, mas acompanhei de casa e vibrei pra caralho …..

    E será um prazer acompanhar vcs na resenha com a cerveja e eu com meu refri …. já que não bebo kkkk

    E concordo que precisamos de um centroavante, um lateral esquerdo mais experiente…. porém o que temos são esses e devemos torcer para que façam os melhores jogos de suas carreiras com a camisa da lusa…. colocando nos na série D é o que importa .

    Abraços

  7. Dois pontos de vital importância. Primeiro tempo muito ruim e no segundo tempo o time teve a postura que esperamos dele: controlou as ações e fez o placar. Tem que manter o foco e encarar as partidas com seriedade. Nosso time não é tão melhor que os outros só por ser mais caro. Vamos para a Série D em 2023, Lusaaaa!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here